• Home
  • Artigos
  • Saiba o que é DNS e como fazer a configuração
Internet
Leitura 8 min

O que é DNS? Veja também como configurar e resolver problemas

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

foto de um roteador azul e no fundo a mão de alguém mexendo em um celular

Saber o que é DNS e como mudá-lo no computador e celular pode ser muito útil se você está tendo problemas com a sua conexão à rede de internet. 

Afinal, quase todas as vezes que usamos os navegadores de internet para visitar páginas na web, fazemos isso via tecnologia DNS, que pode passar por problemas de configuração. 

Por isso, neste conteúdo reunimos as informações mais úteis sobre o tema. Confira e entenda: 

  • o que é DNS e DNS privado no computador, celular e TV;
  • para que serve o DNS;
  • como saber o DNS da sua rede;
  • como mudar o DNS da sua rede;
  • como mudar o DNS no roteador;
  • como configurar o DNS;
  • qual o melhor DNS; e
  • como resolver problemas do DNS.

O que é servidor DNS?

DNS é a sigla para “Domain Name System”, ou “Sistema de Nomes de Domínio”. 

Basicamente, os servidores DNS funcionam como bancos de dados através dos quais é possível se conectar aos sites utilizando os nomes de domínios que digitamos invés do endereço de IP das páginas.

Por exemplo, digitando o domínio “www.portaldeplanos.com.br”, o servidor DNS utilizado em nossa conexão busca e identifica no banco de dados o IP correspondente ao domínio e nos direciona para a página.

Na prática, o endereço de IP é como os servidores de internet localizam e nos conectam a uma página dentre milhões de outros sites. Todo dispositivo, aparelho, página e servidor conectado à internet possui um número de IP próprio, utilizado para diversas funções. 

Porém, assim como é muito mais fácil decorar o nome de uma pessoa do que o seu número de RG, é mais fácil decorarmos os nomes dos domínios dos sites que visitamos do que os seus IPs.

Dessa forma, os servidores DNS foram criados para nos auxiliar no processo de localizar os endereços de IP das páginas através dos seus nomes de domínio, com seu banco de dados funcionando como um grande catálogo telefônico automatizado para facilitar a comunicação em rede.

Conheça os melhores planos de internet residencial!

Converse com nossos atendentes e escolha o plano ideal!

O que é DNS privado?

Em nossas redes domésticas utilizamos, por padrão, servidores DNS públicos, fornecidos pelas provedoras dos serviços de internet banda larga ou internet móvel. 

Porém, por serem compartilhados por um número muito grande de usuários, os servidores DNS públicos podem apresentar problemas de funcionamento, velocidade da rede e segurança.

Por isso, muitas empresas e pessoas preocupadas com a qualidade das suas conexões optam por contratar ou criar servidores DNS privados, que oferecem mais segurança para os usuários e opções de controle de acesso a sites e informações privadas.

Uma opção muito utilizada por programadores que buscam mais qualidade e segurança para suas conexões, mas não podem arcar com a criação de um servidor DNS próprio, é adotar os servidores DNS privados desenvolvidos por empresas e disponibilizados gratuitamente para o público. 

Entre as opções mais indicadas, se destacam: 

  • Cloudflare 1.1.1.1;
  • Google Public DNS 8.8.8.8;
  • OpenDNS;
  • Level3; e
  • Quad9.

O que é DNS no celular, computador e TV?

Quando falamos em DNS, geralmente associamos as informações ao uso de computadores e notebooks. 

Contudo, o DNS também é utilizado em celulares, tablets e Smart TVs funcionando, basicamente, com os mesmos princípios que já apresentamos nos tópicos anteriores. Desse modo, aparelhos como smartphones e tablets também se conectam aos servidores DNS para encontrar o IP de sites e páginas através do nome de domínio.

Por isso, muitas pessoas buscam saber o que é o DNS privado no celular e na TV, já que nesses aparelhos também é possível mudar o DNS para um servidor privado e melhorar a segurança e a qualidade da conexão às páginas na rede de internet.

Então, agora que entendemos o que é DNS e para que os servidores servem, vamos apresentar as soluções para algumas das questões mais comuns relacionadas ao DNS!

Como saber o DNS da minha rede?

Existe um procedimento muito simples para vocês descobrir o DNS utilizado e outras informações do seu dispositivo e da sua conexão com a rede de internet através do Windows.

Para isso basta seguir os passos:

  1. acesse o menu iniciar do Windows;
  2. na barra de pesquisa digite “prompt de comando” e acesse o programa;
  3. na janela que do prompt de comando se abrirá, digite na linha de comando “ipconfig /all”, pressione o “Enter” e pronto!

A janela do prompt de comando mostrará diversas informações sobre o seu aparelho e configurações utilizadas na rede, entre elas o IP do seu aparelho e entre os últimos tópicos os IPs dos servidores DNS utilizados na sua conexão com a rede de internet.

Como mudar o DNS no computador?

