Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

O que é e como consultar IMEI? Entenda tudo sobre o tema!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Saiba como consultar IMEI da Anatel do seu celular

O IMEI é um código que identifica o seu smartphone e que serve para diversos propósitos, incluindo o bloqueio do seu aparelho em caso de roubo ou furto. Mas você sabe como consultar IMEI do seu dispositivo?

Para ajudar nessa tarefa, elaboramos este artigo especial para explicar o que é IMEI, como rastrear ou bloquear celular pelo código IMEI, entre outras dúvidas. Além disso, saiba mais sobre o projeto Celular Legal da Anatel e entenda a sua importância!

O que é IMEI?

O IMEI vem do inglês “International Mobile Equipment Identity”, que significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Seria o equivalente ao número de CPF para seu celular.

Ou seja, esse é um código único. Não existem 2 IMEIs iguais no mundo inteiro. Ele é composto de 4 grupos de números, com o total de 15 algarismos, na seguinte estrutura: 000000-00-000000-0.

É importante saber que, se seu celular tem espaço para 2 chips, ele vai ter 1 número diferente de IMEI para cada espaço de chip.

Pessoas mal-intencionadas, como contrabandistas e falsificadores de smartphones, costumam clonar ou usar números IMEI falsos. Portanto, é essencial que, ao comprar um aparelho, você esteja atento. 

Dê preferência a um fornecedor confiável e exija sempre a nota fiscal (mesmo ao comprar de um amigo, por exemplo).

Para que serve o IMEI?

Saber consultar IMEI tem várias utilidades. Por exemplo:

  • Desbloquear seu telefone e usá-lo com chip de qualquer operadora;
  • Para sua operadora poder padronizar serviços para aparelhos;
  • Bloquear o aparelho em caso de perda ou roubo;
  • Experimentar atualizações de softwares que ainda não foram liberadas para o público geral;
  • Para verificar a situação de um celular, quando for comprar um aparelho usado.

Veja a seguir como fazer para consultar IMEI do aparelho.

Como verificar IMEI do aparelho?

Para poder consultar IMEI do celular na Anatel, primeiramente, é preciso saber encontrá-lo. Dependendo do modelo do aparelho, ele fica bem aparente. Veja como fazer:

  • Na caixa do aparelho, próximo ao código de barras;
  • Atrás da bateria do celular;
  • Na nota fiscal do dispositivo;
  • Em uma etiqueta, na parte traseira do celular;
  • No iPhone, o IMEI fica na parte de trás do aparelho, embaixo do código do modelo;
  • Consulte seu IMEI pelo painel de configurações:
    undefinedundefined
  • Por código de solicitação: digite *#06# e aperte para fazer ligação. O IMEI será enviado por mensagem.

Como consultar IMEI na Anatel?

Após identificar o número IMEI do dispositivo que deseja verificar a situação, você só precisa consultar IMEI do celular no site da Anatel:

  1. Entre no site da Anatel;
  2. Digite o número IMEI do celular;
  3. Digite os caracteres da imagem de segurança;
  4. Clique em “Consultar”.

Se o aparelho consultado tiver 2 chips, não se esqueça de consultar os 2 números de IMEI do aparelho.

A situação do IMEI consultado aparecerá na tela em “Resultado”. Nessa tela, você poderá descobrir se o IMEI está bloqueado ou verá que o IMEI está regular e sem nenhuma restrição.

O que é o projeto Celular Legal?

O projeto Celular Legal é uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) para aprimorar o índice de aparelhos regularizados no Brasil.

Hoje, quando você compra um aparelho como rádio, telefone, tablet ou modem, aparelhos que transmitem sinais de telefonia, o aparelho vem com um selo de aprovação da Anatel. Esse selo só é disponibilizado após uma série de testes de segurança, para garantir a qualidade de conexão e a confiabilidade dos aparelhos.

Um dos objetivos da iniciativa Celular Legal é de bloquear o acesso à internet e ao sinal telefônico de todos os aparelhos com IMEI impedido, IMEI bloqueado e aparelhos irregulares.

Aparelhos irregulares são aqueles que não passaram pela aprovação dos testes de segurança pela Agência. Eles são comercializados de forma irregular no país ou adquiridos em outros países com regras diferentes às nossas.

Essa iniciativa, por permitir o bloqueio de aparelhos roubados, tende a desestimular os roubos e furtos de celulares no país, já que o aparelho fica sem sinal. Além disso, você também pode consultar, na Anatel, o status do aparelho antes de comprá-lo.

Como bloquear celular pelo IMEI?

Se seu celular foi roubado, para poder bloqueá-lo, é muito simples. Basta ligar para operadora e informar o ocorrido.

Caso tenha comprado o aparelho em uma loja oficial da operadora, você nem precisa saber o IMEI do aparelho para solicitar o bloqueio. Como a empresa de telefonia tem a informação do IMEI de seu aparelho vinculado ao seu número de telefone, eles só precisam do seu número de telefone.

Se seu dispositivo tem 2 espaços para chip e você só usa um, pode solicitar o bloqueio do outro também. Se você usa os dois, basta ligar nas respectivas operadoras para bloqueá-los.

Caso o seu aparelho apareça novamente, você pode solicitar que eles façam o desbloqueio do IMEI impedido. Veja os números para contato com as principais operadoras no Brasil:

Lembrando que você precisará fazer o Boletim de Ocorrência como medida de segurança. Em caso de furto ou perda, em alguns estados, você já pode fazer o BO online, mas, para roubo, é necessário ir até uma delegacia.

Caso seu aparelho seja usado de forma indevida ou se acessarem suas contas e tomarem ações que podem prejudicar você, essa é uma medida de segurança para você se defender e solicitar a reversão das ações.

Como rastrear celular pelo IMEI?

O rastreamento de celular pelo IMEI é um procedimento que só pode ser feito legalmente por meio de investigação policial em parceria com as operadoras de telefonia.

Se o seu dispositivo foi roubado ou furtado e você tem esperança de encontrá-lo, não bloqueie o IMEI se deseja rastreá-lo por vias legais. Leve o número IMEI até a delegacia de polícia na hora de fazer o BO.

Caso você vá a uma unidade que não saiba como rastrear celular pelo IMEI, não desanime. Procure outra até achar uma que conheça o processo.

Vale ressaltar que é importante deixar o GPS do celular ligado, para facilitar o rastreio. Além disso, existem vários rastreadores de celular disponíveis gratuitamente para o seu dispositivo.

Como medida de segurança extra, você pode verificar como ocultar aplicativos no seu celular e também como fazer o bloqueio de aplicativos com senha ou digital.

O que você achou deste conteúdo? O artigo tirou suas dúvidas sobre como e por que consultar IMEI do seu smartphone ou de um celular que deseja adquirir? Deixe as suas impressões nos comentários abaixo!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.