• Home
  • Artigos
  • PIN e PUK: o que é e como desbloquear o SIM CARD?

Celular

Atualizado em
Leitura 4 min

PIN e PUK: o que é e como desbloquear o SIM CARD?

Gabriel Subtil, especialista em tecnologia do Portal de Planos

Por

Especialista em Tecnologia — Portal de Planos

Imagem representativa dos códigos PIN e PUK

Você já reparou que quando compramos um chip novo, um cartão com dois códigos sempre vem acompanhando o SIM Card? Apesar de muitas vezes passarem despercebidos, esses códigos, conhecidos como PIN e PUK, são muito importantes para garantir a segurança do celular.

Se você tem dúvidas sobre o que é PIN e o que é PUK, não deixe de ler este texto. Nele vamos explicar o tudo o que você precisa saber sobre esses dois códigos. Confira!

O que é PIN?

O PIN (Personal Identification Number), ou Número de Identificação Pessoal, é um código utilizado para entrar em sistemas de forma segura. Nos celulares, ele ajuda a aumentar a segurança ao evitar que qualquer pessoa consiga desbloquear a tela e acessar as informações do dispositivo.    

O que é PUK?

O PUK (Personal Unblocking Key), ou Chave de Desbloqueio Pessoal, é um código de oito números usado para desbloquear o PIN. Ele funciona como uma segunda chance de destravar o chip quando o usuário erra por três vezes o código PIN e bloqueia o SIM card.

Como saber qual é o código PIN?

Independente da operadora, para saber qual é o PIN do seu chip basta olhar na parte de trás do cartão do chip que você comprou. O mais comum é que esse código tenha quatro números e que venha dentro da mesma embalagem do SIM card

Precisa saber qual é o PIN do meu chip, mas não encontrou o cartão com esse código? Fique tranquilo! Vamos te passar mais informações sobre outras formas de descobrir o PIN do seu telefone.  

Como ativar o código PIN?

Por padrão, o desbloqueio do chip por meio do PIN vem desativado pelas operadoras quando compramos um SIM card novo. Para ativar o código PIN no seu celular, basta seguir o tutorial abaixo, que é o mesmo para qualquer operadora. 

Passo a passo para ativar o código PIN:

  1. Entre em configurações no seu smartphone;
  2. Procure a opção chamada “Segurança” e acesse;
  3. Encontre a opção “Configurar bloqueio do SIM”;
  4. Ative a função “Bloquear cartão SIM”;
  5. Nesse momento, será solicitado o código PIN padrão do chip. Se você nunca alterou ele antes, basta inserir o código que veio no verso do cartão do chip.

Mas não se preocupe se você não sabe qual é o PIN do seu chip. Vamos mostrar mais adiante quais são os códigos PIN padrões das principais operadoras do país.

Como alterar o código PIN?

A partir do momento que a função Bloquear SIM está ativada, é possível alterar o PIN oferecido pela operadora por outro que seja da sua preferência. 

Antes de fazer a alteração, é importante lembrar que o novo código também precisa ter quatro dígitos, assim como o anterior, e que se por acaso você esquecer e bloquear o chip após três tentativas erradas, será necessário usar o código PUK para fazer o desbloqueio. 

Se você é cliente da TIM, Vivo e Claro, veja a seguir o tutorial de como alterar o código PIN padrão. 

Como alterar código PIN do chip TIM?

Para alterar o PIN da TIM, siga o passo a passo: 

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie. 
  • Exemplo: **04*1010*9999*9999#

Como alterar código PIN do chip Vivo?

Para alterar o PIN Vivo, siga o passo a passo:

  • Digite **042*número PIN atual novo número PIN novo número PIN para confirmar# e envie.
  • Exemplo: **042*8486 9999 9999#

Colocamos o espaçamento para facilitar a leitura, mas ao digitar o código no celular não haverá espaçamento. No caso do exemplo, ficaria da seguinte forma: **042*848699999999#

Como alterar código PIN do chip Claro?

Para alterar o PIN da Claro, siga o passo a passo:

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie. 
  • Exemplo: *004*3636*9999*9999#

Qual o código PIN padrão da minha operadora?

Você pode consultar o código PIN no cartão onde destacou seu chip. Cada operadora também tem um código PIN padrão, como destacamos a seguir.

