• Home
  • Artigos
  • Dicas
  • Veja 8 dicas infalíveis de como economizar internet no celular e pare de desperdiçar seus dados
Dicas
Atualizado em
Leitura 7 min

8 dicas de como economizar internet no celular e pare de desperdiçar seus dados

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Imagine um dia, no caminho de volta para sua casa do trabalho, tendo seu celular como única fonte de entretenimento e contato com pessoas que você gosta, quando aparece a seguinte notificação: “Você já usou 100% da franquia de internet contratada e a navegação foi interrompida”. 

Essa é uma das mensagens de texto mais frustrantes que se pode receber, não é mesmo?

Quando você menos espera, pode ser ouvindo um podcast no Spotify ou vendo suas notificações no Twitter,  seus dados acabam.

Para você não entrar numa fria, preso no meio do trânsito sem seu celular para te distrair, vamos te ensinar como economizar internet no celular. 

Neste artigo vamos te dar 8 dicas simples de como economizar internet no celular, assim você mantém o nível de velocidade de sua internet e não corre o risco de ter sua franquia cortada.

Para entender bem as dicas que vamos dar, é preciso que você saiba o que é uma franquia de internet.

Franquia de internet é a quantidade de dados que você tem para consumir dentro do plano de internet contratado.

Praticamente tudo no seu celular consome dados. Seja para te dar uma direção no GPS, enviar uma foto ou vídeo, troca de textos. Todas essas atividades acabam consumindo dados do seu plano de internet

Por isso é importante contratar um bom plano de internet com sua operadora, para não correr o risco de ter sua franquia cortada ou limitada.

Dica 1 — Desative o que não estiver utilizando para economizar dados móveis

Alguns aplicativos de redes sociais, e-mail, notícias, previsão do tempo, toda vez que enviam uma notificação ou atualizam, consomem dados.

Então, se não estiver usando, desative ou diminua a frequência de atualização deles. Verifique as configurações dos aplicativos instalados e procure por opções como: notificações, atualizações, download automático, reduzir uso de dados, etc…

São inúmeros aplicativos que você pode ter instalado em seu celular ou tablet, por isso não poderíamos citar o passo a passo de cada um deles aqui. Mas fique de olho naqueles que costumam reproduzir vídeos automaticamente, são os que mais consomem os dados do seu plano

Você também pode conferir os apps instalados em seu dispositivo e pesquisar sobre desativar ou mudar a frequência de atualização deles no Google.

Localização

Os aplicativos de localização, como Google Maps, Facebook, Instagram, Waze, entre outros que usam dessa tecnologia, consomem sua internet mesmo quando não estão sendo usados.

Então, se não estiver usando, desative. Você encontra essa opção nas configurações do seu celular.

Dica 2 — Downloads e atualizações de aplicativos

Downloads

Quando você baixa um aplicativo você está consumindo dados de sua franquia do plano de dados.

Um dos cuidados que você deve ter ao efetuar downloads pelo seu celular, é evitar sempre que possível usar os dados da sua franquia. 

Use sempre que puder o seu WiFi para fazer downloads pelo seu aparelho móvel, isso vai te ajudar na hora de economizar dados móveis do seu plano de internet.  

Outro dado para ficar de olho é no tamanho dos aplicativos que você vai instalar no seu aparelho. O ideal é fazer isso sempre pelo WiFi, mas muitas vezes uma emergência pode surgir, como pegar um Uber e ter desinstalado o app no dia anterior. Aí o golpe pode ser grande no seu pacote. 

Lembre-se sempre de conferir o tamanho do aplicativo (quantidade em kilobytes, megabytes ou gigabytes) antes de iniciar qualquer download e veja se realmente é necessário fazer isso através da sua rede de dados.

Atualizações de aplicativos

Geralmente as lojas de aplicativos Play Store, Apple Store e Windows Phone Store, vem configuradas para fazer atualizações automáticas dos aplicativos, o que pode consumir muito a sua franquia do plano de dados.

Para mudar isso, acesse as configurações da sua loja de aplicativos e desative as atualizações automáticas. 

WhatsApp: O grande inimigo da sua franquia

Um dos grandes vilões do consumo de dados do seu celular é o Whatsapp. Ele vem com a opção de download automático ativa assim que você instala ele. 

Ou seja, todas as imagens, todos os áudios e vídeos enviados a você, serão baixados automaticamente no seu celular, e isso pode consumir muito, muito mesmo de sua franquia.

Desligue o download automático nas configurações do aplicativo. Fazendo isso você irá economizar internet 3G no celular, e muito!

Quer uma internet barata?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Dica 3 — Sua franquia de dados ama os textos

Conversas

Quase ninguém gosta de receber áudios e vídeos, e sabendo que eles são um dos responsáveis por acabar com sua franquia de internet, é motivo o suficiente para evitar mandar e receber eles. 

Quando for conversar no WhatsApp ou Facebook, evite ficar baixando vídeos e áudios. Se possível, peça para a pessoa que está conversando com você mandar a sua fala em forma de texto.

Textos consomem menos dados do que vídeos e áudios (é grande a diferença de tamanho entre áudio/vídeo e texto).

Vídeos

Se o seu plano não garantir navegação ilimitada para sites como Netflix e Youtube, o ideal é não usar sua franquia do plano de internet 3G ou 4G para assistir vídeos fora de casa. E como economizar internet

Bom, sempre veja em algum lugar que tenha WiFi, e sempre verifique se o seu dispositivo está conectado com a rede, para não usar os dados por acidente. 

