• Home
  • Artigos
  • Como desativar Caixa Postal da Claro: passo a passo completo!

Celular

Atualizado em
Leitura 4 min

Como desativar Caixa Postal da Claro: passo a passo completo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Como desativar a Caixa Postal da Claro passo a passo - ATUALIZADO

Às vezes, é muito ruim fazer uma ligação e ouvir a seguinte frase: “deixe seu recado, você só será tarifado após o sinal”. Tanto para quem liga quanto para a pessoa que não conseguiu receber a chamada pode ser muito desagradável — por isso, você já deve ter se perguntado como desativar caixa postal Claro

Este é um dos serviços oferecidos pela operadora Claro com objetivo de facilitar o dia a dia de seus clientes. Porém, alguns dos usuários não querem essa função em suas linhas telefônicas.

Quer saber como desativar a caixa postal da Claro? Não quer mais ser incomodado com a notificação de correio de voz chegando na sua tela? Então, continue com a gente que iremos lhe ajudar nessas etapas!

A seguir, separamos tópicos para tirar suas dúvidas e auxiliar no procedimento de como desativar caixa postal Claro. Neste texto, você saberá:

  • O que é o Claro Recado?
  • Como desativar caixa postal Claro?
  • Como remover o ícone do correio de voz?
  • Aquela última checada! (Como ouvir uma mensagem de voz da Claro)
  • Secretária Claro

O que é o Claro Recado?

Sempre que você não puder atender uma chamada, o serviço Claro Recado armazena todos as mensagens de voz gravadas em sua caixa postal. Também são enviados por e-mail e convertidos em textos encaminhados por SMS. Contudo, trata-se de um serviço pago e seu custo pode ser maior que o de uma ligação.

Para os clientes que assinam o Claro Recado, os valores cobrados são semanais nos planos pré-pago. Em planos controle e pós-pago, é cobrado um valor em sua mensalidade. 

Caso você tenha interesse em assiná-lo, basta enviar um SMS para o número 522 com a palavra PREMIUM. Ao fazer a assinatura, além do envio por e-mail e SMS, os clientes Claro contam com a possibilidade de recuperar os recados pelo número *555 e ganham acesso ao Claro Radar sem custos adicionais.

Contudo, muitas pessoas preferem não usar este serviço devido ao custo extra e por não ser vantajoso para suas necessidades. Por isso, percebendo os incômodos de vários usuários, desde a remoção do ícone de caixa postal e a mensagem de correio de voz na tela do seu smartphone até a gravação durante a chamada, vamos ajudar você. 

Abaixo, descubra como acabar com esse problema e como desativar a caixa postal da Claro.

Como desativar caixa postal Claro?

Há três formas de desabilitar caixa postal Claro. Começaremos apresentando os métodos pelo mais simples, caso este não funcione para você, execute o próximo passo a passo:

Por SMS

  1. Envie uma mensagem de texto (SMS) com a palavra SAIR para o número 555;
  2. Aguarde receber uma mensagem de confirmação do cancelamento do serviço Claro Recado. Pronto, a mensagem de voz estará cancelada.

Pelo autoatendimento

A partir do autoatendimento, clientes Claro conseguem desativar caixa postal Claro:

  1. Telefone para o número *400
  2. Tecle “*” (asterisco) para selecionar a primeira opção;
  3. Acompanhe as instruções fornecidas e escolha as opções pretendidas;
  4. Clique “2” para aprovar Claro desativar caixa postal;
  5. Espere a confirmação pela mensagem de texto (SMS) que chegará em seu telefone

Pelo Atendimento Claro

Caso os passo a passos anteriores não tenham sido eficazes, execute este método. Nele, será necessário que entre em contato com um dos atendentes da Claro para realização do cancelamento.

Faça o seguinte:

  1. Ligue, gratuitamente, para o número 1052.
  2. Aguarde alguns instantes para que o sistema reconheça o número do qual está ligando.
  3. Tecle a opção de número 8 - “CANCELAR SERVIÇOS”.
  4. Comunique ao atendente que deseja cancelar a caixa postal da Claro. 
  5. Informe o número da linha que terá o serviço cancelado e outros dados solicitados. Serão necessários documentos de identificação do titular da linha.
  6. Aguarde o atendente fazer o procedimento de desativação e pronto.

