Você conhece esta cena: está em um estabelecimento aguardando para comer, ser atendido ou entregar algum documento. Seu melhor celular, aquele mais moderno, está sem internet por conta do sinal ou da falta de crédito. Como fazer para passar o tempo ou se comunicar com alguém por mensagens nas redes sociais?
A resposta pode estar em o que é um Hotspot. Você tem ideia do que esse termo significa? Se não sabe, é bem provável que já tenha utilizado o recurso diversas vezes sem conhecer o conceito. Agora, siga a leitura para descobrir!
O que são Hotspots?
O Hotspot é uma rede Wi-Fi que fica disponível para as pessoas em diversos estabelecimentos, como shoppings, aeroportos, lojas, restaurantes e assim por diante. Basta conectar o seu dispositivo a ela para acessar a internet, desde as redes sociais a alguma pesquisa no navegador.
Então, algumas das vantagens de se conectar a um Hotspot são:
- para emergências ou passar tempo quando você não tem internet móvel ilimitada no celular;
- não precisar compartilhar internet com outro dispositivo, se houver necessidade de se conectar no computador ou em um tablet, por exemplo;
- ter formas de se comunicar com as pessoas mesmo quando o sinal do celular não funciona;
- economizar internet no celular, principalmente em períodos em que você já usou muitos dados e a renovação do benefício ainda está longe.
Mas é preciso ter em mente que essa não é uma das conexões mais seguras do mundo. Afinal, qualquer pessoa poderia acessá-la quando não há senha, concorda? Por conta disso, também pode ser bastante lenta em muitos casos, deixando você na mão se precisar participar de uma reunião por vídeo, por exemplo.
O que é Hotspot móvel
Só pela explicação do conceito, talvez você já tenha decifrado o que é Hotspot móvel. Essa conexão pode acontecer quando qualquer celular com plano de internet funciona como roteador para outros dispositivos.
Geralmente, para evitar que nosso celular se torne um Hotspot, usamos senhas de acesso, não é mesmo? Então, só liberamos para amigos ou familiares que precisam em situações mais urgentes. Do contrário, lá se vão todos os dados!
Hotspots gratuitos x pagos
Quando pensamos em o que são Hotspots, é comum associarmos a uma cortesia, ou seja, algo que o estabelecimento oferece gratuitamente para seus clientes. Mas também existem essas redes de Wi-Fi que cobram pelo serviço, mesmo que em um valor simbólico.
Há outras situações em que o Hotspot é gratuito, mas exige alguma ação do usuário, como se cadastrar em um formulário, logar por uma rede social, compartilhar um post e assim por diante. Em aeroportos, é comum liberar o Wi-Fi por uma hora de graça e cobrar pelos próximos minutos de uso.
Velocidade de internet do Hotspot
Vimos que, em alguns casos, os Hotspots podem oferecer uma internet lenta, sobretudo em regiões nas quais muitas pessoas os utilizam. Isso dificulta tanto as videochamadas quanto a vida de quem deseja passar o tempo assistindo a algum vídeo no YouTube ou na Netflix.
E como ter certeza disso? Uma boa estratégia é se conectar no Hotspot em questão e abrir um dos sites que têm o melhor teste de velocidade para conferir as taxas de download e upload.
Como encontrar um Hotspot?
Não dá para ficar sem internet por muito tempo, não é? Então, é bom saber como encontrar um Hotspot. O jeito mais simples e fácil é abrir as configurações do seu celular, notebook ou outro dispositivo na seção de Wi-Fi. As conexões que não estão protegidas por senha, ou seja, que não tem uma símbolo de cadeado, possivelmente são abertas a uso.
Se elas exigem cadastro ou outro tipo de ação para ter acesso à internet, basta clicar na rede e aguardar um pop-up aparecer na sua tela. Assim que você seguir as instruções, o Hotspot estará liberado.
