Celular

Atualizado em
Leitura 4 min

PIN e PUK: veja como descobrir esses códigos do seu SIM CARD e como usá-los!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Imagem representativa dos códigos PIN e PUK

Você já reparou que quando compramos um chip novo, um cartão com dois códigos sempre vem acompanhando o SIM card? Apesar de muitas vezes passarem despercebidos, esses códigos, conhecidos como PIN e PUK, são muito importantes para garantir a segurança do celular.

Se você tem dúvidas sobre o que é PIN e o que é PUK, não deixe de ler este texto. Nele vamos explicar o tudo o que você precisa saber sobre esses dois códigos. Confira!

O que é PIN?

O PIN (Personal Identification Number), ou Número de Identificação Pessoal, é um código utilizado para entrar em sistemas de forma segura. Nos celulares, ele ajuda a aumentar a segurança ao evitar que qualquer pessoa consiga desbloquear a tela e acessar as informações do dispositivo.    

O que é PUK?

O PUK (Personal Unblocking Key), ou Chave de Desbloqueio Pessoal, é um código de oito números usado para desbloquear o PIN. Ele funciona como uma segunda chance de destravar o chip quando o usuário erra por três vezes o código PIN e bloqueia o SIM card.

Como saber qual é o código PIN?

Independente da operadora, para saber qual é o PIN do seu chip basta olhar na parte de trás do cartão do chip que você comprou. O mais comum é que esse código tenha quatro números e que venha dentro da mesma embalagem do SIM card. 

Precisa saber qual é o PIN do meu chip, mas não encontrou o cartão com esse código? Fique tranquilo! Vamos te passar mais informações sobre outras formas de descobrir o PIN do seu telefone.  

Como ativar o código PIN?

Por padrão, o desbloqueio do chip por meio do PIN vem desativado pelas operadoras quando compramos um SIM card novo. Para ativar o código PIN no seu celular, basta seguir o tutorial abaixo, que é o mesmo para qualquer operadora. 

Passo a passo para ativar o código PIN:

  1. Entre em configurações no seu smartphone;
  2. Procure a opção chamada “Segurança” e acesse;
  3. Encontre a opção “Configurar bloqueio do SIM”;
  4. Ative a função “Bloquear cartão SIM”;
  5. Nesse momento, será solicitado o código PIN padrão do chip. Se você nunca alterou ele antes, basta inserir o código que veio no verso do cartão do chip.

Mas não se preocupe se você não sabe qual é o PIN do seu chip. Vamos mostrar mais adiante quais são os códigos PIN padrões das principais operadoras do país.

Como alterar o código PIN?

A partir do momento que a função Bloquear SIM está ativada, é possível alterar o PIN oferecido pela operadora por outro que seja da sua preferência. 

Antes de fazer a alteração, é importante lembrar que o novo código também precisa ter quatro dígitos, assim como o anterior, e que se por acaso você esquecer e bloquear o chip após três tentativas erradas, será necessário usar o código PUK para fazer o desbloqueio. 

Se você é cliente da TIM, Vivo e Claro, veja a seguir o tutorial de como alterar o código PIN padrão. 

Como alterar código PIN do chip TIM?

Para alterar o PIN do seu chip TIM, siga o passo a passo: 

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie. 
  • Exemplo: **04*1010*9999*9999#

Como alterar código PIN do chip Vivo?

Para alterar o PIN do seu chip Vivo, siga o passo a passo:

  • Digite **042*número PIN atual novo número PIN novo número PIN para confirmar# e envie.
  • Exemplo: **042*8486 9999 9999#

Colocamos o espaçamento para facilitar a leitura, mas ao digitar o código no celular não haverá espaçamento. No caso do exemplo, ficaria da seguinte forma: **042*848699999999#

Como alterar código PIN do chip Claro?

Para alterar o PIN do seu chip Claro, siga o passo a passo:

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie. 
  • Exemplo: *004*3636*9999*9999#

Qual o código PIN padrão da minha operadora?

Você pode consultar o código PIN no cartão onde destacou seu chip. Cada operadora também tem um código PIN padrão, como destacamos a seguir.

  • Código PIN da Vivo: 8486
  • Código PIN da TIM: 1010
  • Código PIN da Claro: 3636
  • Código PIN da Oi: 8888

Como saber o código PIN e PUK do chip?

Os códigos PIN e PUK ficam localizados no verso do cartão que veio com o seu chip no momento da compra, como mostra a imagem abaixo: 

Imagem que demonstra a localização dos códigos PIN e PUK no chip

Se você perdeu o cartão que veio junto com o chip e, portanto, não tem mais como saber qual é o PUK do seu SIM card, entre em contato com a central de atendimento da sua operadora para descobrir qual é a sequência de números do código. 

Abaixo, explicamos como solicitar os códigos PIN e PUK na TIM, Vivo, Oi e Claro. Em todas as operadoras, a solicitação deve ser feita pelo titular da linha e o chip deve estar cadastrado (ativo).  

Como solicitar o código PIN e PUK TIM?

Para descobrir qual é o PUK de seu chip, entre em contato com a central de atendimento da TIM, ligando do seu celular para o número *144 ou de um telefone fixo para 1056, e solicite seu código PIN e PUK. 

Como solicitar o código PIN e PUK Vivo?

Para solicitar o PIN e o PUK do seu chip Vivo, ligue de qualquer telefone para a central da operadora no número 1058. O atendimento também está disponível para celulares Vivo no número *8486.

Também é possível fazer essa recuperação via chat no site Meu Vivo. Faça o login ou cadastro, selecione a opção de atendimento e solicite os códigos. 

Como solicitar o código PIN e PUK Oi?

Para solicitar o PIN e o PUK do seu chip, entre em contato com a central de atendimento da Oi, ligando para *144 do seu Oi ou para 1057 de qualquer telefone, e fale com o atendente. 

Como solicitar o código PIN e PUK Claro?

Para solicitar o PIN e o PUK do seu Claro chip, entre em contato com a central de atendimento da operadora, ligando para 1052 de qualquer telefone e fale com o atendente para pedir um código secundário.

Para que o código PUK é utilizado?

O PUK é a senha utilizada para liberar o PIN nos casos em que o bloqueio por excesso de tentativas acontece. Como já mencionamos, caso você digite o código PIN errado três vezes, o chip será bloqueado e para conseguir fazer o desbloqueio o código PUK será solicitado. 

É importante que você saiba que o excesso de tentativas também pode bloquear o PUK e que isso geralmente acontece quando o usuário faz 10 tentativas erradas. Nesses casos, o chip é bloqueado definitivamente pela operadora e para conseguir usar o número antigo será preciso comprar um novo chip. 

E então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é PIN e o que é PUK? Esperamos que com essa explicação e todos os passo a passo que mostramos, tenha ficado mais claro qual é a função desses códigos no telefone e porque é importante guardá-los. 

Já teve alguma experiência de recuperação do código PIN? Ou já precisou usar o PUK para desbloquear o seu chip? Compartilhe com a gente o seu relato deixando o seu comentário.  

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.

Dúvidas Frequentes

🤔 O que é PIN?

🤷‍♂️ O que é PUK?

🤩 Como descobrir meus números PIN e PUK?

❌ Como bloquear um chip por PIN?