• Home
  • Artigos
  • O que é Endereço IP? Saiba também como encontrar o seu!
Internet
Atualizado em
Leitura 5 min

O que é Endereço IP? Saiba como funciona e proteja seus dados

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

pessoa em um mesa de escritório com um computador e modem wi-fi

Você que precisa de internet para home office, para os jogos online ou para assistir a conteúdos nos serviços de streaming, provavelmente já se deparou com alguns termos comuns desse universo de conexão. Um deles é o Endereço IP, que está presente na nossa vida mesmo sem nos darmos conta.

Mas o que é Endereço IP e para que serve? E mais importante: como descobrir o seu para se manter protegido durante a navegação na internet? Siga a leitura deste post e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é Endereço IP?

O Endereço IP é um identificador de dispositivos na internet ou em redes locais. O IP, que é um protocolo de rede, reúne regras em formato de dados e é responsável pela comunicação de informações –– ou seja, para assistir à Netflix ou um vídeo no YouTube, acessar um site, enviar um e-mail e assim por diante.

Para deixar mais simples a explicação, pense na sua casa. Ela tem um endereço para direcionar as pessoas durante uma visita e ajudar na localização precisa, certo? Os dispositivos também contam com esse identificador. Só que, neste último caso, não tem rua nem CEP, somente números separados por caracteres especiais.

Mas como são definidos os Endereços IP? Saiba que não aparecem na aleatoriedade! Existe uma instituição responsável pela geração desses números, que é a Internet Assigned Numbers Authority (IANA), departamento da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). Ela recebe taxas para registros de domínios.

Tipos de Endereço IP

Existem dois tipos de Endereço IP. Veja a diferença entre eles:

  • IPv4: é composto por uma série de 4 números que vão de 0 a 255, cada uma delas dividida por pontos. Vamos imaginar um IP com os dígitos 6.34.43.77;
  • IPv6: aqui, são 8 grupos de 4 números hexadecimais, separados por dois pontos. Um exemplo seria 2340:0acs2:0d02:2304:72b4:e370:2042:0100.

Endereço IP público x local

Também devemos considerar a existência de diferentes Endereços IP. O externo (ou público) é a forma que o seu provedor de internet identifica seu dispositivo ao site que está acessando. Já o interno (local) serve para localizar determinado aparelho em uma rede doméstica ou escritório. Quem o define automaticamente é o roteador.

Para que serve um Endereço IP?

Vamos pensar em como funciona a internet. Para qualquer ação que você fizer, existe uma comunicação de informações entre servidores rodando nos bastidores. Eles que informam para determinado site que um computador X deseja acessar o domínio. Assim como o portal recebe essa sinalização, precisa retornar com a autorização do acesso.

O Endereço IP, então, é quem identifica o seu dispositivo nessas transações de dados. É isso que permite a sua conexão com a internet, em primeiro lugar.

Como o Endereço IP funciona?

Você já sabe o que é Endereço IP, mas tem ideia de como ele funciona? Basicamente, a ideia é organizar as redes e conexões para que todos os integrantes dessa operação falem a mesma linguagem –– afinal, estamos falando de uma comunicação de informações, certo?

Funciona mais ou menos da seguinte forma:

  • para acessar a internet, seu computador ou dispositivo móvel se conecta a uma rede que já tem uma conexão e, nesse momento, libera o acesso do aparelho; 
  • seu endereço IO é atribuído ao dispositivo em questão pelo o provedor de serviços da internet (ISP);
  • o ISP recebe as suas atividades realizadas na internet e retornam ao seu dispositivo, permitindo a conexão.

Vale lembrar que, se você desligar o modem e ligá-lo novamente, seu IP pode mudar. Outro caso em que isso acontece é por meio de uma solicitação de alteração. Por esse raciocínio, já podemos concluir também que, quando levamos o computador ou outro dispositivo para o trabalho, um estabelecimento comercial ou para a casa de amigos, por exemplo, o Endereço doméstico fica em casa.

Nesse momento, o dispositivo passa a responder por um Endereço IP temporário, que foi atribuído pelo ISP da rede Wi-Fi em que você se conectou.

Como saber meu Endereço de IP?