  • Código PIN da Vivo: 8486
  • Código PIN da TIM: 1010
  • Código PIN da Claro: 3636
  • Código PIN da Oi: 8888

Como saber o código PIN e PUK do chip?

Os códigos PIN e PUK ficam localizados no verso do cartão que veio com o seu chip no momento da compra, como mostra a imagem abaixo: 

Imagem que demonstra a localização dos códigos PIN e PUK no chip

Se você perdeu o cartão que veio junto com o chip e, portanto, não tem mais como saber qual é o PUK do seu SIM card, entre em contato com a central de atendimento da sua operadora para descobrir qual é a sequência de números do código. 

Abaixo, explicamos como solicitar os códigos PIN e PUK na TIM, Vivo, Oi e Claro. Em todas as operadoras, a solicitação deve ser feita pelo titular da linha e o chip deve estar cadastrado (ativo).  

Como solicitar o código PIN e PUK?

A solicitação dos códigos PIN e PUK devem ser realizadas diretamente com a operadora. Veja abaixo as opções de atendimento de cada uma delas:

  • TIM: entre em contato com a central de atendimento da TIM, ligando do seu celular para o número *144 ou de um telefone fixo para 1056;
  • Vivo: ligue de qualquer telefone para a central da operadora no número 1058. O atendimento também está disponível para celulares Vivo no número *8486. Também é possível fazer essa recuperação via chat no site Meu Vivo. Faça o login ou cadastro, selecione a opção de atendimento e solicite os códigos;
  • Oi: fale com a central de atendimento da Oi, ligando para *144 do seu Oi ou para 1057 de qualquer telefone;
  • Claro: ligue para 1052 de qualquer telefone e fale com o atendente para pedir um código secundário.

Como desbloquear celular com pin bloqueado?

A função do código pin é proteger o seu celular, uma vez que esquecido não é possível desbloqueá-lo. Tente não digitar o número errado por mais de 3x, pois assim, seu telefone pode ser bloqueado pelo SIM.

Caso isso venha acontecer, você pode recorrer ao atendimento ao cliente da sua operadora. Eles vão dar o código PUK para o desbloqueio do seu aparelho. Porém, esse serviço pode conter uma taxa, então, verifique o valor antes.

Para que o código PUK é utilizado?

O PUK é a senha utilizada para liberar o PIN nos casos em que o bloqueio por excesso de tentativas acontece. Como já mencionamos, caso você digite o código PIN errado três vezes, o chip será bloqueado e para conseguir fazer o desbloqueio o código PUK será solicitado. 

É importante que você saiba que o excesso de tentativas também pode bloquear o PUK e que isso geralmente acontece quando o usuário faz 10 tentativas erradas. Nesses casos, o chip é bloqueado definitivamente pela operadora e para conseguir usar o número antigo será preciso comprar um novo chip. 

E então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é PIN e o que é PUK? Esperamos que com essa explicação e todos os passo a passo que mostramos, tenha ficado mais claro qual é a função desses códigos no telefone e porque é importante guardá-los. 

Já teve alguma experiência de recuperação do código PIN? Ou já precisou usar o PUK para desbloquear o seu chip? Compartilhe com a gente o seu relato deixando o seu comentário.  

Dúvidas Frequentes

🤔 O que é PIN?

O PIN é um código que identifica o seu chip, funcionando como uma segunda senha.

🤷‍️ O que é PUK?

Caso seu PIN seja invalidado, o código PUK é o número que deve ser utilizado para desbloqueio.

🤗 Como descobrir meus números PIN e PUK?

Eles ficam disponíveis na parte de trás do seu cartão onde vem o chip. Caso tenha perdido, veja neste post mais informações para encontrá-los!

🧐 Como bloquear um chip por PIN?

Para desbloquear o seu PIN basta ir até as configurações do seu celular, clicar na opção "Segurança", depois em "Bloquear cartão SIM" e, por último, ativar a função "Bloquear cartão SIM".

Quem escreve

Gabriel Subtil, especialista em tecnologia do Portal de Planos

Gabriel Subtil

Especialista em Tecnologia — Portal de Planos

Gabriel Subtil é Analista de Segurança em Tecnologia da Informação. Empreende projetos na Internet e foi o primeiro brasileiro a criar um mapeamento de Sinal 3G aberto na internet no Brasil. No Portal de Planos, Gabriel é o especialista em tecnologia, escrevendo os melhores artigos para você ficar por dentro do assunto!