Dicas
Atualizado em
Leitura 8 min

O WhatsApp parou de funcionar? Veja o porque e como resolver!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

O Whatsapp parou de funcionar? Veja o porque e como resolver!

Depois do Facebook, o WhatsApp é a maior rede social no Brasil, sendo usado, até mesmo, de forma profissional em duas contas diferentes com o WhatsApp Business.

Então, se o WhatsApp parou de funcionar hoje, ou apresenta problemas de conexão frequentes, isso pode causar muitos transtornos para os usuários.

Eventualmente, pode ser que o WhatsApp pare de funcionar, seja por problemas na rede, seja por manutenção do aplicativo ou problemas no dispositivo usado pelo usuário. Mas, dependendo do motivo do mau funcionamento, existem ações que podem solucionar o problema.

Neste conteúdo, explicamos porque normalmente o WhatsApp para de funcionar e apresentamos as possíveis ações para resolver a situação. Confira!

Por que o WhatsApp parou de funcionar?

Se você acessa o aplicativo, entra nas conversas normalmente, escreve, mas ao enviar mensagens elas ficam carregando para serem enviadas, mesmo com seu sinal de internet funcionando, provavelmente o WhatsApp parou.

Antes de mais nada, é importante verificar se você está com algum problema de rede. Para ter certeza que você não está sem internet ou com a conexão limitada, desligue a conexão por Wi-Fi no celular e veja se a mensagem vai no 3G ou 4G. Se quiser, reinicie o aparelho.

Se você já está só no seu 3G ou 4G, pode ser que sua franquia tenha acabado, mas se você tem o WhatsApp Ilimitado, foi mesmo o aplicativo do WhatsApp que parou de funcionar, o que pode ser causado por um dos motivos que apresentamos a seguir.

Decisão Judicial

As vezes em que o WhatsApp parou completamente, e por mais tempo, foram por causa de uma decisão judicial contra a empresa Facebook, que é dona do WhatsApp. 

Normalmente, antes da decisão judicial são veiculadas notícias anunciando que o WhatsApp vai parar de funcionar.

Isso ocorre porque alguns processos judiciais solicitaram acesso às conversas para análise de possíveis provas.

Como a empresa tem uma Política de Privacidade muito rígida, eles nem sempre entregam o solicitado e, como forma de penalidade, a justiça bloqueia o aplicativo, logo, o WhatsApp fica fora do ar.

No Brasil, o WhatsApp parou em dezembro de 2015 e em maio de 2016, ambas situações por motivação judicial. Isso também já aconteceu mais vezes e em outros países.

A ideia do WhatsApp fora do ar, hoje, já é um acontecimento com o qual estamos um pouco mais acostumados, e estas decisões nunca são permanentes, com o serviço sendo restaurado pouco tempo após o bloqueio.

Atualizações

As atualizações de rotina do aplicativo são uma grande razão por trás das quedas no serviço do WhatsApp. 

Geralmente, são informadas com antecedência para que os usuários não se assustem e possam se programar. Nesses casos, o WhatsApp fica fora do ar por pouco tempo e logo volta ao normal.

Inclusive, em 2019, todos os aplicativos do Grupo Facebook tiveram um bug e o WhatsApp, o Facebook e o Instagram funcionaram com restrições no mundo inteiro, mas voltaram ao normal no dia seguinte.

Instabilidade do sistema

O WhatsApp é um aplicativo, ou seja, está sujeito a instabilidades em seu sistema, que por sua vez comprometem a usabilidade da ferramenta.

Ao perceber que o WhatsApp não está funcionando, consulte o site Down Detector para verificar se ele está realmente fora do ar. Por lá você consegue saber alguns motivos que podem estar causando essa instabilidade.

Outra forma é ficar de olho nas notícias para saber se houve algum comunicado oficial a respeito da instabilidade do sistema operacional do WhatsApp, Facebook, Instagram e demais redes sociais. Infelizmente não há como prever essas quedas dos aplicativos. Mas uma alternativa é encontrar outros meios de comunicação que não tenham sido afetados e se comunicar com outras pessoas através deles.

Sua internet está lenta?

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Por que o meu WhatsApp parou?

Mas não é porque o WhatsApp parou de funcionar que significa que saiu uma nova ação judicial ou uma atualização do aplicativo. Pode ser um bug na conversa, ou até mesmo um problema de memória do celular.

