Dicas

Atualizado em

Youtube: entenda tudo sobre a plataforma de vídeos!

Youtube - Celular

É bem provável que você já tenha utilizado o Youtube em algum momento, mesmo que sem saber. É que a plataforma de vídeos faz parte, atualmente, de muitos sites e redes sociais que costumamos acessar no nosso dia a dia.

O que nem todo mundo conhece são as diversas funcionalidades e variedades de conteúdos disponibilizados pelo Youtube. Você faz parte desse grupo? Fique tranquilo, porque neste conteúdo explicaremos a você tudo o que precisa saber sobre a plataforma de vídeos do Google. Continue a leitura!

O que é o Youtube?

Fundado em 2005, nos Estados Unidos, o Youtube é uma plataforma que permite aos seus usuários compartilhar seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer pessoa no mundo. Além do compartilhamento de vídeos, é possível interagir com seus autores por meio das curtidas e comentários.

A ideia é muito parecida com a da televisão, em que existem vários canais para você assistir. A diferença é que os vídeos são criados pelos próprios usuários e ficam à disposição para qualquer pessoa que queira vê-los na plataforma.

Existe uma infinidade de filmes e videoclipes no site e o Youtube ainda fornece mecanismos, conhecidos como plug-ins, para que os vídeos também sejam disponibilizados em outros lugares pela internet, como os blogs e sites pessoais. O acesso é bem simples: você pode entrar pelo seu computador no site oficial ou, no seu smartphone e tablet, instalar o Youtube, que é o aplicativo oficial.

Atualmente, o Youtube conta com mais usuários entre 19 e 49 anos que a TV a cabo. A marca se tornou uma gigante no mercado, com mais de 1,8 bilhão de usuários mensais e presença em 88 países, sendo considerada a principal plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.

O Google, que é o proprietário do negócio desde 2006, faz investimentos contínuos para fazer o Youtube continuar conquistando diferentes nichos, como o mercado de jogos, música, filmes — e mais recentemente, até mesmo na TV por assinatura.

Youtube - Acesso ao site

Quais são os serviços que o Youtube oferece?

Ao longo dos últimos anos, o Youtube expandiu seus serviços ser mais do que uma plataforma para compartilhamento de vídeos: o objetivo é oferecer uma experiência diferenciada para o usuário. Conheça um pouco mais sobre os principais serviços que o Youtube oferece!

Youtube Jogos

O Youtube Jogos é uma área voltada para a comunidade gamer, que esteve sempre em alta na plataforma, mas que agora tem um espaço dedicado. Esse recurso simplifica o acesso dos usuários aos vídeos de jogos, além das milhares de transmissões ao vivo dos mais diferentes games.

Youtube Artistas

O espaço, voltando apenas para os artistas, funciona como uma central para ajudá-los a interagir com seus milhões de fãs no mundo inteiro. São disponibilizados conteúdos que educam sobre desde os primeiros passos na plataforma até a geração de receita com músicas, por exemplo.

Youtube Kids

No aplicativo Youtube Kids, os pais podem controlar o tipo de conteúdo que é exibido para seus filhos, além de limitar o tempo de consumo de vídeo e analisar o que as crianças estão pesquisando na plataforma. Alguns modelos de smart tv, inclusive, já contam com essa aplicação.

Youtube TV

Disponível ainda apenas nos Estados Unidos, o Youtube TV funciona como uma televisão à cabo via internet, onde os usuários assistem aos programas com transmissão ao vivo. Pagando pela assinatura mensal, é possível assistir a mais de 70 canais por meio dos mais diversos dispositivos.

Youtube Filmes

Com esse serviço, você aluga ou compra filmes para assistir quantas vezes quiser. A plataforma possui um vasto catálogo de títulos nacionais e internacionais conhecidos — inclusive, que estavam no cinema há pouco tempo, como Vingadores Ultimato (2019), Rei Leão (2019) e Bacurau (2019).

Youtube Live

O Youtube Live permite realizar transmissões ao vivo, com interação em tempo real com os espectadores por meio de uma caixa de comentários que fica disponível na tela. Após a realização da Live, o conteúdo é automaticamente disponibilizado para que você possa ver a qualquer momento.

Youtube Music 

O Youtube Music é a versão streaming da plataforma voltada para os apaixonados por música. Com uma versão gratuita, é possível ouvir os artistas que você mais gosta sem precisar baixar áudio do Youtube, além de elaborar listas de reprodução especiais de acordo com as suas preferências — assim como em outros aplicativos de música.

