O que fazer quando seus dados moveis não funcionam

Internet 35MB, wi-fi, telefone e mais de 250 canais de TV por apenas 218/mês
Ligue para NET já!
0800 878 4150
Vocês está tentando acessar à internet no celular, mas seus dados móveis não funcionam? Se você ainda tem créditos no celular, ou dados no seu pacote com sua operadora, veja como resolver o problema!

Aprenda a configurar, ou re-configurar os dados móveis do seu aparelho, e saiba como fazer a internet voltar à funcionar.

Aproveite e descubra o porquê dos dados móveis não funcionarem. Veja o que falaremos abaixo:

  • Internet no celular
  • Como configurar os Dados Móveis
  • Intensidade do Sinal de Rede
  • Reboot no Sinal
  • Condições do Chip
  • O que representam as Letras sobre Conexão
  • Limite de Dados Móveis
  • FAQ

 

Internet no celular

Hoje em dia para ter acesso à internet no celular basta contratar um plano com pacote de dados, colocar créditos no aparelho ou se conectar pelas redes de Wi-Fi onde estiver.

Geralmente os aparelhos já vem configurados à acessar a internet de fábrica. Mas as vezes é preciso estabelecer a conexão de forma manual. Veja também como resolver problemas de conexão quando ficar sem internet.

Se seu celular é novo, ou se você precisou formatar seu celular e restaurá-lo aos padrões de fábrica, pode ser que isto seja a causa dos seus dados móveis não estarem funcionando.

 

Como configurar os Dados Móveis

Se você já está usando um chip de uma operadora em seu smartphone, veja abaixo os passos para configurar seu aparelho de forma manual:

  1. Acesse às “Configurações” do seu aparelho (ou “Ajustes para iOS).
  2. Encontre a opção equivalente à “configuração de conexão de dados”.
  3. Se seu celular tenha slot para 2 chips, escolha aquele que esteja com o pacote de dados contratado (só 1 pode se conectar ao 3G ou 4G).
  4. Verifique se o chip está ativo e o nome da sua operadora aparecendo. Se tiver desconectado acidentalmente, reconecte, e provavelmente isso deve resolver. Se não for o caso, siga os passos seguintes.
  5. Volte em “Configurações” ou “Ajustes”.
  6. Procure a opção “Redes Móveis”.
  7. Selecione a opção “Operadoras de Rede”.
  8. Aqui você pode selecionar entre “buscar manualmente” ou “escolher automaticamente”.
  9. Escolha “Buscar Manualmente” e procure a sua operadora.
  10. Verifique se um símbolo de rede móvel (3G ou 4G) aparece no canto superior de seu apaelho.

Se o símbolo não aparecer, significa que o problema ainda não foi resolvido. Vale a pena verificar se seu chip não está registrado na rede.

 

Intensidade do Sinal de Rede

Verifique como está a sua conexão de rede, aquelas barrinhas que mostram a intensidade do sinal no seu aparelho.

Pode ser que, se você estiver em um lugar meio distante e sem nenhuma torre de sinal por perto, o seus dados móveis não funcionam por falta de sinal mesmo.

Se este for o caso, veja nossas dicas de como conseguir acessar internet de graça, inclusive quando está sem sinal no seu aparelho.

 

Reboot no Sinal

Quando os dados móveis não funcionam no seu aparelho, uma forma mais rápida de tentar dar um reboot nele é reiniciando o aparelho, pode ter dado algum erro e isso já ajuda a resolver.

Se não quiser desligar o aparelho, você pode tentar colocá-lo em Modo Avião, aguardar um tempo e desligar o Modo Avião. As vezes é um problema mesmo na conexão, e isso ajudaria a tentar forçar o aparelho a se reconectar.

Se seu celular estiver te dando muito trabalho, veja também Como formatar seu celular quando começar a travar!

 

Condições do Chip

Verifique em que condições se encontram o Chip de seu celular. A razão dos dados móveis não funcionarem pode muito bem ser por mal funcionamento do Chip.

Abra seu aparelho e tire o Chip, verifique se há poeira no contato, ou se o Chip está com qualquer defeito, com qualquer sinal de ter sido danificado.

Se este for o caso, entre em contato com sua operadora e solicite um novo Chip. Fique tranquilo, você não precisará mudar o número, eles podem emitir um novo chip com o mesmo número.

 

O que representam as Letras sobre Conexão

Sabe aquelas letras que aparecem as vezes no lugar do 3G ou 4G? Elas aparecem quando seu aparelho está conectado à internet. Elas mostram qual tecnologia está sendo usada. Veja abaixo o que cada uma delas significa:

  • Letra G: representa toda a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service). A mais antiga destas tecnologias. Pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s.
  • Letra E: representa a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Mais rápida que a anterior, mas ainda considerada lenta, pode chegar até 473,6 Kb/s.
  • Letra H: Representa a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esse tipo de conexão tem velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s.
  • Letra H+: Representa a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído), e pode chegar até 168Mb/s. É a tecnologia mais rápida que existe atualmente.

 

Limite de Dados Móveis

Mas se você verificou as configurações de sua conexão e está tudo certo, sua operadora está aparecendo e etc, pode ser que seus dados móveis tenham chegado no limite do seu pacote. Para ver se é o caso:

  1. Vá em “Configurações” ou “Ajustes” do aparelho
  2. Busque a opção “Dados Móveis” e selecione
  3. Veja as informações sobre o uso de seus dados contratados

Se realmente tiverem acabado, você ainda tem a opção de comprar um pacote adicional para navegar até o final do período, ou então pode ser a hora de mudar de plano.

Você pode comparar planos de celular e ver qual é o melhor plano pra você!

FAQ

  • Como ativar os dados móveis no iphone?

  1. Vá em “Ajustes”.
  2. Selecione “Celular”.
  3. Selecione para ativar ou desativar a função “Dados Celulares”.
  • Como ativar os dados móveis do Android?

  1. Vá em “configurações”.
  2. Selecione “Mais configurações”.
  3. Selecione “Redes móveis”.
  4. Escolha o chip que será conectado à internet (só um pode ser selecionado).
  5. Vá em “Dados móveis” para ativar ou desativar a função.
  • Como configurar a internet do celular?

  1. Acesse “Configurações” > “Mais”.
  2. Selecione “Redes Móveis” > “Redes Sem Fio e Outras” > “Redes celulares”.
  3. Clique em “Nomes dos pontos de acesso ou apenas Pontos de acesso”.
  4. Selecione “+” ou na opção para adicionar uma nova APN.
  • O que quer dizer dados móveis?

Dados móveis é o nome dado para a conexão de internet do celular com a operadora de telefonia contratada. É a troca de informações no formato pacote de dados, entre seu celular e sua operadora.

 

 

O que você achou deste conteúdo? Conseguiu resolver sua falta de conexão dos dados móveis? Conte-nos nos comentários qual opção funcionou melhor pra você!