• Home
  • Artigos
  • Bloqueio de aplicativos com senha para Android ou iPhone

Dicas

Atualizado em

Bloqueio de aplicativos com senha para Android ou iPhone

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Bloqueio de aplicativos: Melhores Apps de 2019 (Android e iOS)

Para quem se preocupa com a segurança das informações pessoais, o bloqueio de aplicativos é um recurso fundamental. Afinal, mesmo com os programas de reconhecimento facial e digital, para garantir a privacidade é preciso ter mais camadas de proteção. 

Se você ainda não conhece essa opção para a segurança das suas informações, continue lendo para saber como fazer o bloqueio de aplicativos com informações sensíveis e aprenda também como modificar as notificações do seu celular para que não apareçam mais informações do que necessário.

A seguir, abordaremos os seguintes temas:

  1. Como funciona o bloqueio de aplicativos do celular;
  2. Como bloquear aplicativos no Android;
  3. Como bloquear aplicativos no iPhone;
  4. Bloqueio de aplicativos específicos ― para estudo/trabalho;
  5. Medidas extras de segurança para aplicativos bancários;
  6. Proteja suas conversas do WhatsApp;
  7. Como ocultar o conteúdo de notificações;

Como funciona o bloqueio de aplicativos do celular

Para que você entenda melhor, o bloqueio de aplicativos no celular é uma medida de segurança extra para proteger suas informações pessoais.

Você pode fazer um bloqueio extra de qualquer aplicativo que possuir em seu telefone, seja um app de notas, de banco, de mensagens instantâneas ou redes sociais. O que você quiser!

Android

Alguns celulares já vêm com um app de bloqueio de aplicativos para Android. Nesses casos você precisa ir em configurações do celular para saber se seu celular oferece essa possibilidade.

Sugerimos procurar de acordo com o modelo do telefone, pois a apresentação das informações de bloqueio de aplicativos varia bastante.

iPhone

Existe também uma opção de bloqueio de aplicativos para iPhone que é do próprio sistema. Para acessar, siga os passos a seguir:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. “Geral”;
  3. “Restrições”;
  4. Clique em “Ativar Restrições”;
  5. Digite sua senha e selecione os apps que quer restringir o acesso;
  6. Escolha o tipo de conteúdo que pode ser acessado em cada nível de classificação.

Apps para bloqueio de aplicativos Android

Aqui você encontra alguns dos apps mais indicados para bloqueio de aplicativos Android:

1. App Lock – Bloqueio

O App Lock ― Bloqueio funciona de forma bem simples, é só selecionar os aplicativos a serem bloqueados e criar uma senha. O aplicativo vem com alguns temas para personalização do usuário.

O AppLock é gratuito, então é só entrar no Google Play e fazer o download!

2. Bloqueio App Lock

O Bloqueio App Lock é um aplicativo semelhante ao anterior (inclusive no nome), é só fazer o download, selecionar quais aplicativos bloquear, determinar uma senha, e pronto.

O seu diferencial, no entanto, é que ele tira fotos de quem tenta acessar seus dados. As fotos ficam armazenadas com as informações de hora e aplicativo que tentou acessar.

O aplicativo também vem com opções de temas para personalização, então você pode escolher a tela de desbloqueio dos aplicativos. Esse também é um app de bloqueio de aplicativos gratuito, então é só baixar e usar.

3. AppLock Zilla

Outro app gratuito de bloqueio de aplicativos para Android é o AppLock Zilla. Este é mais um dos mais usados para Android para segurança de informações.

O uso é tão simples quanto os anteriores. É só baixar, selecionar os aplicativos que quer bloquear e criar uma senha.

Apps para bloqueio de aplicativos iPhone

Você usou o sistema nativo do iPhone para bloqueio de aplicativos e não gostou? Existem outras opções, veja abaixo e descubra com qual você se identifica mais:

1. iProtect

Este é um dos apps para bloquear aplicativos mais conhecidos. Especial para sistema iOS, ele serve para fazer o bloqueio de aplicativos no iPhone, iPod e até no iPad. O iProtect protege seu aparelho de olhares curiosos e também de ladrões.