Muita gente não tem nem ideia de como procurar essa informação e ficam com a dúvida no ar. O jeito simples é digitar "qual meu Endereço IP" no Google. Entre as respostas, você encontrará diversos sites e ferramentas que ajudam a desvendar esse mistério. Alguns exemplos que mostram os IPs públicos são o IP location e What is my IP.

Já para localizar o IP privado, existem algumas formas que variam dependendo do dispositivo:

  • Windows: abrir o prompt de comando, digitar cmd na pesquisa e ipconfig em seguida;
  • Mac: em Preferências do Sistema, é só escolher o ícone Rede para encontrar os dados; 
  • iPhone: em Ajustes, selecione o Wi-Fi e, em seguida, o ícone "i". O seu Endereço IP está na guia DHCP.

Como proteger meu Endereço IP?

Além de entender o que é Endereço IP e qual o seu, é muito importante saber como protegê-lo de quaisquer ações mal-intencionadas. Do contrário, você pode ter dados roubados, dispositivos invadidos, queda na sua rede de conexão e uma das mais preocupantes: a sua localização física.

Veja como se proteger!

Ocultar o Endereço IP

Você pode fazer isso por duas maneiras. Veja a seguir!

Servidor Proxy

Ele funciona como um mediador entre a sua conexão. Ou seja, os servidores pelos quais você navegar vão enxergar o Endereço IP do servidor Proxy em vez do seu. Antes de você receber dados de qualquer portal, eles vão passar por esse intermédio.

Porém, é preciso ter cuidado na escolha desse servidor Proxy. Isso porque, nesse retorno de dados, pode ocorrer algum tipo de espionagem ou ação indesejada, como anúncios no seu navegador. Antes de definir qual vai usar, faça uma boa pesquisa e converse com pessoas que usam esse serviço também.

VPN

A VPN é uma solução que, como o próprio nome sugere, cria uma rede privada virtual para seu dispositivo. Assim, elas criptografam em tempo real os seus acessos e camuflam o seu IP, dificultando o rastreamento do seu tráfego on-line. Ele também é um servidor, mas não tem qualquer acesso a seus dados, que se tornam irrastreáveis. 

Entre os benefícios da VPN estão a transferência mais segura de dados por meio da criptografia e o acesso a conteúdos regionais (por exemplo, para determinadas informações que só estão disponíveis para alguns países em alguns apps). Também não armazenam a sua localização real nem seus registros de atividades.

Usar um antivírus

Contar com um antivírus pode ser a solução para diversas ameaças, principalmente aquelas em que o hacker envia vírus para violar as suas informações. Escolha um que ofereça bom custo-benefício, com recursos para criptografar dados que você envia ou recebe, armazenar senhas, salvar documentos sigilosos etc.

Ter atenção às possíveis ameaças

Uma das principais ameaças são os e-mails de phishing. Quando você cai nesse tipo de golpe, as pessoas mal-intencionadas por trás do esquema acessam o seu IP e a localização do seu dispositivo. Então, o primeiro passo é evitar cliques em links duvidosos de usuários que você não conhece. Atenção sobretudo a endereços de empresas com erros de digitação!

Mas não é só isso. Fique de olho em outras ameaça, como:

  • ciberstalking: é a localização do Endereço IP a partir das atividades on-line, por meio de sites de rastreamento, compra de dados etc.;
  • engenharia social: nesse caso, as pessoas mal-intencionadas enganam os usuários, que acabam revelando informações importantes, como o Endereço IP. Aplicativos de mensagens instantâneas, como o Skype, permitem essa localização por meio do seu nome de usuário, então, não converse com desconhecidos.

Gostou de saber o que é Endereço IP? Agora, vem com a gente para mais uma descoberta. Entenda como avaliar qual a melhor internet residencial para você!

Giovanna Hespanhol, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Giovanna Hespanhol

Graduada em Jornalismo (UNESP) e Marketing (Uninove), Giovanna Hespanhol atua com redação e revisão de conteúdos com foco em SEO. Das novidades da tecnologia às dicas de séries e filmes nos streamings, gosta de escrever de tudo um pouco.

Conheça mais sobre a autora

PROMOÇÃO Claro Internet 250 MB por apenas R$99,90! Ligue agora!