Em algumas ocasiões os servidores DNS que utilizamos podem apresentar problemas de instabilidade e até parar de funcionar completamente, de forma que é necessário configurar o DNS no computador e em outros aparelhos. 

Saber como mudar o DNS no computador também é importante se você quiser deixar de usar servidores públicos para usar uma das opções de DNS privados. 

Então, se você precisar saber como configurar o DNS no computador, não se preocupe. O procedimento no Windows é muito simples e pode ser feito em alguns passos:

  1. acesse o menu de “Configurações” do Windows utilizando o atalho “Win + I”;
  2. acesse as opções de “Rede e Internet”;
  3. clique na opção “Alterar opções de adaptador”;
  4. em seguida, na janela de “Conexões de Rede”, clique com o botão direito do mouse na conexão que deseja mudar o DNS e clique na opção “Propriedades”;
  5. na janela de “Propriedades”, dentro do quadro “Esta conexão utiliza os seguintes itens”, clique com o botão esquerdo do mouse na opção “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TPC/IPv4)” e, em seguida clique no botão “Propriedades” abaixo do quadro;
  6. na nova janela, ative a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS:” e insira o endereço de IP dos servidores desejados nos campos disponíveis;
  7. para finalizar a configuração do DNS, basta clicar em OK e pronto!

Como mudar o DNS no macOS?

Também é possível mudar o servidor DNS em computadores e notebooks macOS em alguns passos simples:

  1. acesse o “Menu Apple” e clique em “Preferências do Sistema”;
  2. acesse as opções de “Rede”;
  3. na nova janela, selecione a conexão para a qual deseja mudar o servidor DNS e clique no botão “Avançado”;
  4. uma nova janela se abrirá, clique então na aba “DNS” na parte superior do quadro;
  5. apague os endereços de IP dos servidores DNS utilizados atualmente na tabela da esquerda e clique no botão “+” localizado na parte de baixo;
  6. insira os endereços de IP do novo servidor DNS a ser utilizado e clique em “Ok”;
  7. aguarde o fim da configuração do DNS; 
  8. repita o processo para utilizar mais de um servidor DNS e pronto!

Como mudar o DNS no celular iPhone ou iPad?

Seja no iPhone ou no iPad, o procedimento para configurar e mudar o servidor DNS utilizado nas conexões é muito simples e parecido com o procedimento nos aparelhos macOS:

  1. acesse o menu de “Ajustes” e clique nas opções de “Wi-Fi”;
  2. identifique a rede Wi-Fi desejada e clique no ícone “i” em azul, à direita do nome da rede”;
  3. na nova janela, deslize a tela para baixo e procure e clique na opção “Configurar DNS”;
  4. clique na opção “Manual” e exclua os servidores DNS atualmente registrados clicando no botão à esquerda dos nomes;
  5. para adicionar os servidores DNS novos, clique na opção “Adicionar servidor”;
  6. insira os endereços IP dos novos servidores DNS;
  7. confime clicando no botão “Salvar” e pronto!

Vale lembrar que em iPhone e iPads não é possível alterar a configuração dos servidores DNS para todo o sistema e conexões utilizadas. Portanto, pode ser necessário mudar o servidor DNS para cada rede Wi-Fi com a qual você vá se conectar.

Como mudar o DNS no celular Android?

Para mudar o DNS utilizado no seu celular Android os passos são os seguintes:

  1. acesse o menu de “Configurações” do aparelho;
  2. acesse as opções de “Rede e Internet”;
  3. abra as opções “Avançadas”;
  4. selecione a opção “DNS Privado”;
  5. insira o endereço do novo servidor DNS a ser utilizado e clique em “Salvar”;
  6. aguarda a conclusão da configuração e pronto!

É preciso lembrar ainda que no Android, como em outros sistemas utilizados em smartphones, não é possível alterar a configuração do DNS para todas as conexões utilizadas. Por isso, pode ser necessário mudar o servidor DNS para cada rede Wi-Fi com a qual você vá se conectar.

Como mudar o DNS no roteador?

Para mudar o DNS diretamente no roteador e configurar todos os aparelhos conectados à rede para utilizar um servidor DNS específico você precisará saber qual o endereço de IP do roteador e seguir os passos:

  1. abra o navegador de internet em um computador conectado à rede do roteador;
  2. na barra de pesquisa, digite o endereço de IP do roteador;
  3. na página que se abrir, insira as informações de usuário e senha para fazer login (as informações ficam disponíveis em etiqueta colada no roteador ou na caixa do aparelho);
  4. acesse as opções de “Rede” ou “Network”;
  5. nas opções de “Internet”, “LAN”, ou “WAN”, procure pelas opções “DNS Primário” ou “Primary DNS” e “DNS Secundário” ou “Secundary DNS”;
  6. insira o endereço de IP dos novos servidores DNS que quiser utilizar;
  7. confime a alteração e pronto!

Qual o melhor DNS?