Assistir a 1 minuto de vídeo no seu celular consome aproximadamente 2 MB de internet, ou seja, num vídeo de 10 minutos você consome cerca de 20 MB.

Isso quer dizer que, se você tem um pacote de 200 MB (um do pacotes de internet 3G e 4G mais comuns oferecido pelas empresas) você gastou 10% de toda sua franquia em apenas 10 minutos!

Mas, se for mesmo necessário, configure o vídeo para a menor resolução aceitável (geralmente entre 144p e 360p). Quanto menor a resolução, menor a quantidade de dados consumida.

Redes sociais

A mesma ideia vale para as redes sociais. Postar 5 fotos de baixa resolução consome, em média, 2 MB de internet de sua franquia. Ver as atualizações do Facebook por 5 minutos consome aproximadamente 3 MB.

Ps. Um celular com câmera de 13 mp tira fotos que “pesam” em torno de 4 MB. Ou seja, 5 fotos postadas no Facebook podem chegar a 20 MB!

Também evite fazer lives pelo Instagram, Facebook ou Twitch. O upload de dados para a transmissão pode pesar muito na sua franquia. 

Dica 4 — Use a sua banda larga

Veja #7 dicas infalíveis de como economizar internet no celular e pare de desperdiçar seus dados

Se em sua casa tiver um serviço de internet banda larga com roteador WiFi, não há porque ficar consumindo os dados da sua internet móvel (a menos que a banda larga tenha caído, esteja com problemas técnicos ou coisas do tipo), não é mesmo?

Então não esqueça, sempre que chegar em casa (e quando não estiver utilizando também), desligue os “dados móveis” e ative o WiFi no seu aparelho.

Dica 5 – Utilize aplicativos de mapa (GPS) offline

Aplicativos como Google Maps, Waze, entre outros, podem consumir muitos dados da sua franquia por necessitarem de internet para funcionamento.

A dica é: utilize aplicativos de mapas offline como: HERE Maps, Oi Mapas, Sygic, CoPilot GPS, etc.

Baixe esses aplicativos através da rede WiFi e assim, quando precisar utilizar o GPS você não precisará gastar dados da sua franquia com um aplicativo online.

Esses aplicativos são bons e com certeza farão grande diferença, caso utilize constantemente o GPS.

Dica 6 — Monitore seu consumo de internet

Android

O sistema android já vem com uma ferramenta bem completa de monitoramento de dados, e ela o ajudará a economizar internet no celular.

Vá em Configurações, Dados móveis e procure pela opção uso de dados. Você verá em detalhes a quantidade de megabytes ou gigabytes que você já consumiu e o quanto cada aplicativo teve de participação nesse consumo.

 Se algum aplicativo estiver gastando mais do que deveria, você pode desabilitá-lo de usar a internet em segundo plano. Pressione um aplicativo da lista e será exibido quantos dados foram consumidos em primeiro plano e em segundo plano.

Selecionar a opção Restringir dados de 2º plano, impedirá que o aplicativo continue consumindo seus dados enquanto você não o utiliza.

Windows Phone

Assim como no Android o Windows Phone já vem com uma ferramenta de monitoramento de dados que é o aplicativo Sensor de Dados.Com ele você monitora o consumo em detalhes e poderá ver quais apps utilizam mais dados no seu celular.

Você pode configurar um limite de dados conforme o seu plano, selecionar o dia em que a contagem é reiniciada e desativar o consumo de dados em segundo plano

iOS

Como o sistema do iOS é um pouco mais limitado nesse aspecto, recomendamos que você baixe o aplicativo My Data Manager, que lhe dará diversos recursos para controlar sua internet da franquia do plano de dados 3G/4G.

Com ele, além de monitorar o consumo de dados você pode delimitar quanto você pode usar em um mês e o seu limite diário, além de mostrar estatísticas específicas para cada um dos aplicativos também.

Dica 7 — Verifique se a sua franquia de dados é a mais adequada às suas necessidades

Sabendo bem como você mesmo aproveita a internet através das ferramentas de monitoramento vistas na dica 5, saiba também qual o melhor plano de internet para celular. As empresas que prestam serviços de internet 3G e 4G (Vivo, Oi, TIM, Claro, Nextel) oferecem muitos planos de internet diferentes, que vão desde pacotes diários (com 15 MB, 50 MB) até pacotes mensais (com 200 MB, 400 MB, 10 GB).

Leia também

Dica 8 — Utilize o navegador no modo econômico

A tendência é utilizarmos cada vez mais os smartphones para acessar a internet, até mesmo mais do que o próprio computador, e ter um navegador econômico pode contribuir consideravelmente para economizar dados da sua franquia.

O Google Chrome e o Ópera Mini oferecem opções para ativar o modo econômico de navegação, reduzindo o consumo de dados.

Acesse as configurações do seu navegador e ative a opção.

E aí, as dicas de como economizar internet no celular que te demos aqui fizeram bastante diferença no consumo da sua franquia? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para ajudar outras pessoas a economizarem internet no celular.

Além disso, acesse nosso comparador de planos para escolher um plano que mais se adeque às suas necessidades.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-economizar-internet-no-celular
4.953