Veja como bloquear celular roubado e proteja suas informações

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!

0800 052 1554
Hoje nossos celulares contém muitas informações pessoais nossas. E para isso, é preciso saber como bloquear celular, caso ele seja roubado, furtado ou se você perdê-lo.

Além disso, daremos de algumas dicas de segurança para você se previnir em uma situação como esta. Veja abaixo o que falaremos neste artigo:

  1. Bloquear celular pelo IMEI
  2. Bloquear por Gerenciador de Sistema
  3. Bloquear Whatsapp
  4. Dicas de segurança – 6 formas de aumentar sua segurança

 

Bloquear celular pelo IMEI

Hoje não é mais necessário saber o seu IMEI para solicitar o bloqueio, mas caso deseje descobrir seu IMEI só por precaução, veja nosso artigo sobre Como consultar IMEI Anatel.

Para bloquear celular pelo IMEI, é só entrar em contato com sua operadora. Quando você adquire um número para seu celular, é feito o cadastro do IMEI do seu aparelho no sistema da operadora vinculado ao número.

Em posse desta informação a operadora pode fazer o bloqueio de acordo com sua solicitação. Eles apenas irão pedir que você confirme seus dados antes de atender sua solicitação.

Veja os números de contato e atendimento das principais operadoras no Brasil:

Este bloqueio faz com que o aparelho perca o sinal de internet e telefonia. Como forma de desistimular roubo de celulares, já que isso fará com que fique mais difícil vendê-lo depois.

 

Bloquear por Gerenciador de Sistema

Outra forma de bloquear seu aparelho é por meio do Gerenciador do sistema do seu celular. Mas, para poder fazer este tipo de bloqueio é necessário se cadastrar e configurar sua conta antes que algo aconteça.

Veja abaixo como bloquear celular roubado pela internet, de qualquer computador ou aparelho, de acordo com o sistema operacional do seu aparelho.

Android

Para bloquear celular Android, você precisa fazer seu cadastro no Android Device Manager do Google, e baixar o aplicativo no celular, caso algo aconteça, no seu computador entre no site, lá você poderá:

  • “Reproduzir Som” para tentar encontrar o dispositivo, caso o tenha perdido.
  • Também é possivel “Proteger Dispositivo”: saia das contas Google, mas deixe uma mensagem na tela com um número de telefone e uma mensagem para quem encontrar o aparelho.
  • Ou, “Limpar Dispositivo”, caso tenha sido roubado. Nesta opção todo o conteúdo do aparelho será apagado e não será possivel localizá-lo após esta ação.

iOS

Em aparelhos iOS para bloquear iPhone ou outro aparelho, você precisará entrar no seu iCloud de outro aparelho. Veja abaixo como fazer:

  1. Faça login na App Store ou iTunes
  2. Selecione “Buscar meu iPhone” (vai aparecer um ponto verde no mapa)
  3. Clique no “i”
  4. Siga as instruções

Windows Phone

Já para poder bloquear Windows Phone o processo é semelhante aos anteriores. Lembre-se de cadastrar seu dispositivo antes que algo aconteca. Veja abaixo:

  1. Vá na Loja Virtual da Microsoft
  2. Acesse “Localizar meu telefone”
  3. Lá você encontrará as opções “tocar”, “apagar” e “bloquear”
  4. Selecione o que deseja fazer e siga as insruções

 

Bloquear Whatsapp

Caso queira verificar opções para manter suas conversas de Whatsapp salvas, para bloquear o aplicativo em caso de perda ou roubo do aparelho o procedimento é simples.

Entre em contato com o Whatsapp através do e-mail [email protected]. Em sua mensagem informe o que aconteceu, e o número da conta com DDI e DDD (ex: +55 11 99999-9999).

Após o bloqueio, você terá 30 dias para reativar sua conta em outro aparelho, caso contrário sua conta será excluida dos servidores e você perderá todas as mensagens pendentes (enviadas a você após o bloqueio).

Veja também o que fazer quando o Whatsapp para de funcionar.

 

Dicas de Segurança – 6 formas de aumentar sua segurança

Hoje em dia, com um índice de furtos de aparelhos móveis tão alto, é muito importante se prevenir, tanto nos hábitos de uso do celular em lugares públicos, quanto a tomar precauções para se resguardar se algo acontecer.

Sabe aquele ditado “É melhor prevenir do que remediar”? É sempre melhor estar preparado para uma situação ruim do que ser pego de surpresa e ter que correr atrás do prejuízo.

Caso tenha seu celular roubado veja o que fazer para se prevenir de maiores problemas.

 

1. Não deixe senhas de banco salvas em seu celular

Hoje é muito mais fácil usar aplicativos de banco para fazer transações como pagamento de boletos, transferências, e verificar seu saldo. Deixar a senha salva no aplicativo pode te fazer ganhar tempo.

Mas se você perder seu celular, pode não ser uma boa ideia deixar todas as suas informações bancárias à mercê de um desconhecido. Como medida de segurança, não deixe sua senha salva, se possível use desbloqueio por digital.

 

2. Mantenha backup de seu celular atualizado

Para usuários de aparelhos Apple você pode usar o iTunes, e para usuários de aparelhos Android, você pode utilizar o Google Drive para fazer backup do celular. Mas sempre que possível passe suas informações para seu computador.

Deixe backups agendados uma vez por semana, ou com maior frequência, se preferir. Desta forma você não perderá todas as suas informações caso fique sem seu celular.

 

3. Use aplicativos para bloqueio de aplicativos com senha

Faça uso de aplicativos de bloqueio de aplicativos com senha para iPhone ou Android para manter informações importantes e documentos confidenciais fora do alcance de alguem mal intencionado.

Desta forma, você ganha mais tempo para bloquear seu celular pela internet e apagar todos seus arquivos dele antes que alguem consiga desbloquear todos os seus arquivos importantes

 

4. Oculte aplicativos importantes

Outro tipo de aplicativo que você pode aproveitar são os de ocultar aplicativos no seu celular. Fazendo isso você ganha ainda mais tempo, pois quem encontrar, ou levar seu celular não saberá da existência deles.

Quando você conseguir bloquear seu celular e apagar todos os seus dados dele, é mais improvavel que consigam pegar informações importantes para você.

 

5. Se informe sobre seguro do seu cartão

Se você possui uma conta e ela deduz um valor de seguro cartão todo mês, verifique a apólice deste seguro! Geralmente cartões de banco oferecem seguro para bens roubados.

Desta forma, se seu celular for roubado, você também poderá solicitar o valor do seguro para comprar outro. O valor dependerá do tipo do seguro contratado, mas é um começo.

 

6. Verifique se sua operadora oferece seguro

Hoje muitas operadoras oferecem seguro para aparelhos móveis roubados. Verifique se sua oferece este tipo de produto para você. Se o valor de seu aparelho for muito alto, verifique se vale a pena fazer o seguro.

 

Este artigo foi útil para você? Deixe nos comentários suas impressões e opiniões a respeito do conteúdo!