Celular

Atualizado em
Leitura 8 min

Não Registrado na Rede: o que significa e como resolver o problema!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Homem preocupado olhando o celular

Poucas são as pessoas que nunca foram surpreendidas pela mensagem de Não Registrado na Rede em seu smartphone ao tentar realizar uma ligação, cadastrar um chip, ou então, em uma viagem para outra cidade.

Porém, esse erro tão inconveniente e comum entre usuários de aparelhos Android tem solução — e vamos mostrar pra você.

Neste artigo, explicamos o que significa o erro Não Registrado na Rede e como você pode resolver esse problema de forma bem simples e rápida. Continue a leitura e siga as nossas dicas!

O que significa não registrado na rede?

O termo Não Registrado na Rede é uma mensagem de erro recebida por aparelhos móveis quando a linha de celular não consegue se conectar à rede da sua respectiva operadora, impossibilitando a realização de ligações e o acesso à internet.

Qualquer aparelho pode receber a mensagem de Não registrado na rede, mas o problema costuma ser muito relatado por usuários de aparelhos da Samsung.

4 motivos para acontecerem o erro de Não Registrado na Rede

Esse erro pode acontecer por diversas causas e, para que você entenda melhor e veja como resolvê-los, explicamos um pouco mais. Confira!

1. Atualização do software Android e da conta Samsung

Pode ser que a mensagem de erro esteja aparecendo por conta de algum dos softwares do sistema, sendo necessário que você baixe e instale as atualizações, que automaticamente farão as devidas correções. Para fazer essas atualizações, siga este passo a passo:

  1. Carregue a bateria do seu celular até 100%. Isso é necessário pois a atualização pode demorar bastante tempo e se a bateria acabar o processo é interrompido;
  2. Abra o menu Configurações e escolha a opção Sobre o dispositivo;
  3. Vá agora em Atualização de Software e depois em Atualizar, para conferir se há alguma atualização disponível para o seu Samsung;
  4. Se sim, execute a atualização e espera que ela seja realizada completamente;
  5. Aguarde o celular reiniciar automaticamente e pronto, seu Samsung está atualizado.

2. Falha de registro do IMEI

Sempre que o aparelho se conectar com a rede de sua operadora o aparelho deve informar o número de IMEI válido. Porém, em alguns casos, o número do IMEI é corrompido, fazendo com que a conexão não se realize.

É comum acontecer em aparelhos com ROMs customizadas ou quando é realizado o processo de ROOT. Para verificar o seu número de IMEI, ligue para o número *#06#

Imagem tela smartphone que demonstra ligação para o *#06# número IMEI

Ao digitar o número, você recebeu alguma mensagem de erro? Então, pode ser esse o motivo pelo qual seu aparelho exibe a mensagem Não Conectado na Rede. Veja o que você pode fazer para resolver esse erro:

  • restaurar o celular para as configurações de fábrica pode resolver esse problema, mas se você é um usuário de uma custom ROM, como Lineage OS, Ressurrection Remix, etc., vai precisar reinstalar o Android original para recuperar seu IMEI. Para isso, procure algum tutorial referente ao modelo do aparelho para se informar melhor;
  • caso tenha feito ROOT no seu aparelho e também está recebendo a mensagem de erro, tente remover o ROOT e solicite novamente o número do IMEI. Se, mesmo depois disso, você continuar a receber a mensagem de erro, você precisará reinstalar o Android.

3. Manutenção das antenas ou falha de cobertura

Se você está em um lugar onde nunca teve problemas com sinal de sua operadora, mas você está com essa questão justo agora, saiba que pode não ser um problema com seu aparelho ou chip.

As antenas que transmitem o sinal para os celulares estão em constante manutenção e esse pode ser o motivo pelo qual você está recebendo a mensagem. Infelizmente, nesse caso, você precisará esperar por algumas horas e verificar se o sinal voltará.

Outro detalhe importante é conferir a área de sua operadora, pois pode ser que ela não atenda na região em que você está localizado.

4. Chip cortado ou mal encaixado

Se esta mensagem está aparecendo constantemente para você, verifique se seu chip está encaixado corretamente — lembre de desligar seu aparelho antes de retirar o chip.

Além do encaixe ruim, vale lembrar que muitas pessoas acabam cortando o chip de modo incorreto para que se encaixe em seu aparelho, e isso pode ser a causa da mensagem Não Registrado na Rede. O chip é muito sensível e precisa ser manuseado com uma ferramenta de corte correta.

Caso tenha danificado o chip no momento de cortá-lo, não há como recuperá-lo e será necessário que você compre outro chip virgem caso queira ter o mesmo número.

Como resolver o erro “Não registrado na rede”?

Antes de mais nada, tente desligar e ligar novamenteo o seu smartphone. É bem simples, mas pode resolver. Mas caso esse passo não dê certo, não se preocupe: reunimos algumas maneiras de como solucionar o erro!

Vale destacar que os tutoriais mostrados aqui foram feitos com base no aparelho Moto G4 Plus, que utiliza o Android 7.0. Algumas configurações mostradas nos tutoriais podem não ser exatamente iguais aos do seu aparelho — porém são muito parecidas e você não terá dificuldade no procedimento.

Ativando o modo avião

  1. Ative o modo avião de seu aparelho;
  2. Tente realizar uma chamada;
  3. Após isso, desligue o modo avião;
  4. Espere 1 minuto para o aparelho realizar a conexão com a rede;
  5. Tente fazer a chamada novamente.

Limpando o chip

  1. Desligue seu aparelho e retire o chip;
  2. Passe uma borracha branca na parte dourada do chip para fazer uma limpeza;
  3. Coloque o chip novamente;
  4. Ligue o celular e tente realizar uma chamada.

Mudando o serviço de roaming

Ative o serviço de Roaming de seu Android. Para fazer isso é só seguir o passo a passo abaixo:

Imagem 1 tela smartphone demonstrando como resolver o erro Não registrado na rede
  1. Acesse o menu do seu celular;
  2. Clique na opção "Configurar";
  3. Em seguida, escolha o botão "Mais".
Imagem 2 tela smartphone demonstrando como resolver o erro Não Registrado na rede

4. Você encontrará a opção de configuração de rede móvel. Deixe ativada a opção "Roaming de dados";

5. Clique em "Tipo de rede preferencial" e escolha entre as redes disponíveis. Você pode escolher entre as redes 2G, 3G e 4G. O Android tenta se conectar à rede com melhor qualidade de sinal.

Em alguns momentos, podem acontecer instabilidades de sinal, fazendo com que o seu aparelho fique trocando constantemente entre as redes 4G e 3G. Para resolver isso, selecione ou mude de rede. Se estiver selecionada a rede 4G, mude para a 3G e ative o modo avião. Depois de 1 minuto, desative o modo avião para que as configurações sejam atualizadas.

A mensagem Não Registrado na Rede pode, realmente, comprometer toda a sua rotina. Afinal, se ela aparece quando você mais precisa, você pode acabar gastando um tempo para resolver esse problema. Mas com o tutorial que ensinamos por aqui, sem dúvidas você vai conseguir voltar a usar os seus dados móveis e o seu pacote de minutos sem problemas!

E aí, conseguiu se livrar dessa mensagem? Qual procedimento funcionou para você? Conta para a gente logo nos comentários!

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.

Dúvidas Frequentes

🤔 Por que ocorre o erro "Não Registrado na Rede"?

❗❓ O que significa “não registrado na rede”?

🤳 Como resolver o erro “Não registrado na rede”?