Dicas
Atualizado em
Leitura 6 min

Como cadastrar o chip? Saiba tudo aqui!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Acabou de comprar um chip novinho e está morrendo de vontade de usá-lo logo? Calma! Primeiramente, você deve ativar o seu número para poder navegar na internet, fazer muitas ligações, recarregar os créditos e muito mais. Não se preocupe, pois saber como cadastrar o chip é muito simples.

O objetivo deste artigo é mostrar como você pode cadastrar o chip da Oi, da Vivo, da Claro e da TIM de maneira rápida e prática. Confira!

O que devo ter em mãos para cadastrar o chip?

Caso você não saiba o número dos seus documentos de cabeça, separe as seguintes informações:

  • CPF;
  • RG;
  • CEP da sua residência.

Lembre-se de guardar direitinho o cartão que vem com o chip, pois você poderá precisar futuramente dos códigos PIN e PUK contidos nele, combinado?

Não tenho CPF. Como posso cadastrar o chip?

Faça o seu CPF rapidamente no site da Receita Federal ou em uma agência dos correios. Se seu CPF está irregular, solucione essa pendência junto à Receita Federal. Caso você não tenha condições de tirar o CPF ou regularizá-lo no momento, a dica é cadastrar o chip no nome de outra pessoa de confiança.

Como inserir o chip novo no celular?

Hoje em dia, os chips são vendidos já recortados em três tamanhos: mini, micro e nano. Consulte o manual do seu celular para saber qual tamanho de chip você deve inserir ou procure vídeos no YouTube digitando “chip modelo do seu aparelho” (exemplo: chip moto E6).

Dependendo do modelo, é possível inserir o chip de duas formas:

  1. Na gavetinha lateral, acessível com um clips;
  2. Pela parte traseira, retirando a tampa.

Desligue o celular antes de inserir o novo chip para cadastrá-lo. Outra dica importante: caso tenha um dispositivo dual SIM, ou seja, que comporte dois números, retire os chips que estão nele e insira apenas aquele que está precisando ser ativado, para evitar problemas. Após realizar o cadastro com sucesso, aí sim coloque ambos os chips no aparelho, combinado?

Como cadastrar o chip da TIM?

Para ativar o chip da TIM, é muito simples:

  • Após inserir o chip, reinicie o seu aparelho;
  • Você receberá um SMS solicitando que você desligue o seu Wi-Fi e acesse gratuitamente o site ativar.tim.com.br no seu celular;
  • Ao fazer esse procedimento, o site pedirá o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Feito isso, ele solicitará o seu email;
  • Após confirmar o cadastro, o site perguntará se você deseja realizar uma recarga TIM para aproveitar os benefícios do seu novo chip;
  • Se quiser recarregar, basta seguir o passo a passo;
  • Caso não queira, clique em “Continuar sem carregar e ver meu número TIM”.

Você não recebeu o SMS solicitando a ativação e cadastro do chip TIM? Sem problemas! Ligue para *144#. Será solicitado que você insira seu CPF e sua data de nascimento, para ativar a sua oferta.

Como cadastrar o chip da Claro?

Para ativar o seu Claro chip, faça o seguinte:

  • Em primeiro lugar, insira o chip no seu smartphone;
  • Ao ligar o aparelho, você receberá um SMS com o número da sua linha, pedindo que você reinicie o celular;
  • Em seguida, acesse o link que será enviado por SMS, tecle *552# ou ligue para *552 do seu celular Claro.

O cadastro será feito da seguinte forma:

  • Informe os 11 números do seu CPF, sem pontos e traços;
  • Insira os 8 números do CEP da sua residência, sem pontos e traços;
  • Digite os 8 dígitos da sua data de nascimento, sem barras (por exemplo, se você nasceu em 13/12/1989, digite 13121989).

Seguindo esse passo a passo, o seu número Claro está pronto para ser usado e compartilhado com seus contatos.

Como cadastrar o chip da Oi?

Após inserir o chip da Oi no seu celular, você receberá uma notificação contendo o seu número e pedindo para que você ligue gratuitamente no 1057 para ativá-lo.

Nessa ligação, a atendente eletrônica vai apresentar duas opções para ativar o chip da Oi:

  • Cadastrar o chip e receber promoções por SMS (digite 2);
  • Somente cadastrar o chip (digite 3).

Em seguida, é solicitado que você digite pausadamente o número do seu CPF. Estando tudo certo, a atendente virtual confirma a operação e fornece mais informações sobre o seu plano atual. Você também receberá mensagens SMS com esses dados.

Caso você queira modificar o DDD do seu chip, a mensagem automática da Oi sugere que você ligue para *888*DDD#. Por exemplo, se você comprou o seu chip em Belo Horizonte - Minas Gerais, cujo DDD é 031, mas deseja cadastrar com o DDD do Rio de Janeiro, cujo código é 021, você deve digitar *888*021# e seguir o passo a passo.

