Celular

Atualizado em
Leitura 4 min

Correio de Voz: esse recurso ainda é útil?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Correio de voz: homem envia mensagem de voz pelo celular

Embora já não seja tão utilizado no dia a dia, o correio de voz ainda é um bom recurso em determinadas situações. Pessoas constantemente ocupadas com trabalho e que recebem muitas ligações diariamente ou até mesmo empresas, podem aproveitar as vantagens que o correio de voz oferece. 

Por isso, o conteúdo a seguir busca esclarecer algumas questões práticas sobre o correio de voz. Continue a leitura e entenda: o que é o correio de voz; por que ele é uma ferramenta importante; como utilizá-lo; e como desativá-lo.

O que é correio de voz?

O recurso de correio de voz basicamente permite a gravação e armazenamento de mensagens de áudio caso uma ligação não seja atendida. 

As operadoras dos serviços de telefonia, por meio de um sistema computadorizado, permitem que cada número de telefone possua uma caixa postal. Além de armazenar mensagens de voz, a caixa postal pode ser personalizada com uma mensagem gravada pelo cliente.

Provavelmente você já viu em filmes e programas, as pessoas interagindo pela secretária eletrônica, ou gravando a mensagem que será tocada quando uma chamada não for atendida. São aquelas mensagens, que normalmente terminam com: “deixe seu recado após o sinal”.

O correio de voz funciona da mesma forma. Porém, no Brasil, o recurso nunca se popularizou de verdade. A maioria das pessoas não personaliza a mensagem da caixa postal pessoal e, normalmente, quando as pessoas que ligam não não atendidas não é costume esperar o sinal para deixar um recado.

Mesmo assim, as operadoras mantêm o funcionamento das caixas postais. Isso acontece porque o correio de voz ainda pode desempenhar funções relevantes em determinadas situações, como explicamos no próximo tópico.

Por que o correio de voz é importante?

O correio de voz ainda tem sua utilidade em empresas e negócios que investem em atendimento e relacionamento com o cliente. O recurso permite algumas configurações interessantes e que não foram totalmente substituídas pelas novas tecnologias disponíveis. 

Por exemplo, a mensagem que é tocada, quando uma chamada não é respondida, pode ajudar a manter um cliente na linha, desde que seja clara, objetiva e apresente informações pertinentes.

Ou, ao invés de solicitar que a pessoa na linha deixe uma mensagem, é possível transferi-la para outro ramal que não esteja ocupado.

Além disso, o recurso permite que o cliente seja sempre ouvido, inclusive em horários não comerciais. Mesmo que a chamada do cliente não seja atendida, ele ainda poderá deixar uma mensagem com a solicitação, queixa, dúvida ou qualquer questão que considere pertinente. 

Essa prática deve ser valorizada e ajuda diversos negócios a manter um bom relacionamento com os clientes e parceiros.

Como usar o correio de voz?

O correio de voz normalmente é um recurso pago. Portanto, o seu uso é sujeito a cobrança das operadoras. Para poder usar o correio de voz apropriadamente é recomendado configurar o correio de voz para o seu número de telefone. Isso pode ser feito acessando as configurações do celular, lembrando que as formas de alterar os recursos podem variar de acordo com o aparelho utilizado.

Nos aparelhos com sistema operacional iOS (iPhone), no aplicativo de “Telefone” há um botão específico para o correio de voz (“Voicemail”). Clicando nesse recurso, a tela mostrará as mensagens de voz recebidas, no canto superior à esquerda há uma opção para alterar a sua saudação.

Já nos aparelhos com sistema operacional Android, abrindo o aplicativo de “Telefone” e segurando o dígito “1” no teclado numérico, você será conectado ao correio de voz. Basta então digitar o seu PIN e seguir as orientações ditadas para alterar a saudação do correio de voz.

Para ouvir as mensagens na caixa postal é possível percorrer um caminho mais simples. Cada operadora disponibiliza um número para acessar o correio de voz:

Como desativar o correio de voz?

Mesmo sendo útil em algumas situações, a maioria das pessoas não utiliza esse recurso. Assim, é muito comum que elas prefiram desativar o correio de voz. Porém, também é comum encontrar dificuldades nesse procedimento.

Primeiramente, se o incômodo se dá apenas com as notificações que não desaparecem do celular, basta ouvir as mensagens deixadas na caixa postal para que elas desapareçam. 

Outra forma de acabar com as notificações, sem precisar ouvir as mensagens da caixa postal, é simplesmente bloquear as notificações de correio de voz no aparelho. 

Isso pode ser feito acessando as configurações do aparelho e no menu de “Aplicativos” acessar a opção “Serviços do Smartphone” ou “Telefone”. Em seguida, é preciso limpar os dados. Outra possibilidade é, na mesma opção “Serviços do Smartphone” ou “Telefone”, clicar em “Notificações” e em seguida na opção “Bloquear tudo”. 

Assim, você elimina as notificações do correio de voz, porém também serão eliminadas todas as notificações do aplicativo “Telefone”.

Por fim, uma a opção mais efetiva, para não ter que lidar com esses procedimentos, é desativar totalmente o correio de voz. Para isso, cada operadora procede de uma forma.

Em algumas, o cancelamento pode ser feito por SMS, em outras é necessário ligar para a central de atendimento e solicitar o cancelamento. Em todo caso, o mais recomendado para que o procedimento seja realizado corretamente é que você consulte como o recurso funciona com a operadora em questão.

Gostou deste conteúdo? Conte para a gente se você ainda usa o correio de voz!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

celular/correio-de-voz
4.690