Internet Banda Larga: entenda como funciona!

O QUE É INTERNET BANDA LARGA?

Considerada como um serviço essencial para que os brasileiros mantenham-se conectados dentro de casa, a internet banda larga é uma conexão de alta velocidade. Por meio dela, é possível manter contato com amigos e parentes, realizar pesquisas, trabalhar, acessar e-mail e redes sociais, além de encontrar diversos tipos de entretenimento.

A internet banda larga pode ser DSL, a cabo, fibra ótica, via satélite, rádio e GSM. Isso porque todas essas tecnologias oferecem velocidades de conexão acima de 1 mega. Quando a velocidade ultrapassa os 50 mega, ela é chamada de internet ultra banda larga — nesse caso, ela utiliza a tecnologia da fibra ótica e conta com uma conexão muito mais estável.

Quer descobrir mais sobre esse mundo conectado? Então continue por aqui, pois montamos um guia completo sobre o planos de internet banda larga. Assim, você terá todas as informações que necessita para escolher o plano de internet que melhor atende às suas necessidades. Confira!

Internet Banda Larga - Modem

PLANOS DE INTERNET BANDA LARGA: COMO ESCOLHER O MELHOR?

Isso depende, pois a qualidade do sinal das operadoras de internet varia de um local para o outro. O ideal é escolher aquele que oferece a você o melhor custo-benefício, ou seja, que tem uma boa tecnologia e que mantenha a conexão estável, com um custo que caiba no seu bolso.

Mas, apesar de parecer uma escolha difícil, existem 4 fatores importantes que devem ser avaliados no momento de decidir o melhor plano de internet para você.

1

Entenda suas necessidades

Cada plano é ideal para um tipo de cliente. Então, para definir qual é o melhor para você, é importante entender qual é o consumo médio da sua casa e para quais atividades você mais usa a internet.

Conhecer isso antes de iniciar uma compra é o principal ponto para que você não adquira um produto que não serve para as atividades que deseja realizar.

2

Conheça o cabeamento da sua região

Como é a fiação no lugar que você mora? A operadora possui cabeamento na sua região? O suporte oferecido é satisfatório?

Caso exista a opção de cabeamento de fibra óptica, sempre opte por ele, já que é mais estável. Mas, caso contrário, procure por uma internet via satélite, que não precisa de cabos e tem um alcance de instalação bem maior.

3

Analise os preços com cuidado

Para muitos esse é o ponto que mais importa, mas vale lembrar que isso não define qual é o melhor plano para sua casa. Nem sempre o plano mais barato é o que se encaixa na sua necessidade!

Então, avalie primeiro o que você precisa e, em seguida, compare os planos e as ofertas das operadoras. Com isso, você certamente encontrará a opção que caberá no seu bolso.

4

Busque referências

É sempre importante procurar referências sobre as operadoras e os planos oferecidos. Busque informações nas redes sociais, com amigos e conhecidos, veja os comentários em sites de avaliações de clientes — e, é claro, aqui no Portal de Planos!

Saber como a empresa lida com os problemas e reclamações dos usuários e conhecer a sua reputação podem fazer a diferença no momento da contratação.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE INTERNET BANDA LARGA?

Quando o assunto é internet banda larga, as opções de produtos, serviços e tecnologias são muitas. Mas afinal, qual escolher? O primeiro passo é entender melhor cada uma delas. Confira!

Internet Fibra Óptica

Internet fibra óptica

Em geral, essa é a melhor tecnologia de internet banda larga. É mais estável e não sofre interferências, oferecendo uma conexão muito mais rápida. O porém é que, por ter uma infraestrutura mais cara, é uma tecnologia ainda escassa no Brasil.

Internet via rádio

Internet via rádio

Essa é uma tecnologia mais antiga e que é oferecida, normalmente, por operadoras regionais. No geral, sofre muitas interferências e possui uma velocidade de conexão bem mais baixa. Porém é de fácil instalação, seu custo de manutenção é baixo e permite maior acesso de locais remotos.

