• Home
  • Artigos
  • Internet Banda Larga: descubra qual é a melhor do Brasil

Comparativos

Atualizado em
Leitura 4 min

Internet Banda Larga: descubra qual é a melhor do Brasil

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Internet Banda Larga:  mão ligando cabos de internet

Na hora de contratar ou trocar de plano de internet banda larga, é comum surgirem algumas dúvidas: qual a melhor internet banda larga do Brasil? Qual das operadoras consegue fornecer a conexão mais rápida para a sua casa ou empresa?

Se você está vivendo um dilema como esse, está no lugar certo! Reunimos neste post algumas pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo jornal Estadão, além das avaliações de usuários no Reclame Aqui, para ajudar você a tomar a melhor decisão e encontrar o plano ideal de internet fixa.

Quais são as empresas de internet analisadas nas pesquisas?

Enquanto a consulta do Estadão dá foco apenas às principais operadoras do Brasil, como TIM, Claro, NET e Vivo, a pesquisa da Anatel apresenta resultados relacionados a todas as empresas de internet, incluindo aquelas que atendem apenas regionalmente — e já antecipamos: elas tiveram excelentes resultados!

Os consumidores que responderam aos questionários da Anatel e do Estadão tiveram que opinar sobre a qualidade do serviço prestado. Já os rankings de provedores e serviços de Internet no Reclame Aqui contam com as empresas que, em algum momento, abriram cadastro ou foram cadastradas pelos próprios usuários na plataforma. 

Por lá, você encontra a avaliação de reputação de milhares de operadoras diferentes, um dado composto pelo:

  • Índice de Resposta de reclamações;
  • Nota do Consumidor ou Média das Avaliações;
  • Índice de Solução das reclamações;
  • Índice de Novos Negócios.

Afinal, qual a melhor internet banda larga do Brasil?

De acordo com o TIC Domicílios, levantamento realizado anualmente para identificar o uso de tecnologias pelos brasileiros, mais de 60% das casas no país contam com internet banda larga. Os objetivos são comuns: navegar, ver filmes e fazer tantas outras atividades que demandam uma conexão estável e de qualidade.

Se você está passando por qualquer problema com a sua rede ou vai contratar, pela primeira vez, um plano e quer saber qual a melhor operadora de internet, os próximos tópicos prometem ser muito úteis!

Segundo a Anatel

Os consumidores deram notas de 0 a 10 para as operadoras de internet banda larga no Brasil. Confira o ranking:

  1. Unifique — 8,02;
  2. Copel — 7,97;
  3. Brisanet — 7,47;
  4. TIM — 6,96;
  5. Algar — 6,86.
Melhores operadoras de Internet Banda Larga 2020

Vale destacar que, dentre as principais empresas do setor de Telecomunicações, apenas a TIM aparece nessa lista. As outras são de atendimento regional, ou seja, contam com cobertura em apenas algumas poucas cidades e estados brasileiros.

Resultados por estados brasileiros

A Anatel ainda faz a pesquisa de satisfação com o público de diferentes regiões do Brasil, em busca de entender a internet com melhor custo-benefício na opinião deles. Veja o primeiro lugar de cada estado:

  • Acre –– Claro/NET;
  • Alagoas –– Vivo;
  • Amazonas –– TIM;
  • Bahia –– TIM;
  • Ceará –– Brisanet;
  • Distrito Federal –– Claro/NET;
  • Espírito Santo –– Vivo;
  • Goiás –– Algar;
  • Maranhão –– Claro/NET;
  • Minas Gerais –– Algar;
  • Mato Grosso do Sul –– Claro/NET;
  • Mato Grosso –– Claro/NET;
  • Pará –– Claro/NET;
  • Paraíba –– Brisanet;
  • Pernambuco –– Brisanet;
  • Piauí –– Vivo;
  • Paraná –– Claro/NET;
  • Rio de Janeiro –– TIM;
  • Rio Grande do Norte –– Brisanet;
  • Rondônia –– Claro/NET;
  • Roraima –– Oi;
  • Rio Grande do Sul –– Vivo;
  • Santa Catarina –– Unifique;
  • Sergipe –– Vivo;
  • São Paulo –– Algar;
  • Tocantins –– Claro/NET.

Perceba que, neste índice de satisfação por estados, algumas das maiores operadoras de internet banda larga aparecem com maior destaque. Porém, as mais regionais também seguem uma forte tendência de crescimento. É o caso da Brisanet em parte do Nordeste e da Algar no Sudeste e do Centro Oeste.

