TV
Leitura 6 min

Como saber se a TV é Android? 4 maneiras de descobrir

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Pessoa com aplicativo da smart tv aberta em frente à televisão

O sucesso do Android fez com que muitos fabricantes de Smart TVs buscassem adaptar seus aparelhos para utilizar esse sistema operacional. Assim, existe uma diferença entre TV Android e Smart TVs que usam outros sistemas e muitas pessoas atualmente querem descobrir como saber se a TV é Android.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, neste conteúdo explicamos o que é TV Android, as diferenças para outros Smart TVs e ensinamos 4 maneiras de descobrir se a sua TV é Android!

Confira!

O que é TV Android?

Como mencionamos no início do texto, os aparelhos Android TV utilizam uma versão do sistema operacional Android para executar as tarefas da Smart TV, ou seja: conexão à rede de internet sem fio, navegação na internet e uso de aplicativos como Netflix e Spotify

Porém, usar o Android como sistema operacional em Smart TVs traz algumas vantagens para os usuários, como um catálogo muito maior de aplicativos para download, incluindo games, atualizações mais frequentes para os aplicativos, uma interface mais intuitiva e a função Cast, que permite reproduzir conteúdos dos smartphones Android para a televisão.

Com isso, muitas pessoas que pensam em comprar uma televisão nova tem procurado ofertas em aparelhos com Android TV. Porém, por enquanto somente algumas fabricantes de aparelhos adotam o Android TV.

Se você tem uma Smart TV ou quer comprar uma televisão nova e quer descobrir se o modelo é ou não Android TV, fique ligado no próximo tópico. Nele explicamos 3 maneiras de descobrir se a TV é Android ou não.

Quer conhecer planos de TV por assinatura?

Nossos especialistas te apresentarão as melhores operadoras de TV do mercado!

Como saber se minha TV é Android?

Basicamente, existem 3 formas de descobrir se a uma TV Android: 

  1. pela HomeScreen do aparelho;
  2. pelo menu de configurações
  3. pelas funções disponíveis na HomeScreen; ou
  4. pelo modelo do aparelho.

1. Como saber se a Smart TV é Android pela HomeScreen 

Para descobrir se a Smart TV é Android pela HomeScreen, basta ligar o aparelho e observar algumas características da tela inicial. 

Os aparelhos com Android TV vão exibir na tela um ícone de microfone igual ao que você vê nos smartphones Android, indicando o uso do comando de voz do controle ou a barra de pesquisa.

Além disso, a interface do Android TV exibe um menu separado em linhas com vários ícones em destaque na parte superior, ao passo que na parte inferior os ícones são menores e mais numerosos.

2. Como saber se a Smart TV é Android pelo menu de configurações

Acessando o menu de configurações da televisão, você pode acessar a opção “Sobre” e conferir a versão do sistema utilizado no aparelho.

Para aparelhos Android TV, existem somente duas opções sobre a versão do sistema, que são: a versão “Lollipop 5.0”; e a versão “Marshmallow 6.0.1”.

Se o seu aparelho exibir qualquer informação diferente dessas, significa que o sistema utilizado não é Android.

3. Como saber se a Smart TV é Android pelas funções disponíveis

Outra forma de descobrir se a sua Smart TV é Android é observando as funções disponíveis.

Alguns aplicativos e conteúdos só estão disponíveis para os aparelhos Android TV e a forma mais fácil de verificar isso é observando se no aparelho existe o programa “Google Play Store”, a loja de aplicativos oficial dos sistemas operacionais Android.

Outra função exclusiva dos aparelhos Android TV é o “Cast” que permite reproduzir o conteúdo de smartphones e tablets que usam sistema Android direto na televisão.

4. Como saber se a Smart TV é Android pelo modelo do aparelho

Se você ainda está em dúvidas sobre o sistema operacional da sua Smart TV, você pode consultar se ela é Android pelo modelo da televisão. 

Atualmente, as fabricantes com parceria para utilizar o sistema Android TV em seus aparelhos são: 

  • Sony;
  • Sharp;
  • Panasonic;
  • LG;
  • Samsung;
  • Philips; e 
  • Semp/TCL.

Porém, nem todos os aparelhos fabricados por essas empresas utilizam o sistema Android TV. Assim, você precisará saber qual o modelo do seu aparelho e consultar a informação junto à fabricante.

Veja alguns dos modelos que já utilizam o Android TV:

  • Smart TV LED 32” ― TCL S6500;
  • Smart TV LED 55” ― TCL 55P715;
  • Smart TV LED 43” ― Semp 43S5300;
  • Smart TV LED 65” ― Philips Série 6000;
  • Smart TV LED 50” ― Semp HDR 50SK8300;
  • Smart TV LED 55” ― Philips Série 6000 PUG6700.

Como saber se sua TV é Smart?

Basicamente, toda Smart TV oferece uma ou mais possibilidades de conexão à rede de internet.

Então, se você está com dúvidas e precisa saber se a sua TV é Smart a forma mais prática de descobrir é verificando se o aparelho oferece opções de conexão com redes de internet sem fio ou com redes LAN de internet.

Smart TV Rede LAN

As conexões de rede LAN não são a forma mais utilizada para as Smart TVs se conectarem à internet. Porém, essa é uma alternativa caso a rede sem fio esteja instável. Nesse caso, o aparelho de televisão tem uma conexão para os cabos de rede LAN, que deve ser conectado com o modem de internet para conectar a TV à internet.

Smart TV Wi-Fi integrado

A tecnologia de Wi-Fi integrado em Smart TVs é, atualmente, a mais moderna. Nesse caso, os próprios aparelhos de televisão vêm com um receptor de sinal de Wi-Fi integrado. Dessa forma, os usuários podem se conectar à internet acessando as configurações do televisor e conectando-se à rede Wi-Fi, da mesma forma que fazemos em um computador ou celular.

Smart TV Wi-Fi Ready

Alguns aparelhos de televisão usam uma tecnologia chamada Wi-Fi Ready para possibilitar a conexão à rede de internet. Trata-se de um “dongle” que recebe o sinal de Wi-Fi e é conectado via porta USB na televisão, permitindo que o sinal de internet seja transmitido para a televisão.

Alguns fabricantes oferecem o acessório junto com a televisão para que os usuários consigam transformar sua TV em Smart. Porém, acessórios desse tipo também podem ser adquiridos de forma separada para transformar televisões comuns em Smart.

Então, se você possui uma televisão antiga e quer transformá-la em Smart TV pode adquirir um acessório “dongle” ou TV Box para ter acesso às mesmas funções que uma Smart TV sem o custo de uma televisão nova! Confira mais detalhes sobre esse assunto e aprenda a transformar a TV em Smart!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-saber-se-tv-e-android
4.708