Internet via satélite

Internet via satélite

Assim como no caso da TV por Assinatura, a internet via satélite necessita da instalação de uma pequena antena na residência para transmitir e receber dados. Conta com uma cobertura maior e velocidade de conexão média, mas está sujeita às mudanças climáticas, que acabam interferindo no sinal.

Internet via cabo

Internet via cabo

Existem duas opções: via cabo coaxial (TV) ou DSL (telefone). Ambas utilizam uma estrutura de transmissão já existente, mais barata e comum no Brasil. A desvantagem é que essas conexões estão mais sujeitas à interferências e podem apresentar maior lentidão.

COMO AVALIAR A QUALIDADE DE UM PLANO DE INTERNET BANDA LARGA?

Você já viu o que deve saber na hora de escolher o melhor plano de internet banda larga para a sua residência, não é mesmo? Mas, como saber se eles têm qualidade

Para ajudar você nesse processo, separamos alguns pontos que devem ser analisados no momento da compra de um plano de internet. Lembre-se: se eles não estiverem claros, não deixe de perguntar para o especialista — afinal, ele está ali para tirar as suas dúvidas!

Download

Download

Esse é um indicador essencial! Por isso, deve ser um dos primeiros pontos a serem checados. A taxa de download é algo que varia muito entre os planos — até mesmo naqueles que têm a mesma velocidade — o que interfere diretamente no seu uso diário e na forma como a sua conexão se comporta.

Upload

Upload

Essa palavra vem do inglês e significa envio. Ou seja, o upload nada mais é do que o simples ato de enviar arquivos para um servidor. 

Então, saber qual é a taxa de upload no seu plano de internet é essencial, principalmente se você compartilha muitos arquivos online.

Ping

Ping

Essa função analisa qual é a velocidade de envio e recebimento do pacote de dados do seu computador. Portanto, o Ping é o indicador que mostra como está o seu sinal de internet — se ele está lento, ineficiente ou funcionando normalmente.

Quer saber como está o Ping da sua rede? Faça o teste de velocidade!

QUAL É A MELHOR INTERNET BANDA LARGA DO BRASIL?

Anualmente, a Anatel faz uma pesquisa para definir qual é o serviço de internet que mais entrega o que promete. Nela, são avaliados os serviços de internet banda larga de todas as operadoras — desde as regionais até as grandes corporações, como Claro, TIM e Vivo.

Dentre as grandes operadoras, a melhor do país atualmente é a TIM. Fizemos um post completo no blog do Portal de Planos, com uma análise dessa e outras pesquisas de mercado sobre internet banda larga no Brasil em 2020.

DÚVIDAS FREQUENTES

Por que a minha internet está lenta?

Afinal, como escolher a velocidade da internet?

Qual é o melhor plano de internet para jogar online?

Qual é o melhor plano de internet para assistir online?

Qual é a melhor tecnologia para internet banda larga?

Existe limite de franquia nos planos de internet banda larga?

Quais planos de internet têm taxa de adesão?

INTERNET BANDA LARGA EMPRESARIAL: COMO FUNCIONA?

Atualmente, a maioria das operadoras já conta com planos de internet banda larga empresarial. Eles têm configurações um pouco diferentes dos planos residenciais e atendem desde pequenos negócios até grandes corporações.

São opções que variam de 1 a 300 mega e essa escolha depende do número de aparelhos que utilizarão a internet ao mesmo tempo. O interessante da opção empresarial é que ela é mais flexível, ou seja, conta com planos para diferentes perfis de negócio, permitindo montar pacotes personalizados e contratar mais de uma linha ou franquia.

Internet Banda Larga empresarial

GLOSSÁRIO DE INTERNET BANDA LARGA

A - F

G - N

O - Z

Depois de ler este conteúdo, contratar a melhor opção de internet banda larga não será mais nenhum grande desafio, não é mesmo?

Mas caso ainda tenha qualquer dúvida, fique tranquilo: é só colocar no papel quais são as suas principais necessidades no dia a dia, navegar pelo Portal de Planos e encontrar o plano ideal para você! Temos também um comparador de planos para você ver todas as opções disponíveis na sua casa.

internet-banda-larga
561