Celular

Atualizado em
Leitura 8 min

Internet de graça no celular: conheça 7 formas de conexão segura

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher mexendo no celular em cafeteria

Não é incomum ser pego de surpresa com o fim dos dados móveis da operadora, ou com uma falha persistente de conexão. Se você está sem saldo ou sem nenhum plano assinado, uma boa alternativa é conectar internet de graça do celular.

Embora ainda não existe uma fórmula mágica que garanta internet gratuita, ilimitada, onde quer que estejamos, existem algumas opções seguras de internet gratuita que podem servir como grande ajuda se seus dados te deixarem na mão.

Confira as principais formas seguras para conectar internet de graça no celular!

7 formas de usar a internet de graça no celular

Nem sempre os dados móveis são responsáveis pela perda de internet no celular, em algumas situações a perda de conexão pode ser explicada pela ausência de uma rede de Wi-Fi conhecida ou pela falta de sinal de telefone da sua operadora.

Para todos os casos, temos algumas soluções seguras e gratuitas que te permitem acessar a internet de graça independente da operadora.

1. Internet de Graça: TIM, Vivo, Oi e Claro

Os clientes das operadoras TIM, Vivo, Oi e Claro podem fazer uso das redes de internet de graça que são disponibilizadas em lugares públicos como parques, aeroportos ou restaurantes.

Para isso, é preciso selecionar a rede da operadora que estiver disponível e fazer o login usando os seus dados de cadastro.

Lembrando que como toda rede aberta, a velocidade pode ser reduzida dependendo da quantidade de pessoas que estiverem acessando o mesmo sinal no mesmo horário que você.

2. Internet de Graça Vivo

Se você é cliente Vivo temos uma boa notícia! A empresa fechou uma parceria com uma agência de marketing Mobile e passou a oferecer internet de graça patrocinada por parceiros da empresa.

Este serviço está disponível para clientes Pre-pago e controle da Vivo, e apenas quando houver campanhas disponíveis. Os pacotes de internet de graça Vivo variam entre 10MB a 1GB e, o passo a passo para ganhar é bem simples, basta:

  1. Entrar no site da operadora Vivo no navegador de seu celular;
  2. Verificar se há alguma campanha disponível para seu perfil;
  3. Assistir a um vídeo de 30 segundos;
  4. Responder uma pergunta ao final do vídeo;
  5. Pronto, você ganhou internet de graça da Vivo!

3. Internet de Graça da Claro/NET Wi-Fi

Alguns modens da NET difundem duas redes de Wi-Fi diferentes no mesmo aparelho. Uma rede privada para o contratante e outra rede independente de internet gratuita da Claro/NET. Essa rede independente pode se acessada por qualquer cliente que estiver nas proximidades. Para acessar:

  1. Encontre a rede de nome #NET-CLARO-WIFI;
  2. Na página de acesso, insira seu login e senha do Minha NET ou faça seu cadastro;
  3. Você está conectado!

4. Internet de graça da Oi

Assim como as demais operadoras, a Oi também oferece acesso gratuito à rede de internet. Nesse caso, se você estiver perto de uma rede aberta da operadora basta acessá-la por meio do navegador ou do aplicativo Oi Wifi.

  • Para acessar usando o navegador, conecte-se à rede disponível, entre no navegador e espere abrir a página de autenticação para colocar seu nome de usuário e senha;
  • Se você é um cliente do plano Oi Elegível, será necessário inserir um número de telefone com DDD e sua senha será o CPF ou CNPJ do titular, ou senha cadastrada;
  • No caso dos demais clientes Oi, a senha deverá ser cadastrada antes para que o acesso seja liberado;
  • Para acessar a rede usando o aplicativo Oi Wi-Fi, insira o número do telefone com DDD ou usuário, e senha. Caso não tenha senha cadastrada, basta informar CPF ou CNPJ e salvar.

imagem que demonstra mulher se conectando a internet de graça no celular

5. Redes de Wi-Fi abertas ou gratuitas

É cada vez mais comum encontrar lugares que aderem às redes abertas de Wi-Fi, como aeroportos, cafeterias, parques, empresas e, inclusive, condomínios residenciais.