Segundo o Estadão

Para a pesquisa “Estadão Melhores Serviços”, os consumidores responderam que estão satisfeitos com as seguintes operadoras:

  1. TIM;
  2. NET Virtua/Claro;
  3. Vivo/Speedy.

Segundo o Reclame Aqui

No mais famoso site de registro de reclamações do Brasil, a reputação das empresas de internet mais tradicionais não está nada bem. A baixa na reputação se justifica também porque a maioria delas dificilmente responde às queixas registradas no Reclame Aqui ou não consegue resolver os problemas com a agilidade que os clientes precisavam.

Dessa forma, os grandes destaques em reputação são:

  1. Algar Telecom, que tem o selo RA1000;
  2. HughesNet, com nota 8.3;
  3. Brisanet, com nota 8.1.

Análise do Portal de Planos

Se você está em algum estado com uma cobertura das operadoras regionais que foram citadas nos rankings, vale a pena considerar essa opção para a sua casa ou empresa. Por atenderem a menos pessoas, elas acabam conseguindo oferecer um suporte mais personalizado e rápido.

Porém, caso você não abra mão de contratar uma das principais fornecedoras de serviços de internet do país, a melhor opção é a TIM. Nos últimos anos, a operadora tem investido na melhoria das tecnologias utilizadas para fazer a internet banda larga chegar até seus clientes com a melhor velocidade e conexão.

Vale destacar que, tão importante quanto verificar esses rankings, é ouvir a opinião de quem mora próximo a você e já conta com esse serviço. Afinal, eles sabem dizer melhor do que ninguém se a internet é realmente boa, quais são os problemas mais comuns e se o atendimento das operadoras foi satisfatório quando mais precisaram.

A qualidade da internet oferecida pelas operadoras pode variar muito de localização para localização e, por esse motivo, é tão importante conversar com seus vizinhos. A estrutura, os profissionais que trabalham na sua região e, até mesmo, alguns fatores climáticos também podem influenciar diretamente na estabilidade do sinal e velocidade da internet

Por isso, para saber qual a melhor internet banda larga para você, é essencial que você saiba da qualidade do serviço no seu bairro.

Confira também as análises que já fizemos sobre a internet das principais operadoras:

Quais são os planos que as melhores operadoras oferecem?

Agora que você conhece os rankings dos melhores serviços de internet banda larga do Brasil, vale a pena também ficar de olho em algumas opções de planos oferecidas por essas operadoras e ver se algum deles atende ao que você mais precisa.

Existem diferentes tipos de internet residencial oferecidas: via satélite, rádio, fibra óptica e via cabo. A tecnologia mais avançada é a fibra, porém, ela ainda não está disponível em todas as cidades do Brasil. Por isso, é preciso verificar junto à operadora se o seu endereço já conta com essa vantagem. Veja agora alguns pacotes!

TIM Live

Os planos TIM Live contam com excelente custo-benefício justamente por oferecerem a tecnologia fibra óptica. A principal oferta atualmente é o TIM Live 60 MB, ideal para atividades mais básicas, como acessar os streamings de vídeo.

Para contratar a TIM para a sua casa, é só entrar em contato com a operadora e pedir ajuda aos especialistas para escolher o plano ideal!

Vivo Fibra

Com a Vivo, você também conta com a internet fibra óptica e com diversas vantagens caso você assine um combo, ou seja, internet, TV e telefone. No Vivo Fibra de 100 mega, por exemplo, você assina hoje e, na verdade, acaba ganhando uma internet com velocidade de 300 mega por 12 meses — uma excelente opção para quem quer mais, gastando bem menos.

Gostou desta promoção? É só ligar para a Vivo e contratar!

Claro net

A Claro oferece tanto plano via cabo quanto via satélite, que é focada para zonas rurais. O pacote de internet com melhor custo-benefício é o de 10 mega, dando acesso a benefícios exclusivos, como o Claro Música.

Para conhecer mais planos, basta falar com os especialistas Claro!

Operadoras regionais

Ficou curioso para saber quais são os planos e vantagens oferecidas pelas operadoras regionais que apareceram nos rankings? Veja os nossos conteúdos especiais sobre elas:

Ter um bom plano tem sido algo cada vez mais essencial, seja em casa, seja na sua empresa. Para não ficar desconectado de todo o universo online e das milhares de oportunidades de entretenimento e de ferramentas úteis que podem ser encontradas pela web, é fundamental conhecer qual a melhor internet banda larga do Brasil — e com este post, você já sabe quais são!

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Assim, todos ficam sabendo qual é a melhor internet banda larga do Brasil.

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos
Escrito por:

Yuri Kaminski

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.