Outra forma é recorrer a algum dos apps que ajudam a localizar essas redes Wi-Fi. Veja algumas opções que listamos:
- OpenSignal: disponível para Android e iOS, é um dos mais famosos com essa funcionalidade. Ele oferece um mapa com os Hotspots e sua cobertura, mostrando também a velocidade média de conexão e o alcance do sinal;
- Wi-Fi Magic: é uma rede social de senhas públicas de Wi-Fi que oferece até um mapa offline com as informações. Também disponível para Android e iOS;
- Instabridge: que tal acessar automaticamente mais de um milhão de redes gratuitas de Wi-FI? Essa é a proposta do app, que você encontra para iOS e Android.
Quais operadoras oferecem Hotspots?
Você que é cliente de alguma operadora, sabia que elas muitas vezes oferecem pontos de Wi-Fi na rua ou em lugares mais movimentados? Então, em vez de gastar seus dados, dá para se conectar nessa rede.
Oi
Já viu alguma conexão chamada Oi Wi-Fi Fon? Esse é o Hotspot da operadora! É uma rede que contém mais de dois milhões de pontos de acesso à internet gratuita, sem limite de uso. Para isso, você precisa ser cliente de um dos pacotes do Oi Celular, Oi Fixo ou Internet Banda Larga.
Ao clicar na rede para se conectar, você será redirecionado para uma página, na qual fará o seu login com o número do celular e o CPF, entre outros dados. É só inserir as informações e a senha para ter acesso à internet!
Claro
A Claro também oferece esse serviço para você acessar a internet fora de casa. São mais de 2,5 milhões de pontos, encontrados com o nome de #NET-CLARO-WIFI. Os clientes da operadora também não pagam nada para esse uso e têm em mão uma conexão de alta velocidade.
Também é só clicar no nome da rede, fazer o login com os dados do Minha Claro residencial ou Minha Claro móvel e pronto. A Claro garante que é uma rede segura e você ainda pode consultar a cobertura dessas redes no site.
TIM
Para se conectar no Hotspot da TIM para ter internet de graça, é preciso acessar o Portal TIM Wi-Fi. Ele vai pedir algumas informações, como login e senha que você usa para conferir seus dados dos planos e consumo. Pelo app, também é possível abrir a conexão automaticamente.
Vale reforçar que as redes da TIM não têm grande alcance. Então, pode ser mais complicado acessar a internet por esses Hotspots.
Vivo
Por fim, a Vivo é outra operadora que disponibiliza redes Wi-Fi para seus clientes navegarem na internet sem consumir dados de seu plano. O acesso é feito com as informações do Meu Vivo.
Quais cuidados é preciso tomar ao usar essa conexão?
Com tanta gente conectada nos Hotspots, como manter a sua segurança? O primeiro passo é ter cuidado com o que você acessa. Enviar uma mensagem nas redes sociais e fazer pesquisas simples no navegador são ações mais tranquilas de se realizar, por exemplo.
Agora entre as que você deve ficar longe estão:
- compras pela internet, pois envolvem muitos dados pessoais e até o número do seu cartão de crédito;
- acesso ao app do seu banco –– aqui fica óbvio o motivo, não é mesmo?;
- e-mail pode parecer inofensivo, mas contém informações valiosas sobre você;
- inserir sua senha em qualquer conta. Se, por acaso, uma de suas redes sociais deslogou, é melhor encontrar um novo passatempo.
Também vale manter o "desconfiômetro" ligado. Hotspots de operadores, grandes redes de hotéis e outros estabelecimentos são uma coisa. Agora se conectar a qualquer ponto é um perigo! Existem pessoas mal intencionadas que criam essas redes em troca do acesso aos seus dados.
Por conta disso, tem gente que não se sente seguro em se conectar nesses pontos de Wi-Fi. Nesse cenário, o melhor a se fazer é procurar o melhor plano de internet para celular, de preferência com o maior número de dados possível.
Agora você entende o que é Hotspot no celular, não é mesmo? Não pare por aqui! Saiba que existem outras formas de conseguir internet de graça no seu aparelho –– e de forma segura!
Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.