Por isso, é sempre bom ficar atento caso precise de internet pois pode haver um estabelecimento ou espaço como esses para dar uma mãozinha na conexão. Não passe necessidade sem precisar:

  • Verifique se o condomínio onde você mora tem Wi-Fi aberto em áreas comuns aos condôminos.
  • Vá a algum parque perto da sua casa para descobrir se lá já está com cobertura Wi-Fi liberada.
  • Há cafeterias perto de você? Verifique quais delas oferecem internet gratuita a seus clientes. Geralmente esses lugares pedem que você consuma algo para disponibilizarem a senha.
  • Em aeroportos geralmente liberam uma rede gratuita, quando for acessada você será redirecionado a uma página de autenticação para cadastro. Após cadastro você poderá acessar a internet por um período limitado, de acordo com o aeroporto em que você estiver.

6. Rotear Internet do celular

Rotear o sinal do celular é uma excelente solução para quem precisa acessar a internet de graça e pode ser feita se você estiver na companhia de alguém que tenha internet disponível no seu celular ou computador e que possa compartilhar com você.

Nessa alternativa, o celular com sinal de internet age como se fosse uma rede de Wi-Fi para seu computador ou celular. Para rotear seu celular:

  1. Vá em Configurações;
  2. Mais / Network / Internet (cada aparelho tem um nome diferente, mas procure algo similar a esses nomes);
  3. Hotspot / Roteador;
  4. Crie um nome para seu sinal (para encontrar mais rápido);
  5. Crie uma senha (Essa é mais uma sugestão de segurança);
  6. No aparelho a ser conectado, procure a sua rede;
  7. Digite a senha;
  8. Pronto!

7. Planos Claro, Oi, Vivo e TIM para ganhar internet de graça

Muitos planos hoje oferecem bônus de internet para seus clientes. Dependendo do plano que você possui, esse bônus pode já vir automaticamente no final do mês. Dessa maneira, quando seus créditos acabarem, você pode ganhar uns dados extra de internet de graça!

Claro

A Claro oferece em planos controle um bônus de 1GB de internet gratuita para clientes que contratam os planos de 3,5 GB ou 5GB.

Oi

Para clientes que fazem a portabilidade Oi, a empresa oferece um bônus de internet de graça, além de 1 GB de dados para recargas acima de 20 reais.

Vivo

Para clientes do plano pós pago Vivo que optam por receber a fatura digital, a Vivo oferece um bônus mensal de 500 MB de internet de graça.

TIM

Clientes que contratam o plano pré smart de 1 GB ou 1,5 GB recebem um bônus de internet gratuita que é progressivo, e que é calculado conforme a quantidades de vezes que renovarem a promoção.

  • 1ª renovação – 250 MB;
  • 2ª renovação – 500 MB;
  • 3ª renovação- 1 GB.

Atualmente também é possível contratar planos de Internet residencial da operadora que contam com bônus gratuitos de Internet, saiba mais sobre TIM Live e também sobre os planos TIM Banda Larga.

DICA: cuidado com opções desconhecidas

Fazendo buscas online é possível encontrar inúmeros artigos, vídeos e até tutoriais que prometem internet de graça hackeando ou burlando algum sistema.

Mas lembre-se que isso é ilegal, e na maioria das vezes não funcionam. O objetivo desses artigos é de atrair visualizações, ou até mesmo instalar um malware no seu telefone pra roubar seus dados. Então vale a pena ficar atendo e dar preferência à opções já conhecidas.

O que você achou das opções que oferecemos para você? Nos conte quais você usou e o que achou da qualidade da internet!

Dúvidas frequentes

🤔 É possível entrar de graça na internet?

❗❓ Como conectar de graça na internet?

🤳 É seguro conectar de graça na internet?

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.