Dicas
Leitura 4 min

O que é iOS e qual a sua utilidade?

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

O iOS é essencial para quem utiliza aparelhos móveis da Apple como iPhone, iPad ou iPod, pois ele é a base de funcionamento de uma interface padronizada, com interação touchscreen para agilizar e facilitar o uso.

Como não interage com outros sistemas, o iOS é válido, exclusivamente, para os produtos da Apple. Sua principal função é conectar o usuário aos aplicativos e processos disponíveis nos aparelhos.

Quer saber como funciona o iOS e por que é considerado um dos melhores sistemas para dispositivos móveis? Continue a leitura e descubra informações e curiosidades sobre o sistema operacional da gigante americana!

Características e funcionalidades do iOS

O sistema operacional iOS dispõe de recursos para atender às necessidades específicas de um dispositivo móvel da Apple, considerando a entrada e a saída de dados armazenados.

O iOS é um software e já vem da fábrica com aplicativos nativos — Música, Podcasts, TV, Mapas, Notas, FaceTime, iBook, iTunes, Contatos, Livros, Safari, assistente de voz “Siri” e serviço de nuvem “iCloud”.

Para baixar e instalar aplicativos disponíveis para a versão iOS, é utilizado o App Store. A segurança é a marca registrada da Apple, que conta com um rigoroso controle de todas as operações realizadas no sistema.

Na tela inicial, é possível criar pastas com diversos aplicativos para facilitar a visualização dos ícones. O design simples colabora para que o usuário tenha uma experiência agradável e sem maiores dificuldades de operacionalização.

Vantagens de utilizar o iOS como sistema operacional para smartphone

A facilidade de uso é uma das principais vantagens de um dispositivo com iOS — o visual favorece a interação e estimula maior liberdade, pois não é necessário gastar tempo com a personalização do iPhone.

Outro ponto de vantagem é que, se o usuário decidir trocar de aparelho, não sofrerá com a transferência dos arquivos, como acontece no sistema Android. Como os dados ficam salvos na conta do iCloud, basta acessar e migrar todas as informações para o novo dispositivo.

No caso do iPhone, é um dispositivo mais leve com o corpo de alumínio, que atribui uma elegância natural e bem característica da marca. Os aplicativos são lançados primeiro no App Store para depois chegarem no Play Store.

Isso porque é mais vantajoso e lucrativo para um desenvolvedor, apesar do custo elevado. Os diversos benefícios dos dispositivos da Apple e funcionalidade do sistema iOS fazem com que um número grande de usuários tenha preferência pela marca.

A Central de Notificação auxilia o usuário a não deixar de conferir as interações ocorridas no dispositivo. Elas aparecem como banner acima da barra de status, sendo visualizadas com um toque em cada notificação.

Já a Central de Controle, disponível a partir da versão 7 do iOS, possibilita algumas configurações como ativar e desativar o modo avião, Wi-Fi, bluetooth, modo “não perturbe”, bloqueio de tela, brilho, controles de música, áudio, AirDrop, AirPlay, atalhos para lanterna, relógio, calculadora e câmera.

A cronologia das atualizações e versões iOS

As versões iOS foram aprimoradas e melhoradas com o tempo. As maiores e também mais pesadas, que alteram configurações e aplicações, são lançadas anualmente. Já as menores, com correções mais simples, são disponibilizadas entre uma e outra grande atualização.

As atualizações ajudam a melhorar o desempenho de segurança e velocidade, além de acrescentar novos aplicativos, que chegam primeiro na versão para iOS. Desde junho de 2007, o sistema operacional sofre alterações para oferecer uma performance cada vez melhor.

Acompanhe a cronologia:

  • iPhone OS 1 – Junho de 2007 – lançamento do iPhone original;
  • iPhone OS 2 – Julho de 2008;
  • iPhone OS 3 – Junho de 2009;
  • iOS 4 – Junho de 2010;
  • iOS 5 – Outubro de 2011 – inclusão do armazenamento iCloud, na nuvem;
  • iOS 6 – Setembro de 2012 – mais de 100 recursos para os dispositivos;
  • iOS 7 – Setembro de 2013 – primeira versão com a assistente virtual, Siri;
  • iOS 8 – Setembro de 2014 – apresentação da compatibilidade com o Apple Watch;
  • iOS 9 – Setembro de 2015;
  • iOS 10 – Setembro de 2016;
  • iOS 11 – Setembro de 2017;
  • iOS 12 – Setembro de 2018;
  • iOS 13 – Setembro de 2019.

Agora que você entendeu o que é o iOS e como ele funciona, pode comparar com o sistema Android e analisar o que é melhor para o seu estilo de vida e de uso dos dispositivos móveis, além do custo-benefício de ter uma versão específica da Apple.

Gostou do post? Que tal compartilhar em suas redes sociais e debater com os seus amigos sobre o sistema operacional iOS?

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:

Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

artigos/o-que-e-ios
4.980