Como explicamos no tópico “O que é DNS privado”, muitas empresas disponibilizam servidores DNS privados gratuitamente para usuários que desejam mais velocidade, estabilidade e segurança para as suas conexões. 

A seguir, apresentamos os melhores DNS privados que você pode utilizar gratuitamente para melhorar sua experiência de navegação em sites e páginas da internet. 

Cloudflare 1.1.1.1

O Cloudflare 1.1.1.1 foi lançado com a promessa de ser o servidor DNS mais rápido do mundo, além de garantir mais segurança e privacidade para os usuários. O servidor ainda conta com aplicativo com versões para Android e iOS, que facilita o processo de configuração do servidor em smartphones.

Os endereços de IP do servidore DNS Cloudflare são:

  • DNS primário ― 1.1.1.1;
  • DNS secundário ― 1.0.0.1.

Google Public DNS 8.8.8.8

O servidor DNS Google Public é um dos muitos serviços da empresa para o segmento de tecnologia da informação e se tornou bastante popular pela velocidade e segurança prometidos.

Os endereços IP do servidor Google Public DNS são:

  • DNS primário ― 8.8.8.8;
  • DNS secundário ― 8.8.4.4.

OpenDNS

O OpenDNS foi desenvolvido pela empresa Cisco e tem como diferencial a opção do OpenDNS Family Shield, focado nas opções de controle parental para que crianças usando a internet não acessem conteúdos inapropriados. 

A outra opção, o OpenDNS Home, tem como foco segurança e desempenho na experiência de navegação na rede.

Os endereços IP do servidor OpenDNS Home são:

  • DNS primário ― 208.67.222.222;
  • DNS secundário ―208.67.220.220.

Já os endereços de IP do servidor OpenDNS Family Shield são:

  • DNS primário ― 208.67.222.123;
  • DNS secundário ― 208.67.220.123.

Level3

A Level3 é a empresa responsável por administrar a infraestrutura do Google Public DNS, porém, também conta com o seu próprio serviço DNS, focado em segurança e performance, com vários servidores alternativos:

  • DNS primário ― 209.244.0.3;
  • DNS secundário ― 209.244.0.4;
  • DNS alternativo 1 ― 4.2.2.1;
  • DNS alternativo 2 ― 4.2.2.2;
  • DNS alternativo 3 ― 4.2.2.3;
  • DNS alternativo 4 ― 4.2.2.4;
  • DNS alternativo 5 ― 4.2.2.5;
  • DNS alternativo 6 ― 4.2.2.6.

Quad9

Por fim, outra opção para quem busca um servidor DNS mais rápido e que protege contra malwares da rede é o Quad9.

Os endereços de IP do servidor DNS Quad9 são:

  • DNS primário ― 9.9.9.9;
  • DNS secundário ― 149.112.112.112.

Como resolver problema de servidor DNS não respondendo?

É comum que os usuários de navegadores de internet se depararem com o problema de “Servidor DNS não respondendo” ou com o erro “dns_probe_finished_nxdomain”. Isso quer dizer que o seu navegador não conseguiu se conectar ao servidor DNS e completar a sua conexão com as páginas da rede.

Nesse caso, você pode tentar solucionar o problema reiniciando o seu roteador e os equipamentos utilizados, como computador, notebook e smartphone. 

Se isso não resolver o problema, outras alternativas são mudar o servidor DNS utilizado, como mostramos nos tópicos anteriores, ou limpar o “Cache DNS” do Windows ou macOS.

Como resolver problema de “Servidor DNS não respondendo” e “dns_probe_finished_nxdomain” no Windows

No Windows, o procedimento padrão pode ser repetido para as versões XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10:

  1. acesse o menu “Iniciar” do Windows e pesquise pelo “prompt de comando”;
  2. inicie o programa e digite o comando “ipconfig /flushdns”;
  3. aguarde a limpeza do cache DNS e a mensagem confirmando o sucesso do procedimento.

Como resolver problema de “Servidor DNS não respondendo” e “dns_probe_finished_nxdomain” no macOS

Nos aparelhos macOS, o procedimento para limpar o cache DNS consiste em:

  1. pressione a tecla “F4” e na janela de pesquisa digite “terminal”;
  2. abra o programa;
  3. nas versões “macOS Sierra”, “X El Capitan”, “X Mavericks”, “X Mountain Lion” ou “X Lion”, digite o comando “sudo killall -HUP mDNSResponder”;
  4. na versão “macOS X Yosemite”, digite o comando “sudo discoveryutil udnsflushcaches”;
  5. na versão “macOS X Snow Leopard”, digite o comando “sudo dscacheutil -flushcache”;
  6. na versão “macOS X Leopard”, digite o comando “sudo lookupd -flushcache”.

Saber o que é DNS, como configurar e resolver esses problemas comuns é muito útil para garantir a melhor conexão possível à rede de internet. Porém, nada disso vai adiantar se você não conta com um bom plano de internet banda larga.

Então, quer acelerar a sua conexão? Descubra qual a internet banda larga mais rápida do Brasil!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-dns
4.791