Internet

Atualizado em
Leitura 6 min

Internet da Vivo é boa? Confira a análise completa!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Imagem mulher feliz ao descobrir que a internet da vivo é boa

A internet é algo indispensável na rotina de qualquer pessoa, não à toa que, na hora de escolher qual utilizar, é importante ter todas as informações para tomar uma boa decisão. Pensando nisso, reunimos uma série de informações super úteis caso você esteja considerando a Vivo para fornecer a sua internet. A internet da vivo é boa?

Nesse artigo vamos responder perguntas como: será que a Vivo internet Box vale a pena? Será que a internet da Vivo Fibra é boa?

Se você quer informações sobre a qualidade da internet da Vivo no celular, internet da Vivo modem, banda larga Vivo, enfim, sobre a internet Vivo no geral, você está no lugar certo!

Nós do Portal de Planos vamos esclarecer tudo que você precisa saber para tomar sua decisão de contratar ou não um plano de internet Vivo. Boa leitura!

Afinal, a internet da Vivo é boa?

Para poder ter certeza se a internet da Vivo é boa, você precisa ter 2 tipos de informação à respeito do assunto. Você precisa saber sobre a Qualidade do serviço, o que inclui velocidade, cobertura, qualidade do sinal e satisfação do cliente, e sobre os Planos e Pacotes de internet Vivo (preço e condições do serviço).

1. Velocidade e qualidade do sinal

Para Vivo Internet Móvel

Imagem homem no notebook representando a velocidade da internet Vivo

Quando tratamos de internet móvel, estamos falando tanto da internet para celular, como da internet por modem e até mesmo o Vivo Box, ou seja, serviços que funcionam nas tecnologias 3G e 4G (porém a cobertura 3G ainda é predominante).

Teoricamente era para a velocidade da internet ser a mesma em todas as operadoras, como você pode ver na tabela:

tabela com valores de download e upload da internet móvel 3G (1MB/100kbps, respectivamente) e 4G (5MB/500kbps, respectivamente)

Porém, na prática, a coisa é diferente. O que acontece é que em algumas regiões a internet de certas operadoras são mais rápidas do que de outras, por questões técnicas e que estão diretamente ligadas à qualidade do sinal.

A qualidade do sinal pode ser influenciada até mesmo por fatores climáticos, mas o que realmente conta bastante é a distância que você se encontra de uma torre da operadora. Naturalmente, quanto mais próximo você está, mais intenso é o sinal, proporcionando mais estabilidade para que você possa navegar na velocidade máxima contratada.

“Mas como eu vou saber se eu estou perto ou longe de uma torre da Vivo”

Calma! Se liga só nessa dica:

Existe uma ferramenta da Opensignal que verifica com precisão quantas torres de cada operadora existem perto de você (ou em qualquer lugar que queira consultar), a intensidade do sinal e o tipo de cobertura de cada uma delas (se elas transmitem sinal 2G, 3G ou 4G).

Você pode obter essa ferramenta através do site ou do aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Imagem da ferramenta Opensignal

Mesmo fazendo essa consulta, o recomendado é que você pergunte para alguém que more perto de você e que seja cliente da Vivo, se ele está satisfeito com o serviço.

Mas, por que isso? Existe a possibilidade de que mesmo estando próximo de uma torre o sinal seja ruim por outros fatores. Se ele te disser que a internet da Vivo é boa pra ele, você pode ficar mais tranquilo para contratar, pois dificilmente o sinal será ruim para você.

Para Vivo Internet Banda Larga

Imagem ilustrativa banda larga

A Vivo internet banda larga pode funcionar em 2 tecnologias diferentes:

  1. Vivo Internet Fixa;
  2. Vivo Internet Fibra.

Como você pode ver, são várias as velocidades oferecidas para o serviço, tanto na tecnologia “padrão” (por linha telefônica) como por fibra óptica (com velocidades maiores). E diferente dos pacotes de internet Vivo 3G e 4G, todas essas opções de banda larga são opções de internet ilimitada Vivo.

Porém, como se trata de um serviço cabeado e não de transmissão de sinal, como no caso da vivo internet móvel, não há como verificar a qualidade do serviço em determinadas região com um aplicativo. Mas a dica de perguntar para os vizinhos sobre a qualidade do serviço ainda é válida e totalmente recomendada.

 

2. Cobertura

Para Vivo internet móvel

Imagem tabela população coberta com tecnologia 3G no Brasil
Imagem tabela população coberta com tecnologia 4G no Brasil em Abril de 2016

Bom, como você pode perceber nessas duas tabelas obtidas no site teleco, a Vivo lidera a cobertura 3G no país (que já alcança quase o Brasil todo), e está na briga pela liderança na cobertura 4G (que por se tratar de uma tecnologia mais recente ainda está crescendo).

Para Banda Larga

Para consultar se há cobertura da Vivo banda larga onde você mora, é preciso que você preencha um pequeno formulário no site da Vivo.

 

3. Planos e Pacotes

A Operadora Vivo tem diversos planos de internet para você ter mais liberdade de escolha. Confira a lista:

 

4. Satisfação dos Clientes

Imagem do site Reclame Aqui sobre a reputação e satisfação dos clientes da Vivi

A imagem do ReclameAqui deixa bem claro que o atendimento da empresa deixa muito a desejar. Mas infelizmente essa realidade é a mesma em praticamente todas as operadoras de serviço de grande nome no nosso país.

Você pode conferir isso nos nossos artigos que falamos da qualidade da internet das outras operadoras também:

 

E se eu contratar e tiver problemas – O que fazer?

Imagem de mulher preocupada

Se você pretende contratar algum plano de internet Vivo porque se interessou bastante por algum pacote, pelos preços, pelas velocidades oferecidas, mas tem medo de ter problemas com o serviço, saiba que é dever deles solucionarem o problema para você e, portanto, existem maneiras de exigir um serviço de qualidade.

O primeiro passo é entrar em contato com o atendimento da Vivo. E, em último caso, se sentir que suas demandas não estão sendo ouvidas é possível entrar em contato com a Ouvidoria Vivo.

A internet da Vivo é boa? – Conclusão

A Vivo internet móvel (para celulares, tablets e modem) é boa? Pode-se dizer que sim.

Poderia ser melhor, mas os problemas que são encontrados na Vivo também são encontrados nas outras operadoras. A Vivo possui bons planos e sempre tem promoções bem interessantes. Mas é muito importante que você não esqueça de conferir com quem mora por perto se o sinal pra eles é bom, isso é fundamental.

A Vivo internet Box é Boa?

Podemos dizer que a vivo internet Box não é a melhor opção, pois como toda internet 3G/4G possui um pacote limitado, se você gastar toda a franquia antes da validade vai acabar ficando na mão.

Só recomendamos no caso de não haver cobertura de nenhuma banda larga na região em que você mora.

A internet da Vivo fixa é boa?

Não é a melhor opção quando se trata de custo-benefício, mas ainda assim tem planos com velocidade boa e preço justo. Recomendado se você não puder pagar uma plano Vivo internet Fibra.

A internet da Vivo fibra é boa?

Sim, provavelmente uma das melhores opções do mercado, principalmente no que diz respeito ao custo-benefício. São altíssimas velocidades oferecidas, por preços bem atraentes. Para contratar a sua ligue no telefone vivo.

Mas como em qualquer caso, não é imune a problemas, e em algumas regiões podem não funcionar muito bem por questões técnicas ou de serviço. É importante dar aquela conferida na vizinhança, como já recomendamos.

A internet da Vivo é boa pra você? Então conta pra gente logo abaixo nos comentários!

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.