Internet
Leitura 6 min

O que é PPPoE? Veja como funciona e 6 passos para configurar

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Pessoa usando um tablet com uma arte de Wi-Fi em volta

Precisa saber o que é PPPoE para criar uma conexão banda larga? 

Neste conteúdo explicamos o conceito de PPPoE, qual a diferença para as conexões DHCP e qual o procedimento padrão para realizar a configuração da conexão PPPoE!

Confira o nosso passo a passo!

O que é PPPoE?

A sigla PPPoE significa “Point-to-Point Protocol over Internet” e, basicamente, trata do processo utilizado pela maioria das redes Wi-Fi para nos conectar à rede, substituindo o uso do PPP (Point-to-point Protocol), antigamente usado nas conexões discadas Dial-Up.

Você talvez se lembre que antes da chegada da internet banda larga residencial, para se conectar à rede, era necessário utilizar programas que autenticavam a conexão através de um usuário e senha, e que forneciam o serviço através da linha telefônica residencial.

Assim, sempre que era necessário, o processo de autenticação era repetido para nos conectarmos à internet. Porém, com a chegada da internet banda larga, dos modens e roteadores, isso mudou. 

As conexões PPP evoluíram para PPPoE, o que significa que as conexões discadas deram lugar às conexões ethernet, que permitem o uso de uma placa de rede para compartilhar a uma rede LAN para vários usuários. 

Além da vantagem de uma conexão mais veloz e que pode ser compartilhada por vários usuários, uma conexão PPPoE permite que, uma vez realizada a autenticação, não será necessário repetir o processo com frequência.

Conheça os melhores planos de internet!

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

Qual a diferença entre PPPoE e DHCP?

Outra dúvida que está frequentemente surge entre pessoas que estão buscando informações para configurar sua conexão com a internet é o que é DHCP e qual a sua diferença para o PPPoE.

Porém, na verdade, os dois processos do PPPoE e do DHCP são complementares. Enquanto o PPPoE é a forma essencial de criar autenticar conexões ethernet banda larga, DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é o protocolo que atribui endereços de IP e outras configurações essenciais para compartilhar a rede com vários dispositivos. 

Assim, a configuração dos novos dispositivos que acessam a rede, seja via LAN ou Wi-Fi, é realizada rapidamente, de forma automática, sem a necessidade de inserir as informações de usuário e senha da rede. Enquanto em conexões PPPoE sem DHCP é preciso, primeiro, autenticar a conexão através do usuário e senha PPPoE.

O que é usuário e senha PPPoE?

O usuário e senha PPPoE são informações necessárias para a autenticação do modem na primeira conexão à rede de internet. 

Normalmente, não precisamos dessa informação, pois não fazemos a configuração da rede, mas, caso você precise criar uma nova conexão PPPoE ou alterar a configuração atual do seu modem, será necessário saber o usuário e senha.

Essa informação geralmente está disponível em uma etiqueta na caixa do aparelho, ou no próprio modem. Contudo, se você não encontrá-la, é possível recuperar essa informação entrando em contato com o fabricante do aparelho e informando o número de série do produto.

Como criar uma nova conexão banda larga PPPoE?

Muitas pessoas buscam informações sobre conexões PPPoE, pois precisam configurar um novo modem sem a assistência técnica especializada. 

Isso pode ser feito de forma manual utilizando o endereço IP do modem e o navegador de internet de um computador ou notebook. 

Veja então o nosso passo a passo para configurar o modem para conexão PPPoE.

Configurando a conexão PPPoE no primeiro acesso ao modem 

Cada aparelho pode ter etapas diferentes no procedimento, contudo, em geral, o procedimento consiste nos passos a seguir:

  1. abra o navegador de internet e na barra de endereço digite o IP do modem;
  2. insira os dados de login apresentados na caixa do aparelho;
  3. na opção “Configurações Rápidas” selecione o fuso horário correspondente à sua região e clique na opção “Avançar” ou “Próximo”;
  4. dentre as opções apresentadas, procure e selecione o protocolo PPPoE e clique em “Avançar” ou “Próximo”;
  5. insira o usuário e senha fornecidos pelo provedor e clique novamente em “Avançar” ou “Próximo”;
  6. siga as orientações e preencha os campos para configurar o acesso Wi-Fi do modem.

Com isso, o modem vai concluir a autenticação da rede com o servidor do seu serviço de internet e você já vai poder começar a navegar via conexão PPPoE. 

Contudo, se em qualquer um dos passos você tiver problemas por falta de informações, não deixe de entrar em contato com o suporte do fabricante do aparelho utilizado.

Alterando a conexão para PPPoE via navegador de internet

Em alguns casos é preciso mudar a configuração do modem ou roteador de uma conexão Dynamic IP, Static IP, L2TP ou PPTP para uma conexão PPPoE

Nesse caso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. abra o navegador de internet e na barra de endereço digite o IP do modem;
  2. acesse o menu de “Configurações básicas” ou “Configurações rápidas”;
  3. procure e acesse as opções de “Internet”;
  4. altera a opção atual para o protocolo “PPPoE”;
  5. insira as informações de login e senha e confirme a alteração;
  6. salve a configuração atual e pronto!

Caso não encontre essa opção no menu de “Configurações básicas” procure a opção de protocolo PPPoE no menu de “Configurações avançadas” e siga os mesmos passos citados acima.

Contudo, se em algum dos passos você tiver problemas devido à falta de informações do aparelho modem, entre em contato com o suporte ao cliente do fabricante e solicite assistência.

Agora que você sabe o que é PPPoE e como configurar o seu modem de internet para esse protocolo de conexão, aproveite para conferir algumas informações úteis sobre as diferenças entre internet via cabo e fibra óptica!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-pppoe
4.781