Conversas pesadas

Às vezes, quando você recebe uma corrente, podem ter muitos caracteres ocultos na mensagem, deixando o texto pesado e travando a conversa. E você, sem entender, fica se perguntando porque o WhatsApp parou de funcionar.

Nesses casos, a melhor opção é fechar o aplicativo e, se necessário, reiniciar o celular. Para que o WhatsApp não pare novamente, apague a mensagem que causou o problema.

Você pode apagar a conversa toda pela tela inicial do WhatsApp, sem abrí-la para não travar novamente, ou pode usar o WhatsApp Web e apagar só a mensagem problemática.

Excesso de conversas

Outro motivo comum que faz com que o WhatsApp pare de funcionar é quando você tem muitas conversas com muitas mensagens, imagens e figurinhas, ou muitos status para carregar. Isso acaba ocupando muita memória do aplicativo e do celular.

Com o celular sobrecarregado, pode ser que você fique com o WhatsApp travando. Se você não quer perder as conversas, você pode simplesmente arquivá-las. É fácil:

  1. vá ao menu dos 3 pontos verticais no canto superior direito;
  2. selecione as “Configurações” do aplicativo;
  3. vá em “Conversas”;
  4. clique em “Histórico de Conversas”
  5. selecione “Arquivar todas as conversas”.

Pronto! Desta forma elas deixam de ocupar tanto espaço no aplicativo e no celular, e o problema no WhatsApp vai parar ao menos por algum tempo. Então, lembre-se de fazer isso frequentemente.

Você não vai ver nenhuma conversa na tela principal. Mas quando alguém te mandar mensagem, a conversa deixa de ficar arquivada e todas as mensagens aparecerão para você. 

Não se preocupe: caso necessário, é possível recuperar conversas do WhatsApp.

O que fazer com WhatsApp travando?

Se o WhatsApp simplesmente não abre, você pode fazer algumas ações para melhorar o funcionamento do aplicativo.

Atualize o WhatsApp

O WhatsApp frequentemente lança novas atualizações. Logo, se por algum motivo seu celular não faz a atualização de forma automática, pode ser por isso que o WhatsApp parou.

Se este for o caso, vá até a Playstore ou AppStore, procure onde estão listados todos os aplicativos e selecione a opção para atualizar o WhatsApp.

Dependendo do que aconteceu no seu aparelho, aproveite para atualizar todos os aplicativos do seu celular e evitar um problema semelhante com outros aplicativos.

Reinicie seu dispositivo

Todos os sistemas operacionais podem apresentar falhas eventualmente. Então, o que você pode fazer para corrigir um eventual problema no sistema operacional do seu celular, é reiniciar o aparelho.

Limpe os dados do WhatsApp

Quando você usa muito um aplicativo, ele cria um arquivo de memória rápida, com ações executadas no dispositivo. Esse arquivo de memória é chamado “cache”.

Se você não exclui o cache, ele vai acumulando informações continuamente. Isso deixa o aplicativo “pesado”, ocasionando lentidão. Então, para evitar que o WhatsApp pare de funcionar:

  1. vá nas configurações do seu celular;
  2. selecione a opção de ver todos os aplicativos;
  3. procure o WhatsApp na lista e selecione-o;
  4. em alguns aparelhos você precisa clicar na opção “Armazenamento”;
  5. limpe o cache do aplicativo;
  6. se quiser, você pode limpar os dados, mas você irá perder todas as conversas;
  7. se ainda assim não resolver, volte na tela que aparece a opção “Forçar Parada” e selecione-a.

Reinstale o aplicativo

Limpando o cache, os dados e forçando a parada do WhatsApp, você restaura as configurações originais do aplicativo. Então qualquer problema do WhatsApp deve ser resolvido com esses passos.

Mas, se persistir, a única opção seria desinstalar e baixar o WhatsApp novamente.

Instale outra versão do WhatsApp

Depois de tudo isso, pode ser que seu sistema operacional não esteja interagindo bem com uma nova versão do WhatsApp. Então neste caso, você precisará instalar uma versão antiga do aplicativo

Para fazer a instalação de uma versão antiga do WhatsApp siga os passos abaixo:

  1. vá nas configurações do celular;
  2. selecione a opção “Aplicativos”;
  3. procure pelo WhatsApp e anote a versão está instalada no seu celular;
  4. vá até o site APKMirror e pesquise por “WhatsApp”;
  5. você verá todas as versões do WhatsApp;
  6. veja qual versão é a sua, e selecione uma versão anterior;
  7. o site irá te redirecionar para outra página, com as informações do download. Clique na versão que quer baixar;
  8. vá até o botão “Download APK”;
  9. assim que instalar, clique em abrir.