Youtube Premium

O Youtube Premium é a versão paga da plataforma de vídeos do Google, onde você pode:

  • navegar e ver todos os vídeos sem anúncios;
  • reproduzir os conteúdos em segundo plano, ou seja, você pode navegar por outros aplicativos ou bloquear a sua tela e o áudio continuará tocando — o que não é possível na versão gratuita;
  • baixar vídeo do Youtube para celular e assistir offline.

Com o Youtube Premium você também tem acesso exclusivo ao Youtube Originals, que chegou para rivalizar com a Netflix e o Amazon Prime. No Originals, você encontra conteúdos produzidos pelo próprio Youtube, como a série Cobra Kai, que é uma continuação de Karatê Kid e reúne o elenco original após 30 anos.

Quais são os canais mais populares do Youtube?

Você já se perguntou quais os maiores canais do Youtube no Brasil e no mundo? Agora que ficou claro para você que essa é a principal plataforma de vídeos da web, vamos comprovar com alguns números dos principais canais que estão disponíveis para você assistir. Confira!

No Brasil

Alguns canais brasileiros são destaque, inclusive, ao redor do mundo pelos conteúdos que são publicados. Conheça agora o Top 5 por número de inscritos.

1. Kondzilla

Considerado como o maior canal de funk do Youtube, o Kondzilla é um grande caso de sucesso do Youtube. Na página, é possível visualizar todos os videoclipes produzidos por  Konrad Cunha Dantas: Mano Brown, Pabllo Vittar e Kevinho são apenas alguns exemplos de artistas que você pode ouvir por lá.

2. Whindersson Nunes

Um dos maiores humoristas do Brasil, Whindersson Nunes se tornou famoso graças ao seu talento e, é claro, ao vídeos do Youtube. Já são 37,7 milhões de inscritos no canal, que podem assistir a paródias, trechos de shows e outros conteúdos publicados pelo artista brasileiro.

3. Felipe Neto

Com 35,2 milhões de inscritos, Felipe Neto iniciou no Youtube com um canal voltado para o público teen. Mas, aos poucos, ele começou a conquistar pessoas de todas as idades com suas opiniões sobre celebridades, filmes e atividades do cotidiano.

4. Você Sabia?

Os apaixonados por histórias e curiosidades do mundo provavelmente já conhecem o Você Sabia?, o canal mais famoso do Brasil sobre esse assunto. São 29,8 milhões de inscritos, que acompanham os apresentadores Lukas Marques e Daniel Molo.

5. Luccas Neto

O sobrenome não é uma coincidência: Luccas Neto, dono do 5º maior canal do Youtube, é irmão do Felipe Neto, que já citamos na lista. A diferença é que os conteúdos de Luccas são mais voltados para o público infantil: histórias, músicas e cenas engraçadas compõe as playlists, que são acompanhadas por 27,7 milhões de inscritos.

No mundo

Agora vamos conhecer os 5 maiores canais do Youtube no mundo, considerando o número de inscritos!

1. T-Séries

A gravadora indiana emplaca vários dos sucessos que fazem parte dos famosos filmes de Bollywood, o grande centro de produção cinematográfica do país. O canal conta com 121 milhões de inscritos, que acompanham os clipes, músicas e trailers de filmes pelo Youtube.

2. PewDiePie

O mais famoso canal entre os gamers é o PewDiePie, que por muito tempo liderou a lista de principais canais da plataforma. Os 102 milhões de inscritos gostam de acompanhar o canal porque Felix Kjellberg não apenas mostra o que está jogando, como também comenta sobre o que está acontecendo no game.

3. Cocomelon - Nursery Rhymes

Quer colocar algumas canções e animações para as crianças verem? Aposte no Cocomelon - Nursery Rhymes. Mesmo que seus filhos ainda não entendam inglês, eles vão se encantar pelas cores, gestos e melodias presentes nos vídeos do canal, que tem 67,3 milhões de pessoas inscritas.

4. 5-Minutes Crafts

Sabe aquelas dicas que trazem muito mais praticidade para o nosso dia a dia? O 5-Minutes Crafts disponibiliza várias delas para você. Com 62,7 milhões de inscrições, o canal também produz vídeos com curiosidades e truques, no estilo “faça você mesmo”.

5. Set India

A Sony é a produtora do canal Set India, famoso por sua programação variada: é possível encontrar desde programas de auditório até shows de dança, videoclipes e séries. O público-alvo são as famílias, que são a maior parte dos 60,8 milhões de inscritos.

Como fazer vídeos para o Youtube?