As opções são de bloqueio de aplicativos com digital, com senha e com padrão.

2. Locktopus

Este aplicativo tem a mesma função do iProtect, mas a diferença é que ele deve ser adquirido no iTunes, e é pago. Para baixar o aplicativo, você precisará pagar US$ 2,99.

Entretanto, uma vantagem do Locktopus como app para bloqueio de aplicativos é que ele ocupa muito pouco espaço na memória do seu aparelho.

Outra vantagem é que ele não tem um ícone na sua tela. Como o Locktopus fica com acesso a todos outros aplicativos, você só precisa clicar no aplicativo que deseja bloquear e criar uma senha para acessá-lo.

3. iApplock

Este aplicativo é bem semelhante aos anteriores. Mas, além de fazer o bloqueio de aplicativos do iPhone, ele também faz o bloqueio do sistema, por exemplo, você bloqueia a instalação ou remoção de novos aplicativos.

A diferença é que o iApplock pode ser adquirido pelo Cydia Store e não no iTunes. O aplicativo tem alguns temas de tela de bloqueio para escolher, e você pode optar pelo desbloqueio do aplicativo com digital, senha ou padrão. 

App para bloquear aplicativos específicos – para estudo/trabalho

Há momentos, quando estamos estudando ou trabalhando e precisamos nos concentrar, ou momentos em que queremos descansar a mente, e o celular acaba se tornando um problema.

Para evitar cair na tentação de checar o feed do Instagram, novidades do Facebook, a trendnews do Twitter, ou só para dar um tempo de descanso para você mesmo, um app para bloquear aplicativos pode ser a solução.

1. Offtime

O Offtime é um aplicativo que oferece ao usuário várias informações sobre seu comportamento com o celular. Essas informações te permitem analisar melhor “como, quando e por quanto tempo” você usa o celular.

Por um período escolhido, você pode bloquear ligações, textos, notificações e determinados aplicativos, para focar naquilo que é importante para você.

Esse aplicativo está disponível tanto para Android como para iPhone. Entretanto, existe uma versão básica (grátis) e uma Pró (paga). A versão básica do Android tem mais recursos do que a para iOS.

2. AppDetox

O intuito deste aplicativo é ajudá-lo a se desintoxicar do celular, então o AppDetox permite ao usuário agendar o bloqueio de aplicativos e criar algumas regras de uso do celular.

Quando você quebra uma regra de uso, o aplicativo te manda uma mensagem avisando que está na hora de dar um tempo do celular, e se desconectar um pouco.

O AppDetox é um app de bloqueio de aplicativos para Android, e seu download é gratuito.

3. AppBlock

O objetivo deste aplicativo é te ajudar a focar nas suas tarefas, sejam elas estudo ou trabalho. O AppBlock faz o bloqueio de aplicativos de redes sociais, mensagens e jogos para te ajudar a focar no que precisa fazer.

Você pode fazer o bloqueio de aplicativos do seu celular quando precisar e até mesmo fazer agendamentos em períodos ou datas antecipadamente. Quando o período acabar, ele irá desbloquear os aplicativos automaticamente. 

Bloqueio de aplicativos em ambientes corporativos

Entender como bloquear aplicativos não é importante apenas para proteger informações pessoais. Empresas que disponibilizam celulares corporativos para funcionários também devem se preocupar com a segurança das informações empresariais e, por isso, também adotam apps para bloqueio de aplicativos.

Nesse contexto, o uso de um aplicativo para bloquear celular é a melhor forma de garantir, além da segurança das informações, que os aparelhos não serão usados para outros fins que não o trabalho.

Assim, empresas encontram nos softwares MDM (Mobile Device Management, ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis) uma forma de restringir quais aplicativos poderão ser usados nos aparelhos corporativos. Esses softwares ainda possibilitam o gerenciamento de configurações e funcionalidades dos smartphones, fornecendo maior proteção às informações.