Você não precisa desinstalar o aplicativo para poder instalar esta versão que baixou.

Volte às configurações de fábrica

Caso ainda assim o WhatsApp pare de funcionar ou apresente problemas, o problema pode ser a forma como o sistema operacional do seu celular está se comportando.

Para resolver isso, só voltando às configurações originais de fábrica do aparelho, seguindo os passos a seguir:

  1. vá em configurações;
  2. clique em “Fazer Backup e Redefinir”;
  3. escolha a conta para fazer o backup de dados;
  4. depois vá em “Restaurar Dados de Fábrica” ou “Restaurar Padrão de Fábrica”;
  5. selecione “Restaurar”.

Os nomes mudam dependendo do sistema operacional do seu aparelho, mas, no geral, são bem parecidos.

Por que o WhatsApp Business parou de funcionar?

A versão Business do WhatsApp foi lançada para atender demandas de empresas que utilizam o aplicativo de forma profissional. 

Essa versão oferece recursos diferentes, como mensagens automáticas, filtros de conversas, catálogo de produtos, endereço e link de site, ferramentas muito úteis para a comunicação de empresas.

No entanto, assim como acontece com a versão padrão, eventualmente os usuários reportam problemas, como WhatsApp Business travando ou fora do ar. Normalmente, os problemas que causam esses transtornos são os mesmos responsáveis pelo mau funcionamento da versão tradicional do WhatsApp. 

Portanto, as formas de solucionar problemas com o WhatsApp Business são as mesmas já citadas ao longo do texto. Ou seja: reiniciar o aparelho, limpar os dados, atualizar o aplicativo, reinstalar, instalar uma versão antiga ou restaurar as configurações de fábrica.

Fale com o WhatsApp

Se depois de todos os passos anteriores o seu aplicativo continuar travando com muita frequência, você pode entrar em contato com o “Fale Conosco” do WhatsApp.

Você encontra essa opção e também as perguntas frequentes no aplicativo:

  1. clique no menu dos 3 pontinhos verticais;
  2. vá em “Configurações”;
  3. selecione “Ajuda”;
  4. selecione “FAQ” ou “Entre em Contato”.

Para essa opção de contato, você descreve no próprio aplicativo as dificuldades que tem enfrentado. Há também um espaço para incluir screenshots da tela se quiser mostrar o que se passa na tela quando o WhatsApp está bugado.

No FAQ você é redirecionado para uma página WEB com todas as perguntas frequentes que eles recebem.

Os temas estão separados como: “Temporariamente Banido”, “Download e Instalação”, “Conta e Perfil”, “Chats”, “Contatos”, “Ligações de Voz e Vídeo”, “Segurança e Privacidade”, “Status” e “Solução de Problemas”.

Alternativas ao WhatsApp

Agora, se você se cansou do WhatsApp e não quer depender dele no futuro, você pode usar outros aplicativos de mensagem instantânea. Veja abaixo algumas opções bem avaliadas:

Telegram

Este aplicativo ganhou visibilidade durante as 2 intervenções judiciais que afetaram o sinal do WhatsApp em 2015 e 2016. Há quem diga que o Telegram supera em muito o WhatsApp.

O aplicativo é open-source, o que significa que vários programadores têm acesso ao código e podem fazer contribuições de melhorias. Funciona com doações, então não tem uma estratégia de lucro (sem propagandas).

Outro diferencial é que os dados trocados no aplicativo ficam salvos na nuvem. O que significa que, se você deletar o aplicativo do celular e baixá-lo novamente, não irá perder suas mensagens.

Inclusive, você pode acessar suas mensagens pelo site. Uma vez que o computador foi cadastrado, você não precisa que seu celular esteja perto ou ligado para poder acessá-las.

Para iniciar conversas, o processo é semelhante ao WhatsApp. Se você adicionar um contato no celular, que também tem o aplicativo, essa pessoa vai aparecer no Telegram para que você possa iniciar uma conversa.