Dica: anote sempre o número de protocolo do procedimento. Se não ocorrer a desativação, entre em contato novamente e informe este número para que as medidas cabíveis sejam tomadas e o cancelamento seja realizado.

Se você deseja entrar em contato com a central de atendimento para outras solicitações, confira a lista de números da Claro neste link.

Como remover o ícone do correio de voz?

O ícone de correio de voz na tela do celular pode ser um grande incômodo, não é mesmo? Tentamos retirá-lo, mas não conseguimos. Para isso, selecionamos um método que ajudará na resolução desse problema temporariamente. Siga os passos abaixo:

  1. Vá até “Configurações” ou “Ajustes” em seu celular.
  2. Procure por “Gerenciador de aplicativos” ou “Aplicativos”. 
  3. Clique na aba de “Todos aplicativos” instalados. 
  4. Siga até “Telefone”. 
  5. Selecione “Limpar dados”

Os nomes de cada menu podem variar de acordo com o telefone, entretanto o procedimento anterior é válido para diferentes modelos. 

Feito isso, o ícone será removido no mesmo instante. 

No entanto, vale ressaltar que este procedimento de remoção do ícone de mensagem de voz é apenas temporário, o que significa que ele eventualmente irá aparecer de novo, geralmente, quando o celular é reiniciado ou o modo avião é desativado.

Lembre-se que a única forma de garantir efetivamente o cancelamento do correio de voz são os procedimentos citados no tópico “Como desativar caixa postal Claro?”.

Ouvir as últimas mensagens

Se antes de desativar o correio de voz da Claro, você desejar ouvir as mensagens de voz gravadas em sua caixa postal Claro é necessário ligar para o número *555. Neste local, todas as mensagens de voz ficam armazenadas por um período de até 15 dias,  depois que forem ouvidas serão automaticamente apagadas em 7 dias.

Secretária Claro

Quando seu telefone estiver desligado, fora da área de cobertura de sinal ou em casos de não poder atender a chamada imediatamente, a Secretária Claro guardará todos os recados em sua caixa postal Claro.

Para acessá-la, basta fazer o seguinte procedimento: ligue para *100 ou para o próprio celular e siga as orientações do atendimento eletrônico.

Caso queira desativar a Secretária Claro, faça o seguinte:

  1. Ligue para *100 e acesse sua caixa postal
  2. Em seguida escolha a opção “Personalizar Secretária Claro” > “Acesso Direto”
  3. Escolha a opção “Desativar telefone”.
  4. Pronto! Sua Secretária Claro será desativada.

Para alguns perfis de usuários, a caixa postal pode ser vantajosa por armazenar recados importantes em situações em que não é possível atender a chamada. Para outros, a assinatura do serviço pode gerar um gasto extra no orçamento desnecessário. 

Hoje, com as facilidades dos aplicativos de mensagem, mandar um recado ficou muito mais fácil, por isso, os serviços de caixa postal estão sendo cada vez menos utilizados.

Dessa forma, se deseja desativar caixa postal Claro, siga os métodos apresentados.

Nos comentários, diga qual procedimento escolheu e foi eficaz. Conte-nos também se teve alguma dificuldade ou tem alguma dúvida!

Perguntas Frequentes

🤔 Como retirar a caixa postal da Claro?

Para cancelar a caixa postal Claro de maneira rápida, envie um SMS para o número 555 com a palavra "Sair".

🧐 Como cancelar o correio de voz Claro?

Para desativar o correio de voz Claro, vá até as configurações no seu celular, clique na opção "aplicativos" e acesse a opção limpar dados.

🤷‍♀️ O que é Secretária Claro?

Secretária Claro é o serviço da operadora que guarda todos os seus recados, caso você esteja sem serviço no celular.

❗❓ Como cancelar a Secretária Claro?

Para desativar a Secretária Claro, ligue no *100.

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações, além de ser apresentadora do nosso canal no Youtube.