Ou seja, além de servir como um app para bloquear aplicativos, os softwares oferecem opções para gerenciar relatórios de uso e localização, inventários, gerenciamento de aplicativos, configurações automáticas, agenda, políticas de segurança, etc.

Portanto, entre as funções mais importantes dos softwares MGM, estão:

  • Permissão para números de telefones;
  • Bloqueio de apps de redes sociais;
  • Uso de aplicativos de background;
  • Bloqueio de sites; e
  • Restrições de horários de uso.

Com isso, o bloqueio de aplicativos, além de garantir maior segurança às informações, gera maior produtividade, redução de custos e simplificação nas demandas de trabalho.

Medida extra de segurança para aplicativos Bancários

Um dos maiores benefícios que a internet nos deu é não precisar ir ao banco para fazer qualquer movimentação simples. Hoje, podemos controlar as finanças pelo celular. No entanto, junto com essa evolução maravilhosa, aumenta o risco de alguém descobrir a sua senha. 

Para evitar esse problema, a maioria dos bancos está aderindo ao reconhecimento digital no lugar de senhas numéricas, já que praticamente todos os novos celulares vêm com essa tecnologia.

Para ninguém descobrir sua senha bancária, nossas recomendações são:

  • Não acesse a sua conta bancária dentro do ônibus, mesmo que se sinta seguro. Sempre tem alguém olhando;
  • Evite acessar sua conta bancária em lugares públicos quando há muitas pessoas ao seu redor;
  • Se possível, faça a adesão do reconhecimento da digital como senha no app do seu banco;
  • Outra sugestão é aderir a um dos apps de bloqueio de aplicativos, para uma camada extra de proteção.

Proteja suas conversas do Whatsapp

O Whatsapp tem uma medida de proteção chamada “verificação em duas etapas”. Essa medida funciona como uma verificação dupla, sempre que for necessário verificar sua conta.

Desta forma, o aplicativo evita que alguém acesse seu Whatsapp de outro aparelho para poder ficar acompanhando as suas mensagens.

Aderir a essa proteção adicional é muito simples:

  1. Vá nos 3 pontinhos que aparecem do lado direito no topo da tela;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Vá em “Conta”;
  4. Selecione a “Verificação em duas etapas”;
  5. Selecione “Ativar” e determine uma senha ou e-mail para a verificação.

No iOS o caminho é o mesmo, mas ao invés de “Conta” a opção que aparece é “Ajustes”.

Como ocultar o conteúdo de notificações

Às vezes estamos conversando sobre algum assunto muito sensível no WhatsApp, ou aguardando um e-mail cuja informação é confidencial, ou o que quer que seja que não queremos que outras pessoas vejam.

Mas sempre que chega uma notificação nova, uma prévia da mensagem do e-mail, ou da mensagem aparece na tela bloqueada do seu celular. 

Você pode ocultar as prévias de conteúdo de notificações do seu celular com um procedimento muito simples:

  1. Vá nas “Configurações” do seu celular;
  2. Ache a opção de “Aplicativos” ou “Notificações”;
  3. Lá procure algo como “Tela de Bloqueio”;
  4. Selecione a opção de sua preferência. Pode ser “não mostrar nenhuma notificação”, ou apenas “esconder conteúdo da mensagem”.

Pronto, uma coisa a menos para os curiosos bisbilhotarem da sua vida!

E aí, o que você achou deste assunto e das soluções de bloqueio de aplicativos que apresentamos para você? Elas foram úteis? Qual foi a sua preferida? Conta pra gente nos comentários!

Perguntas Frequentes

❗❓ Quais são os melhores apps de bloqueio de aplicativos para Android?

O TOP 3 melhores aplicativos de bloqueio de app são:

1- App Lock;

2- Bloqueio App Lock;

3- AppLock Zilla.

🤔 Quais são os melhores apps de bloqueio de aplicativos para iPhone?

O TOP 3 melhores APPs para bloqueio de aplicativos para iPhone são:

1- iProtect;

2- Locktopus;

3- iApplock.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações, além de ser apresentadora do nosso canal no Youtube.