O Telegram tem recursos extras em comparação ao WhatsApp. Você pode editar fotos antes e depois de enviar, pode editar mensagens enviadas, e as mensagens deletadas simplesmente somem (diferente do WhatsApp).

As imagens enviadas pelo aplicativo não perdem a qualidade, diferente do WhatsApp que comprime a imagem, diminuindo sua qualidade. Você também pode colocar temas diferentes em cada conversa.

Infelizmente o Telegram ainda é menos popular do que o WhatsApp, porque nem todo mundo tem o aplicativo no telefone, fazendo com que muitos acabem perdendo o interesse nele.

Facebook Messenger

A conta do Facebook Messenger é vinculada diretamente à rede social, que é muito bem aceita no Brasil e no Mundo, o que faz do aplicativo mais reconhecido.

Lá você tem os mesmos recursos do WhatsApp, com o diferencial que a base de contatos é no Facebook. Você pode entrar em contato com pessoas que não são suas amigas, mas elas terão que aceitar falar com você.

Você pode enviar mensagens de texto, voz, imagens, vídeos e criar grupos, podendo acessar conversas do celular ou do computador – na segunda opção, você precisa entrar na sua conta do Facebook.

Como ponto negativo, o Facebook é dono do WhatsApp, e pode ser que, caso tenha algum problema na plataforma geral da empresa, o Facebook Messenger também apresente instabilidade se o WhatsApp ficar fora do ar.

Skype

O Skype também é bastante conhecido, principalmente por suas vantagens de chamadas de vídeo pelo computador ou aplicativo. Com a possibilidade de colocar créditos para poder fazer ligações para fixos nacionais e internacionais.

Na versão Business, se você não tiver permissão dos administradores, você só conseguirá enviar mensagens para pessoas dentro da sua empresa. Ao final da conversa, você a recebe por e-mail.

Já no Skype regular, que você faz com sua conta pessoal, você troca mensagens com qualquer pessoa com quem você se conecte, mais semelhante ao estilo do Facebook do que do WhatsApp neste ponto.

Pelo Skype você pode fazer ligações de voz e vídeo quando todos envolvidos estão online, mas também pode mandar mensagens de texto, voz, vídeo, imagens e documentos mesmo quando a outra pessoa não está conectada.

Viber

O Viber é bem semelhante ao WhatsApp: você pode contactar por ele com todos os seus contatos que também tiverem o aplicativo em seus dispositivos.

Por ele, também é possível fazer chamadas de voz e vídeo, mandar mensagens de texto, voz, vídeo e imagens. Mas, assim como o Telegram, o aplicativo não é muito popular, o que faz com que não tenha muitos interessados.

WeChat

O WeChat é bem utilizado na China, então se você trabalha com exportação/importação, negócios internacionais que envolvam a China, é uma excelente ferramenta.

Fora isso, o aplicativo é muito semelhante ao WhatsApp, no qual você troca mensagens de texto, voz e vídeo, assim como pode enviar imagens e fazer chamadas de voz e vídeo.

Mas assim como o Telegram e o Viber, o WeChat também não é muito popular aqui no Brasil, o que impacta no interesse em fazer uso do aplicativo.

Veja também como acessar Wi-Fi gratis quando estiver fora de casa e quiser fazer uma ligação.

Planos com WhatsApp Ilimitado

Bom, agora que você já sabe como resolver os problemas do WhatsApp no seu celular, ou quais opções de aplicativos semelhantes pode usar para substituí-lo, você precisa entender sobre o gasto dos dados da sua internet.

O uso de aplicativos por meio de dados móveis consome o pacote mensal de internet dos planos. Contudo, as operadoras costumam oferecer planos com algumas redes sociais ilimitadas.

Se conseguimos ajudar você a descobrir porquê o WhatsApp parou de funcionar, então, aproveite para descobrir todos planos que oferecem WhatsApp grátis!

Perguntas Frequentes

🤔 Excesso de conversas pode fazer o Whatsapp parar de funcionar?

Sim. Ter muitas conversas com vídeos, imagens ou figurinhas, pode ser uma possível causa do mal funcionamento do aplicativo.

❗❓ Como atualizar o Whatsapp?

Para atualizar o seu app Whatsapp, basta:

1- Ir até a play store;

2- Procurar pelo app;

3- Clicar no botão de "Atualizar".

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.