Youtube - Gravando vídeos

A chegada do Youtube no mercado ajudou a descentralizar a produção de conteúdo em vídeo. Antes todos nós éramos apenas espectadores, que consumíamos os vídeos e programas realizados pelas grandes emissoras de televisão. A partir da popularização da web e da plataforma, abriu-se uma via de mão dupla: todos podem produzir e assistir.

Mas afinal, como fazer vídeos para o Youtube? É fácil ter o seu próprio canal? É o que vamos ensinar a você em um breve passo a passo!

1. Crie uma conta no Google

O primeiro passo para iniciar a sua produção é criar uma conta no Google. Isso porque, para ter um canal onde fiquem armazenados todos os seus vídeos, você precisará fazer login no Youtube com o seu Gmail.

2. Pense em um assunto

Sobre o que você gostaria de tratar no seu canal? Você tem alguma habilidade especial, como cantar e tocar instrumentos, fazer piadas ou ensinar matemática de forma simples? É muito importante que você pense sobre isso antes de ir para a frente das câmeras, pois a chance de ter mais visualizações com vídeos interessantes é bem maior!

3. Prepare sua câmera

Não é preciso recursos muito sofisticados para produzir vídeos para o Youtube. Muitos dos cantores famosos, humoristas e outros canais populares começaram sendo gravados pelo próprio celular — inclusive, alguns smartphones tem qualidade tão boa quanto a de câmeras semiprofissionais. 

Nesse primeiro momento, não se preocupe em fazer grandes investimentos, pois o conteúdo é, ainda, o ponto mais importante para o público. Tente apenas gravar em algum lugar com boa iluminação e qualidade de som para que as pessoas possam ver e ouvir você com clareza.

4. Grave o seu vídeo

Assunto definido e câmera na mão? É hora de gravar o seu vídeo! Nem sempre conseguimos falar tudo o que desejamos de primeira, então prepare-se para refazer o vídeo algumas vezes até acertar o ponto. Alguns Youtubers gostam de inserir nos vídeos aquelas cenas que “não deram certo” e, em alguns casos, fica bem legal! Por isso, não descarte nenhum material.

5. Faça as edições necessárias

Existem alguns programas grátis, tanto para celular quanto para computador, em que você pode fazer as edições dos seus vídeos. Essa é a hora de cortar as partes que não gostou, alterar um pouco a iluminação, acrescentar animações ou outros detalhes que você imaginou para o seu vídeo.

Mais uma vez, não se preocupe em ser extremamente profissional como nos grandes canais: aos poucos, você vai aprendendo a fazer as edições.

6. Publique o seu conteúdo

É hora de publicar a sua produção! Lembre-se de escolher um título atrativo para o seu vídeo, bem como acrescentar uma breve descrição para que o espectador saiba, minimamente, o que esperar do seu conteúdo. Para carregar o vídeo para a plataforma, é só entrar no Gerenciador de Vídeos do Youtube, clicar em “Criar um Canal” (caso ainda não tenha um) e postar!

É possível gerar receita criando vídeos?

Um dos detalhes que mais tem atraído pessoas para produzirem vídeos e postarem no Youtube é a possibilidade de ganhar dinheiro na plataforma. Mas o que poucos sabem é que gerar receita com os seus vídeos não é uma missão muito fácil, porque é preciso que o seu canal ganhe muita relevância para começar. 

São necessários, no mínimo, 1.000 inscritos no seu canal e 4.000 horas de tempo de exibição nos últimos 12 meses. Depois que cumprir essa exigência, o Youtube ainda faz uma análise completa para entender se o seu canal cumpre as Políticas e Diretrizes da plataforma. Complicado, não é mesmo?

Depois de conhecer essa regra, é bem provável que você esteja se perguntando: afinal, como os Youtubers mais famosos ganham tanto dinheiro? Além da monetização pela plataforma, muitos desses canais começam a ser patrocinados por marcas que se interessam pelo público que eles conseguem atingir.

A fórmula de sucesso para conseguir ganhar inscritos, visualizações e atrair publicidade ainda não existe. O que você precisa fazer é descobrir o que as pessoas querem ver e ouvir no momento para conseguir chegar longe na plataforma e conquistar o dinheiro que você deseja.

O Youtube é uma plataforma de vídeos que conquistou muito destaque ao longo dos últimos anos e que, mesmo com tantos concorrentes, ainda não perdeu a primeira posição nesse mercado. Agora que você já sabe mais sobre como funciona e quais são as oportunidades, aproveite para utilizar todos os recursos que estão disponíveis!

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

artigos/youtube
4.850