Como cadastrar o chip da Vivo?

Para ativar um chip da Vivo, primeiramente, desligue seu celular e insira o Vivo Chip. Ao reiniciar o aparelho, aguarde o SMS contendo o seu novo número de telefone. Existem várias maneiras para você se cadastrar. Veja as principais abaixo!

Pelo celular, sem falar com atendente:

  • Ligue para *8955;
  • Insira o seu CPF (apenas números);
  • Confirme o seu CPF;
  • Após o procedimento, você receberá um SMS confirmando o cadastro.

Pelo celular, falando com um atendente:

  • Ligue para *8486;
  • Escolha a opção “Falar com um atendente”;
  • Tenha o número do seu CPF em mãos e forneça para o atendente;
  • Após o procedimento, aguarde o SMS confirmando o cadastro.

Usando qualquer telefone:

  • Anote o código de 20 dígitos que está no cartão do qual seu chip foi destacado;
  • Ligue para 10315 de outro número Vivo ou para 1058 usando um telefone fixo ou móvel de outra operadora;
  • Pessoas com deficiência auditiva podem ligar para o número 142 usando um aparelho TDD, que é um dispositivo de telecomunicação para surdos;
  • Tenha em mãos o número do seu CPF;
  • Faça o cadastro como indicado após ligar para as opções acima.

Como cadastrar o chip em qualquer operadora?

Existe uma alternativa que serve para qualquer operadora, se as opções acima não funcionaram ou se as mensagens de ativação de chip não estão aparecendo. Confira:

  • Faça uma ligação para qualquer número gratuitamente;
  • Você será redirecionado para uma gravação interativa, informando que você deve ativar seu chip;
  • Quando solicitado, digite pausadamente o seu CPF e outros dados solicitados;
  • Continue seguindo as instruções. Feito isso, o seu chip estará cadastrado corretamente!

Também é possível cadastrar o seu chip presencialmente, sabia? Basta você ir até a loja oficial da operadora do chip que você adquiriu.

O meu celular está mostrando a mensagem “Não registrado na rede”. Como resolver?

Tentou ligar para algum contato e a chamada não foi efetuada? Apareceu a mensagem “Não registrado na rede”? O seu chip está cadastrado corretamente? Se a sua resposta foi sim para todas essas perguntas, tente alguns procedimentos.

Modo avião

Ative o modo avião e tente realizar uma chamada. Claramente, você não vai conseguir, e o celular vai pedir que você desative o modo avião. Em seguida, desative o modo avião e tente realizar novamente uma chamada. Esse procedimento força o celular a buscar a rede da operadora, o que pode resolver o problema.

Inserção de chip

Desligue o aparelho. Remova e insira novamente o chip. Em alguns casos, o mau contato do chip está interferindo no sinal do seu smartphone. Se o seu aparelho tem espaço para dois chips, tente mudar de slot. Outra sugestão é tentar limpar o chip usando uma borracha escolar ou um pano de microfibra.

Configurações avançadas

Procure “configurações de rede” no menu de configurações/ajustes do seu smartphone e tente realizar algumas mudanças. Em “Tipo de rede preferencial”, tente alterar de 3G para 4G para ver se há alguma mudança. Em “Operadoras de rede”, insira a operadora do seu chip.

Sistema operacional do aparelho

Tente atualizar a versão do Android ou do iOS do seu celular. Afinal, bugs do sistema podem estar causando esse problema, ainda mais se fizer muito tempo desde a última vez que você atualizou o aparelho.

Tive problemas no cadastro do chip, e agora?

Se você não conseguiu cadastrar o chip da sua operadora, existem alguns motivos para isso.

Pode ser que o seu aparelho não seja compatível com o chip da nova operadora. Alguns celulares são bloqueados e só funcionam com chips de operadoras específicas. Se você comprou o seu aparelho fora do Brasil, se ele é extremamente antigo ou se o adquiriu em uma promoção imperdível na loja da operadora, vale considerar essa possibilidade.

No entanto, pode ser que você tenha adquirido um chip defeituoso, mesmo que seja novo. O ideal é voltar à loja oficial da operadora e solicitar a troca.

Além disso, pode ser que o seu smartphone esteja com algum defeito, não reconhecendo bem os sinais de rede. Se esse for o caso, é importante levar o aparelho para uma assistência técnica. Como dica final, procure a operadora caso a ativação do chip tenha sido problemática ou não tenha sido efetivada.

Agora que você já sabe como cadastrar o chip da sua operadora, seja ela TIM, Vivo, Oi ou Claro, o que acha de conhecer melhor os planos das operadoras

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-cadastrar-chip
4.890