• Home
  • Artigos
  • Sem cartão SIM, somente chamadas de emergência: como resolver
Celular
Atualizado em
Leitura 6 min

Sem cartão SIM, somente chamadas de emergência: como resolver?

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Celular com chip sendo inserido

Você já deve ter se deparado com a mensagem sem cartão SIM na tela do seu celular. Isso quer dizer que o dispositivo pode não estar reconhecendo  a rede, o que impede de realizar ligações ou enviar SMS, por exemplo.

Nessa situação só é permitido fazer chamadas de emergência, o que na maioria das vezes não faz sentido se você não estiver em apuros. Pode ser que seja um problema com o chip ou que sua operadora esteja fora da área de cobertura.

Mas, não se desespere, pois existem alguns procedimentos que você pode realizar para voltar ao funcionamento. Trouxemos neste post algumas dicas que vão ajudar a restabelecer o sinal e voltar a usar sua linha normalmente. Acompanhe!

Conheça os melhores planos de internet móvel!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

O que significa a notificação sem cartão SIM?

Ao visualizar a mensagem sem cartão SIM no seu smartphone, é possível que sua operadora não esteja ativa no momento ou que seu aparelho esteja com dificuldade de reconhecer o chip inserido.

O problema pode acontecer bem na hora em que você precisa entrar em contato com alguém ou usar os dados móveis. Com o cartão SIM não reconhecido você não vai conseguir fazer ou receber chamadas, utilizar o serviço de SMS ou conectar na internet móvel.

Como retirar a mensagem apenas chamada de emergência?  

Quando aparecer sem cartão SIM no celular, execute alguns passos antes de querer trocar de aparelho ou de operadora. Vale tentar as alternativas de solução para esse caso e recuperar o sinal bem mais rápido do que você imagina.

Veja como tirar só chamada de emergência do seu dispositivo móvel!

Reinicie o seu celular

Esse pode ser um transtorno temporário, de erro na leitura do cartão SIM pelo seu smartphone. O primeiro passo é reiniciar o aparelho, ou seja, desligue e ligue novamente para na volta verificar se não existe mais a mensagem sem cartão SIM.

Retire e coloque novamente o cartão SIM

Caso a primeira ação não dê certo você pode testar se o problema está no encaixe do cartão, retirando e colocando novamente no compartimento. A ausência de sinal costuma acontecer devido ao deslocamento do cartão, o que pode ocorrer depois de uma queda do Android ou de um baque mais forte.

Atualize a conexão de rede

Outra opção para resolver a questão chip somente chamada de emergência é atualizar a rede no celular, ativando a função “Modo avião”. Ao fazer isso, a conexão de rede será atualizada, portanto, siga os passos: 

  • vá em “ Configurações ” e toque na opção “ Conexões ” disponível na tela;
  • selecione a alternativa “ Modo de voo ” no botão correspondente para desligar a conexão Wi-Fi;
  • em seguida desligue o “ Modo de voo ” e verifique se seu aparelho reconhece o chip normalmente.

Troque o adaptador do SIM

Dependendo do tamanho do compartimento do cartão SIM do seu aparelho e do chip, é preciso usar um adaptador para funcionar corretamente. Com o tempo e desgaste pelo uso, pode ocorrer uma diferença no ajuste, provocando erro na leitura do SIM, por isso, uma das possibilidade de solução é fazer a troca do adaptador.

Confira se o seu chip não foi bloqueado

A operadora pode ter bloqueado o chip por alguns motivos, como falta de pagamento da fatura ou recarga dentro do prazo, suspeita de fraude ou denúncia por roubo. Se você esqueceu de pagar uma conta ou de recarregar o seu SIM corrija o erro o mais rápido possível ou entre em contato com a operadora para verificar se há algum problema diferente com a sua assinatura.

Teste o chip em outro aparelho

O problema pode estar no aparelho e se você tem uma suspeita sobre isso, teste o chip em outro dispositivo. Isso acontece nas situações em que é o aparelho que não consegue detectar a presença do chip e não pelo fato de o cartão SIM estar inoperante.

Você também pode testar outro chip no celular que estiver usando se tiver a certeza de que ele está funcionando normalmente. Se não aparecer a notificação sem cartão SIM é porque o problema está mesmo no seu chip.

Fale com a operadora

Caso nenhuma das sugestões acima funcione, você pode entrar em contato com a operadora, informar que está sem cartão SIM e aguardar instruções do atendente, conforme os procedimentos específicos da empresa de telefonia. Use outro telefone para falar na sua operadora:

  • Claro – 1052
  • Tim – 1056
  • OI – 1057
  • Vivo – 1058

Restaure o seu celular

Essa é uma alternativa mais radical, no entanto, pode ser que depois de uma atualização, seu celular esteja com dificuldade de conhecer o chip, por isso, a mensagem sem cartão SIM.

A restauração de fábrica pode sanar o problema, mas antes, faça um backup de todos os arquivos que deseja manter no aparelho. Para restaurar seu smartphone, siga as etapas:

  • Para Android, vá nas configurações do celular > Gerenciamento geral > Restaurar e aguarde a finalização do processo.
  • Se você tiver um iPhone, acesse o menu Ajustes > Geral > Redefinir e espere concluir a restauração.

Como você viu, existem diversas maneiras de resolver o transtorno de ficar sem sinal pela falta de reconhecimento do chip. A notificação sem cartão SIM é comum e mais fácil de resolver quando se conhece os procedimentos, por isso, lembre dessas dicas caso aconteça com a sua linha móvel.

Se você gostou deste post, acesse o site do Portal de Plano,saiba o que fazer quando seu celular "não está registrado na rede"!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/sem-cartao-sim
4.620