• Home
  • Artigos
  • Como bloquear o chip da Oi: passo a passo completo!
Celular
Atualizado em
Leitura 4 min

Passo a passo para bloquear o chip da Oi

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Chip de celular no slot

Apesar de ninguém gostar de passar por este tipo de situação, às vezes, é preciso saber como bloquear o chip da Oi. Essa prática ajuda principalmente as pessoas que tiveram seu celular furtado ou perderam o aparelho.

Ao bloquear o seu chip, você tem a tranquilidade de saber que ninguém poderá acessar as suas informações pessoais ou gastar os seus créditos. Além disso, se tem um plano, não precisa ficar pagando por algo que não está em uso. Por isso, as operadoras oferecem esse serviço como um benefício aos seus clientes, como é o caso da Oi.

Afinal, como bloquear o chip da Oi e ficar livre de dores de cabeça? A partir de agora, veremos os principais passos para solicitar o bloqueio tanto do número quanto do celular. Aproveite para conferir como realizar o desbloqueio depois!

Como bloquear o chip da Oi?

Para evitar qualquer problema, o primeiro passo é desativar o chip da Oi. É possível fazer isso seguindo os seguintes passos:

  1. Faça login no Minha Oi com seu CPF ou email cadastrados e sua senha

  2. Acesse a área do produto Móvel

  3. Vá até o menu “Serviços”

  4. Selecione a opção “Bloqueio por Perda e Roubo”

  5. Pronto! Agora é só confirmar seus dados de identificação que vão aparecer na tela e clicar em enviar.

Quer mudar de operadora?

Escolha o melhor plano móvel falando com nossos especialistas!

Se ainda tem alguma dúvida, confira a imagem abaixo:

Passo a passo bloquear chip da oi

Também há como desativar o chip da Oi por meio do telefone da Oi. Basta ligar no número *144 do seu Oi ou 1057 de qualquer telefone (fixo ou móvel), esperar ser atendido e solicitar que o atendente faça o bloqueio do chip Oi pra você!

Em alguns casos, os usuários buscam como cancelar o chip da Oi por falta de uso, desinteresse nos serviços, entre outros motivos. No caso do plano pré-pago, o número é desativado após 90 dias sem recarga.

Antes desse período, é possível recuperar o número do chip perdido ou roubado, mas o resgate deve ser realizado pelo titular da linha, com Identidade e CPF originais.

Mas se o seu caso foi roubo ou perda, saiba que não é preciso cancelar o chip da Oi nesses casos, basta realizar o bloqueio como o sugerido. É possível desbloquear de uma forma quase tão simples e rápida como a desativação. Veja a seguir!

Como desbloquear o chip da Oi?

Para fazer o desbloqueio do chip Oi, o passo a passo é o seguinte:

  • faça login no Minha Oi com seu CPF ou email cadastrados e sua senha;
  • acesse a área do produto Móvel;
  • vá até o menu “Serviços”;
  • escolha a opção “Religar Serviço” e pronto.

Caso você tenha alguma linha bloqueada, provavelmente encontrará o número do seu Oi nesse menu para reativar a linha.

Se ainda tiver dúvidas, confira as imagens abaixo:

Como bloquear chip da oi

Também há como desbloquear o chip da Oi por meio do atendimento. Para isso, basta ligar no telefone *144 do seu Oi ou 1057 de qualquer telefone (fixo ou móvel), aguardar ser atendido e pedir que o atendente faça o desbloqueio do chip Oi pra você.

Como bloquear meu celular roubado? O que devo fazer?

Agora, se você procura como bloquear o celular para não dar acesso à rede do dispositivo, o processo é diferente. Vai precisar do número de série do seu aparelho, também conhecido como IMEI.

Verifique a descrição do equipamento na nota fiscal ou nas etiquetas coladas na caixa que acompanha o produto. De toda forma, o indicado é ter esse número anotado em uma agenda ou local de fácil acesso para prevenir qualquer problema. Veja outras formas de consultar o IMEI:

  • verificar o adesivo que fica por trás da bateria (caso a bateria do seu aparelho seja removível);
  • digitar *#06# no seu celular Oi e apertar o botão LIGAR. O código IMEI será mostrado na tela pra você.

Com esse código em mãos, é hora de bloquear o IMEI. Faça o seguinte:

  • entre em contato com o atendimento Oi por meio do número 1057;
  • ouça as instruções do atendimento eletrônico;
  • selecione a opção 9 para falar com um atendente;
  • peça ao atendente que realize o bloqueio do IMEI;
  • informe o número do seu IMEI;
  • aguarde o atendente realizar o procedimento e pronto!

O bloqueio do IMEI serve para tornar o aparelho inutilizável por qualquer operadora, o que inviabilizará a venda (muito útil em casos de roubo) e até mesmo seu uso por pessoas mal-intencionadas. 

Como recuperar os contatos do chip da Oi antigo?

Quando conseguir um novo celular, nada de ficar sem o número de seus amigos e familiares. É só seguir o passo a passo abaixo:

  • acesse o portal Oi Agenda;
  • digite o número do seu Oi e sua senha. Clique em “Conectar”;
  • caso você não tenha acesso ao portal agenda, clique em “Obter senha” e insira seu número para receber um torpedo com a redefinição de senha;
  • confira se seu novo celular aparece na seção “Meu celular”. Se estiver tudo correto, vá para o próximo passo. Se não, clique em “Configurar novo celular” para que seu aparelho seja detectado e você receba um SMS para a configuração;
  • para recuperar seus dados, você precisa ter realizado pelo menos uma sincronização. Dessa forma, todo conteúdo do celular que foi modificado ou apagado desde o último sincronismo pode ser recuperado;
  • clique em “Recuperar” e pronto: seus dados serão transferidos para o novo celular.

O que mais é possível fazer?

Ter o celular roubado ou perdê-lo são situações bem desagradáveis, mas que podem acontecer a qualquer momento. Por isso, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia, se seu celular foi roubado.

Em casos de furto, em que não há qualquer ameaça ou violência, alguns estados permitem fazer esse processo pelo site.

Mantenha o código do IMEI salvo em um lugar muito seguro. Mas lembre-se de que o bloqueio do IMEI é feito para que o aparelho não seja ativado na rede de outras operadoras. Essa prática não impede que as informações sejam acessadas –– ou seja, a pessoa pode visualizar suas fotos, documentos salvos, conversas de WhatsApp etc.;

Também é fundamental que você mantenha seus dados cadastrais atualizados no Minha Oi. Isso facilita bastante na hora de resolver essa ou qualquer outra situação com a operadora.

Conseguimos resolver seu problema de como bloquear o chip da Oi? Deixe seu comentário logo abaixo contando para a gente! Escreva também se você tem alguma dúvida, sugestão ou se passou por alguma dificuldade durante o processo.

E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus contatos nas redes sociais. Algum deles pode estar justamente procurando saber sobre esse assunto!

Perguntas Frequentes

❗❓ É possível bloquear o chip Oi pela internet?

Sim. Para isso, basta logar na Minha Oi com o seu CPF e selecionar a opção "Bloqueio por Perda ou Roubo".

🤷‍️ Como desbloquear meu chip Oi?

Para desbloquear o seu Oi chip, acesse o Minha Oi e selecione a opção "Religar Serviço".

🤔 É possível recuperar os contatos do meu chip Oi antigo?

Sim. Para recuperar os seus contatos, acesse o portal Oi Agenda.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.