• Home
  • Artigos
  • TV
  • Como conectar o celular na TV? Passo a passo completo

TV

Atualizado em
Leitura 3 min

Saiba como conectar o celular na TV com um passo a passo completo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Celular sendo transmitido na TV

Conectar o celular na sua televisão não é tão difícil quanto se imagina já que a maioria das Tvs mais atuais vem com acesso a internet. Essas televisões são chamadas de Smart TV, (“televisão inteligente”) e já trazem essa facilidade de se conectar com dispositivos móveis. Mas e se você não tem acesso a uma smart TV? Significa que você não poderá parear a tela do seu celular com a sua televisão? Errado!

Com o avanço da tecnologia, podemos presenciar diversas maneiras de conectar a nossa Tv em aparelhos jamais imaginados e o celular é um bom exemplo disso. Cabos como o HDMI e adaptadores como o MHL; Dongles como o Chromecast e o Apple TV e até mesmo o uso de cartão de memória podem facilitar o processo de conexão.

E é sobre isso que falaremos hoje! Reunimos diversas maneiras de você usufruir ainda mais da sua TV e do seu celular, juntos. Confira!

Maneiras de conectar seu celular na TV 

Espelhando seu celular na Smart TV

Para usuários de Android, o método é completamente diferente comparado aos que utilizam o sistema operacional da Apple. 

Android

  •  veja se seu aparelho tem a opção Screen Mirror ou Espelhamento de Tela, o modo em que estará escrito irá depender do fabricante do seu celular. 
  • ligue a sua tv e coloque-a na mesma rede wifi que seu aparelho está conectado.
  • com o seu controle remoto, clique no botão “Source” e escolha a opção Screen Mirror, a mesma opção que deverá aparecer em seu celular. 
  • após finalizar o processo com a televisão, ligue o seu celular na opção vista anteriormente, ela se encontra na parte de Conexões dentro das Configurações do aparelho.
  • o celular irá procurar a sua tv até que ela apareça na tela como uma opção.
  •  após selecionar, aguarde a mensagem “Conectado” e pronto, agora você poderá navegar pelo seu celular vendo tudo na tela de sua tv.

Apple

Para usuários de iOS, será necessário ter o aparelho Apple TV, podendo transmitir as fotos, vídeos, jogos ou alguma plataforma de streaming via AirPlay.

Conecte o dongle na porta HDMI de sua televisão e pronto. Agora toda vez que a Apple TV estiver conectada na sua TV com o seu dispositivo, basta abrir o aplicativo que você deseja espelhar e clicar no ícone de televisão que aparecer no seu aparelho.

Meu celular não tem a função Screen Mirror, o que eu faço?

Para usuários cujo o aparelho não tenha a função Screen Mirror, nada está perdido. No Google Play, você encontra diversos aplicativos que lhe permite espelhar o seu celular na tela de qualquer Smart TV.

Basta seguir os passos acima, porém ao invés de procurar a função Screen Mirror diretamente no seu smartphone, você terá que utilizar a função do aplicativo baixado.

Para saber quais são os melhores aplicativos para espelhar a tela do seu celular com a da sua tv, vá até o Google play e procure por “Espelhamento de tela”.

Espelhando através do Chromecast

O Chromecast é um dispositivo fabricado pelo Google com o mesmo intuito do Apple TV, espelhar a tela de seu celular com a da sua televisão.

Esse dispositivo tem compatibilidade para usuários de Android e iOS, tornando-o uma opção mais versátil.

Funciona da seguinte maneira:

  1. Encaixe o cabo do dispositivo na entrada HDMI da sua tv.
  2. Baixar o aplicativo Google Home no seu celular.
  3. Conectar o seu celular em uma rede wifi.
  4. Escolher qual aplicativo quer transmitir na televisão.

Atualmente, você encontra o dispositivo por cerca de R$200 nas lojas Brasileiras.

Usando o adaptador MHL

Se a sua tv for comum e não tem acesso a internet, você ainda tem a chance de espelhar o seu celular via cabo HDMI, basta você usar um adaptador MHL.

O adaptador MHL é um dispositivo que permite  que seu celular aceite o cabo HDMI, conectando-o via USB ou USB C. 

É simples, basta seguir o Passo a Passo:

  1. Conecte o cabo HDMI na entrada do adaptador MHL.
  2. Confira se o cabo HDMI também está conectado na sua televisão.
  3. Com o adaptador, conecte a ponta USB ou USB C na entrada do seu celular.
  4. E pronto, seu celular estará conectado na sua televisão como se fosse um dispositivo com entrada HDMI.

Vale lembrar que algumas funções do controle remoto podem não funcionar corretamente durante o uso do adaptador. Mas isso não afeta diretamente a sua televisão, após o uso, todos os comandos do controle voltarão a funcionar perfeitamente.

Utilizar o cartão de memória

Com o cartão de memória do celular, é possível ver tudo que há em seu dispositivo de maneira simples e efetiva.

Nenhuma televisão vem com entrada para micro SD, porém você pode acrescentar slots para realizar o procedimento.

Conecte o slot com o cartão de memória na sua tv e você poderá ter acesso a tudo que seu celular tem, na tela da tv.

Utilizar o cabo USB

Você pode utilizar apenas um cabo USB comum para espelhar o seu celular a sua TV. Alguns modelos de televisão tem porta para USB, permitindo a conexão direta do celular. 

Porém, essa opção é para aqueles que desejam apenas ver alguns arquivos do celular na tela da sua tv. Essa forma de espelhar não tem compatibilidade com aplicativos nem outras plataformas de vídeos e Streaming.

Ter a tela do seu celular espelhada com a sua televisão facilita muito as coisas. Você pode jogar aquele jogo que você adora com uma resolução maior, verá filmes e séries em plataformas como a Netflix diretamente da sua televisão, poderá ter acesso a vídeos, fotos e até músicas.

Agora que você sabe as melhores maneiras de conectar o seu celular com a sua tv, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas com a mesma dúvida possam ter acesso a esse tipo de conhecimento!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações, além de ser apresentadora do nosso canal no Youtube.