• Home
  • Artigos
  • Teste de velocidade: descubra qual é o melhor

Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Descubra qual o melhor teste de velocidade de internet e saiba como utilizar

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Teste de Velocidade de Internet: notebook com foguete decolando

Em um carro, o motorista está sempre de olho no velocímetro, para saber se está andando com a rapidez que deveria. Mas com a internet, como saber se a operadora está entregando os mega que contratamos? Como medir a qualidade da minha internet? Ainda bem que há ferramentas para isso — e elas são gratuitas!

Com base nas informações do velocímetro de internet, você pode fazer alguns reparos e mudanças para deixar sua conexão mais rápida. Ou então se a operadora estiver oferecendo uma velocidade muito menor do que aquela que você contratou, você pode mudar seu plano ou fazer uma reclamação. 

Nesse ponto, é importante observar que os testes de velocidade vão mostrar quantos megas estão realmente chegando na sua casa — e esse número dificilmente vai ser o valor exato que a operadora mostra na propaganda, já que vários detalhes podem estar influenciando na sua internet. Mas, de acordo com as regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a operadora tem que oferecer, no mínimo, 80% da velocidade contratada ao longo do mês. 

Em momentos específicos de instabilidade, a internet pode cair para até 40% do contratado, mas a média mensal deve ficar acima de 80%. Se a sua estiver abaixo disso, você pode enviar uma reclamação para a operadora e para a própria Anatel. Contudo, antes de fazer isso, você precisa saber quantos mega está sua internet. Isso é o que vamos explicar a seguir.

Como fazer o melhor teste de velocidade de internet

Se você fizer uma busca no Google ou na loja de aplicativos do seu celular, vai encontrar um milhão de ferramentas que dizem ser medidor de velocidade de internet

Contudo, você deve fazer o teste em um site confiável, tanto para obter resultados mais precisos, como também para evitar possíveis vírus e outros problemas. Por isso, nós vamos listar aqui três testes que utilizamos e você pode fazer sem medo. 

Teste de velocidade do Portal de Planos

Aqui mesmo, no Portal de Planos, você pode fazer um teste de velocidade de internet rápido e confiável. Para isso, é só abrir a página do velocímetro de internet, clicar no botão "start" e aguardar. Dentro de alguns segundos, as informações que você precisa vão aparecer na tela.  

Antes de iniciar a medição, é recomendado que você feche todos os outros apps e sites que podem estar consumindo internet. Desse modo, você faz um melhor teste de velocidade, com resultados mais precisos. 

Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é o medidor de internet oficial da Anatel e, por isso, é muito confiável para ter resultados precisos e não correr riscos. Do mesmo modo que a opção anterior, você só precisa fechar os outros sites, clicar em "iniciar teste" e aguardar alguns segundos para que a ferramenta retorne a informação de quantos mega está sua internet. 

É interessante observar que o velocímetro Anatel também está disponível em apps para iOS e Android. Basta baixar o aplicativo EAQ da Anatel e seguir os mesmos passos para medir a velocidade da internet móvel. Os links para download desses apps podem ser encontrados no próprio site da Anatel.

Teste de Velocidade do Google

Outra opção bastante prática e confiável é medir a qualidade da sua internet direto pelo Google. Basta digitar o termo "teste de velocidade de internet" na caixa de pesquisa e uma ferramenta vai aparecer antes dos resultados da busca. 

Sendo assim, é só clicar no botão "executar teste de velocidade" e aguardar cerca de 30 segundos para obter as informações. O Google até diz se sua internet é lenta ou rápida para os padrões atuais. 

O que significam as informações do medidor de velocidade?

O medidor de velocidade de internet do Google é um pouco mais básico e informa apenas as velocidades de download e upload. Já o velocímetro Anatel e a ferramenta aqui do Portal de Planos incluem outras informações, como a latência. Mas o que tudo isso quer dizer?

Download

O primeiro número que aparece no teste de velocidade é o download, que significa a rapidez para baixar arquivos. Isso determina se uma foto ou vídeo que alguém lhe enviou será baixado rapidamente, por exemplo. 

Esses são os 50, 100 ou 200 mega que as operadoras costumam destacar nas propagandas de planos de internet banda larga. Como dito lá no início, sua internet deve ficar acima de 80% da velocidade contratada, na média mensal. 

Upload

O segundo dado que aparece no velocímetro de internet é o upload, que serve para você subir arquivos na internet. Com upload maior, você pode mandar fotos ou vídeos mais rapidamente, por exemplo. Mas, como a gente costuma enviar menos arquivos do que recebe, a maioria dos planos de internet tem velocidade de upload menor que o download e está tudo bem.

Latência e Jitter

Para terminar, o velocímetro Anatel e o do Portal de Planos também mostram a latência e o jitter. Esses dois números são medidas de tempo e indicam quanto os dados demoram para sair do seu computador e chegar até o servidor, em resumo. 

O ideal é que os dois sejam os menores possíveis, principalmente para quem joga online, já que um milissegundo pode fazer diferença para acertar um movimento. Em outras atividades, esses números acabam sendo menos importantes. 

Como aumentar a velocidade da internet?

Se você chegou até aqui, fez todos os testes e descobriu que está com internet lenta, talvez você queira algumas dicas de como aumentar a velocidade da internet, não é mesmo? Não se preocupe: o Portal de Planos tem um artigo super completo com 8 problemas que atrapalham seu sinal da sua internet.

De modo geral, é importante escolher um modem de qualidade e um bom roteador Wi-Fi. Além disso, certifique-se de que o roteador está numa boa posição, no meio da casa e sem móveis ou paredes para interferir no sinal. Em casas muito grandes ou com dois andares, pode ser necessário comprar um repetidor ou um segundo modem. 

Esperamos que esse guia ajude você a medir a qualidade da sua internet. Se você gostou, compartilhe esse guia nas redes sociais, já que outras pessoas podem ter a mesma dúvida.

Compare e escolha

Sua internet não tem a velocidade que você precisa? Encontre outra opção!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações, além de ser apresentadora do nosso canal no Youtube.

artigos/melhor-teste-de-velocidade
4.630