Dicas
Atualizado em
Leitura 4 min

O que é Android? Quais as vantagens desse sistema?

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Falar em Android se tornou comum quando falamos em smartphones. Contudo, muitas pessoas não entendem muito sobre o que é Android e quais as funções desse sistema tanto em smartphones como em outros dispositivos móveis.

Por isso, preparamos um conteúdo que rapidamente vai tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. 

Quer saber o que é Android e quais as vantagens desse sistema frente a outros concorrentes do mercado? Não perca tempo e comece a leitura agora mesmo!

O que é Android?

De forma bem direta, podemos dizer que o Android é o sistema operacional criado pelo Google para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. 

Então, para entender melhor o que isso quer dizer, basta compreender que um sistema operacional é um conjunto de programas de computação que possibilitam a integração de diferentes peças de um dispositivo, como um computador ou celular.

Quando ligamos dispositivos como esses, o primeiro programa a ser executado é o sistema operacional, pois ele é o responsável por integrar todo o hardware do dispositivo. Peças como processador, memória de armazenamento, placa mãe, placa de vídeo, entre outras, só funcionam em conjunto, de forma adequada, graças ao trabalho do sistema operacional instalado no dispositivo.

Portanto, o sistema operacional de um dispositivo é o que define toda a interface de interação e os recursos aos quais os usuários terão acesso. A maioria dos notebooks e computadores de mesa que conhecemos, por exemplo, utilizam o sistema operacional Windows, fornecido pela Microsoft. 

No caso dos smartphones e tablets, a maioria dos dispositivos que encontramos utiliza o Android como sistema operacional. Isso acontece porque o sistema Android é baseado no Linux, que é um sistema de código aberto também muito usado em computadores.

Por ser um sistema de código aberto, o desenvolvimento de versões diferentes do Android se torna muito mais simples do que em outros sistemas operacionais, como o iOS ou o Windows Phone.

Como os sistemas vão ganhando melhorias, adaptações e novos recursos ao longo do tempo, é comum que eles passem por atualizações. O sistema Android já passou por várias atualizações e lançou 12 versões diferentes. 

Assim, desde que foi lançado oficialmente, em 2008, o Android foi adotado por diferentes fabricantes de smartphones, como Samsung, LG, Motorola, Asus, Sony e Xiaomi.

Por isso, hoje o Android é o sistema mais utilizado no mundo. Apenas no Brasil, depois de 10 anos de mercado, o Android era o sistema presente em 95% dos smartphones comprados no país.

E o Android não limitou sua participação aos smartphones e tablets. Atualmente, o sistema está presente em Smartwatches, Smart TVs, carros e outros aparelhos eletrônicos.

Quais as vantagens do Android?

O fato de ser um sistema operacional de código aberto fez com que o Android seja amplamente utilizado e experimentado ao redor do mundo em diferentes dispositivos. Isso trouxe algumas vantagens desse sistema em relação a outros.

A seguir, destacamos as principais vantagens, para que você entenda melhor porque o sistema Android se tornou extremamente popular!

Armazenamento extra

Uma das principais preocupações dos consumidores, quando o assunto é qual smartphone comprar, é o espaço de memória de armazenamento. Afinal, todos queremos bastante espaço para salvar fotos e vídeos de momentos especiais.

A grande vantagem que os aparelhos que usam Android oferecem é a possibilidade de usar um cartão de memória para aumentar a capacidade de armazenamento. O que não é possível quando falamos dos principais concorrentes dos aparelhos Android, os iPhones da Apple.

Variedade de aparelhos

Enquanto a Apple somente oferece as versões do iPhone como aparelhos smartphones com sistema iOS, existem milhares de aparelhos e modelos de diferentes marcas que usam o Android.

Justamente por isso que o Android chegou a conquistar 95% do mercado de smartphones no Brasil. Enquanto a Apple oferece opções limitadas e de custo mais elevado, marcas como LG, Samsung, Motorola e Asus oferecem uma grande variedade de aparelhos, que contemplam pessoas com diferentes capacidades de poder aquisitivo.

Atualizações rápidas

Hoje, a maioria dos aplicativos que são lançados nas lojas online chegam primeiro na Play Store do Google. São milhões de apps aos quais os usuários têm acesso!

Além disso, os aparelhos que usam sistema Android também passam por atualizações periódicas do sistema operacional. Assim, atualizar o Android em aparelhos mais recentes é super simples, pois tudo é feito de forma automatizada na maioria dos dispositivos. 

Integração com aplicativos Google

Mesmo acompanhando pouco as tendências em tecnologia, não é segredo para ninguém que o Google se tornou um gigante do segmento. 

Além do mecanismo de pesquisas rápidas, que dá nome à empresa, hoje a empresa oferece muitas outras ferramentas que usamos no dia a dia, como o Gmail, Google Drive, Google Maps, Google Chrome e até mesmo o YouTube!

Por isso, se você usa alguma dessas ferramentas da empresa, usar um smartphone com sistema Android vai ajudar a integrar suas informações nessas diferentes ferramentas. Assim, sua experiência ao usar tanto o smartphone, como as ferramentas da empresa, se torna muito mais personalizada e agradável!

Backup fácil

Por fim, conseguir fazer backup dos seus arquivos, fotos e vídeos de forma super descomplicada é uma das maiores vantagens em usar o Android.

Graças à integração dos aplicativos e ferramentas com o sistema operacional, você pode configurar seu smartphone para fazer backup dos seus arquivos automaticamente. Isso inclui contatos, preferências do usuário, fotos, vídeos e até mesmo conversas do WhatsApp. 

Assim, você pode ficar tranquilo, sabendo que mesmo que algo aconteça com seu celular, seus dados e arquivos estarão sempre a salvo com o backup em nuvem do Google!

Como você pôde acompanhar ao longo do conteúdo, o sistema Android é extremamente avançado e acessível ao mesmo tempo. Por isso, hoje em dia, ele é o principal sistema operacional utilizado em dispositivos móveis e outros aparelhos eletrônicos, e traz diversas vantagens para os usuários!

Se você gostou desse conteúdo e aprendeu algo novo sobre o que é Android e as suas vantagens, não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais! Assim, mais pessoas tiram dúvidas e aprendem sobre esse sistema que está presente diariamente nas nossas vidas!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:

Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

artigos/o-que-e-android
4.670