Celular

Atualizado em
Leitura 6 min

Aprenda como formatar seu celular sem perder arquivos

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Imagem mulher formatando celular

Sabe quando o celular começa a travar, ou os aplicativos não abrem direito? Ou até mesmo quando a bateria está acabando muito rápido ou a memória interna está sempre insuficiente? Então, tudo isso pode indicar que seu aparelho móvel está com algum problema que impede seu bom funcionamento, ou seja, saber como formatar celular é uma ótima solução para deixar o seu celular novo novamente!

Construímos um guia com todos os passos sobre como formatar o celular. Além disso, oferecemos algumas dicas para entender quando é necessário fazer essa formatação e como não perder arquivos no processo. Confira!

Quando devo formatar o celular?

Os problemas que levam um aparelho à formatação podem estar relacionados a um acúmulo de muitos dados de cache em diversos aplicativos e cookies de sites, entre outros dados que acabam deixando o aparelho mais devagar.

O primeiro passo para formatação, portanto, é saber identificar os sinais vermelhos que o seu celular dá. Assim, listamos abaixo os principais "sinais" que o seu celular fornece ao precisar de uma formatação.

1. Aplicativos não funcionam ou fecham sozinhos

Se mais de um aplicativo não estiver funcionando direito, não abre quando você o seleciona ou fecha sozinho, pode ser que seu aparelho esteja mesmo com um problema.

Se apenas um aplicativo estiver dando problema, vale a pena tentar reinstalar o aplicativo. Se este aplicativo for o Whatsapp, veja nosso tutorial sobre o que fazer se o Whatsapp parou de funcionar antes de partir para medidas irreversíveis como a formatação.

2. Aparelho trava constantemente

Diversas são as razões que podem levar um celular a travar constantemente: vírus, sistema operacional desatualizado e falta de espaço para armazenamento de memória são algumas possibilidades.

Mas, se você resolver todos estes problemas atualizando o aparelho, limpando o cache dos aplicativos, apagando aplicativos não utilizados e o problema persistir, então realmente pode ser a hora de formatar seu smartphone.

Mas antes, tente fazer uma limpa. O CCleaner tem uma versão de aplicativo para Android que faz a Análise de seu aparelho, mostrando Thumbnails, Cache e dados que podem ser apagados para otimizar seu aparelho.

Ele mostra os aplicativos menos usados por você, indicando quais você poderia apagar e ainda permite ocultar aplicativos fixos do aparelho para otimizar seu funcionamento.

3. Bateria acaba depressa

Se a bateria do seu aparelho acaba muito rápido, pode ser que ela já esteja no fim de sua vida útil e precise ser trocada, algo muito normal hoje em dia.

Mas antes de ir trocar a bateria do seu smartphone, verifique se não tem algum aplicativo que consome muita bateria do seu aparelho — um problema mais simples de resolver.

Alguns smartphones já vem com um programa que detecta se algum aplicativo consome muita bateria, se não for o caso do seu aparelho, busque aplicativos de economia de energia para celular.

4. Aparelho está esquentando muito

Se você usa muito seu aparelho, principalmente com aplicativos que consomem bastante bateria durante o uso, é comum que o celular esquente.

Mas se ele faz isso sempre e sem motivo, há algo errado. A bateria aquecendo demais pode ser causada por algum erro no sistema que pode ser resolvido com a formatação do aparelho.

 

Como formatar celular sem perder arquivos?

Pessoa olhando celular com sinais de interrogação em volta

Apague arquivos desnecessários

Mesmo que você queira manter alguns arquivos, é importante que você faça uma limpa em arquivos, fotos, vídeos e aplicativos que você nunca usa do seu aparelho.

Limpe o cachê do seu aparelho, arquivos de mídia do Whatsapp etc. Para excluir este tipo de arquivos, você deve entrar na pasta de armazenamento interno do celular. Outra possibilidade é usar um aplicativo com o CCleaner para fazer este tipo de análise e limpeza de dados e aplicativos não usados.

Faça backup de seus arquivos

Esse é um passo essencial para manter os arquivos importantes para você! Para isso, antes de apagar seus arquivos, faça o backup de seus contatos, fotos, documentos e vídeos do aparelho. Tudo o que for importante, informações e dados.

Para fazer o backup interno do aparelho o processo é diferente para cada sistema operacional. Veja o que fazer em cada um deles:

Fazer backup no Android

  • Entre em sua conta no Google;
  • Acesse a opção de “Contas” e “Conta do Google”;
  • Deixe ativada a opção de “sincronização e backup”;
  • Em seguida, vá na aba de configurações e selecione a opção de “Backup”.

Fazer backup no iOS

  • Vá na aba “Ajustes” do iCloud;
  • Selecione “iCloud” depois vá em “Backup”;
  • Clique em “Fazer backup agora”.

Fazer backup no Windows

  • Acesse a aba de “Configurações”;
  • Selecione a janela de “Backup”;
  • Configure os arquivos que devem fazer parte do backup (fotos, mensagens, aplicativos).

Para fazer backup do seu aparelho você precisa estar conectado à uma rede de Wi-Fi.

Formate aparelho alterando configurações

Agora que você fez fez o backup de seu aparelho, veja abaixo como formatar seu celular. Lembrando que a formatação do celular é uma ação irreversível. O processo varia de acordo com o sistema operacional de cada smartphone:

Formatar o celular no Android

  • Vá nas “Configurações” do celular;
  • Clique em “Fazer backup e redefinir”;
  • Selecione como quer fazer a redefinição. “Redefinir Configurações” (volta aos ajustes padrão), “Redefinir as Configurações de Rede” (Wi-Fi, Bluetooth, etc.) ou “Restaurar Padrões de Fábrica”, (deleta tudo).

Formatar o celular no iOS

  • Vá em “ajustes” e selecione “Geral”;
  • Selecione “Redefinir” e depois “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  • Insira sua senha e clique em “Apagar iPhone”, restaurando as configurações originais do aparelho.

Formatar o celular no Windows

  • Vá no menu de configurações se selecione a opção “Sobre”;
  • Clique em “Restaurar configurações de fábrica”;
  • Aguarde o redirecionamento com mensagem “Aviso!”, explicando o que vai acontecer com o aparelho;
  • Confirme a realização da formatação.

Outra forma de formatar é apagando todos os dados do aparelho através do computador. Geralmente recorremos a esta opção em casos de perda e roubo — veja como bloquear celular e apagar dados.

O que fazer se o problema continuar?

Se depois de todos os passos anteriores o seu celular continuar apresentando os mesmos problemas, é hora de falar com um especialista.

Veja se o aparelho ainda esta dentro da garantia e procure uma assistência técnica autorizada da empresa (lembrando de levar a nota fiscal).

Tenha em mente que a garantia cobre apenas defeitos de fábrica, como problemas no armazenamento interno, bateria aquecendo demais ou que dura pouco, e mal funcionamento do sistema.

Aprender como formatar celular não é uma tarefa fácil. Por isso, existem pessoas especialista nisso — os técnicos de celulares. Mas se você quer fazer em casa, demos as principais dicas para você!

Este artigo ajudou você com suas dúvidas? Conseguiu melhorar o funcionamento do seu aparelho com nossas dicas? Deixe suas impressões nos comentários.

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.