Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

O que é LAN? Entenda quando usar essa rede

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Rede LAN: mão conecta cabo de rede

Com as transformações tecnológicas que vivemos a necessidade de trocar informações de forma rápida e segura se tornou eminente. Cada vez mais empresas buscam formas de integrar suas conexões e dados para melhorar o seu desempenho produtivo. Para isso, normalmente, a melhor solução encontrada é adotar as redes locais (LAN). 

Se você não conhece essa solução, esse conteúdo é para você. Continue a leitura e entenda exatamente o que é LAN, quais são os tipos existentes e as vantagens em usar essa tecnologia.

O que é LAN?

As Local Area Networks (LAN), ou redes locais, são uma forma de conectar diferentes dispositivos em uma área específica. Esse tipo de rede é acessada através de um servidor compartilhado, no qual cada dispositivo conectado é como um “nó” em um circuito. 

As redes locais, normalmente, cobrem dispositivos em uma área limitada, como um escritório, uma escola ou um complexo de edifícios próximos. Dentro dessa área, os dispositivos podem se conectar através de cabeamento ou tecnologia sem fio, constituindo uma rede própria. 

Desse modo, todo ambiente que possui uma estrutura de rede particular, na prática, utiliza uma rede local (LAN).

Além de integrar a conexão dos dispositivos, por meio dessa rede gerida por um servidor é possível também compartilhar arquivos, documentos, hardware e softwares de forma mais rápida e segura do que em uma conexão individual via internet. 

Assim, instituições e empresas podem minimizar custos e riscos, além de aumentar a produtividade, devido a maior facilidade na gestão, acesso e troca de dados. Por isso, as soluções LAN se tornaram a forma mais barata e eficiente de integrar dispositivos localizados em ambientes reduzidos.

Quais são os tipos de redes locais LAN?

As redes locais (LAN) podem ser diferenciadas pela topologia que constitui a rede que conecta os dispositivos. Ou seja: como os “nós” do circuito estão interligados. Essa topologia pode ser definida tanto pela dispersão física dos dispositivos como pela lógica de configuração do sistema.

A topologia da rede local é determinante para a forma como os dados serão transmitidos, e cada configuração tem suas vantagens em contextos diferentes. Vamos então aos principais tipos de LAN.

Topologia em anel

A imagem de um anel implica em um circuito fechado. Logo, nesse tipo de LAN cada dispositivo se conecta a dois outros, e uma mensagem só pode percorrer uma direção. Redes configuradas em forma de anel são de fácil instalação, porém, para reconfigurar um dos nós dessa cadeia é necessário pausar completamente todo o circuito.

Topologia em estrela

Nos sistemas de topologia em estrela há um hub central que centraliza todos os nós da rede. Isso faz com que todas as informações, dados e arquivos passem por esse hub antes de serem enviadas ao seu destino. Para instalar esse tipo de rede é preciso configurar cada um dos nós de forma individual, no entanto, caso seja necessário reconfigurar um dispositivo isso não afeta os demais nós da rede.

Topologia de ônibus

Com um cabo central, chamado “backbone”, conectando todos os nós, nas redes locais com topologia de ônibus uma única linha de comunicação envia dados para ambas as direções. Esse é o tipo de sistema de instalação mais simples, contudo, como todos os nós da rede estão em um único cabo, problemas causados por um dispositivo podem prejudicar todos os demais.

Topologia híbrida

Configurações que combinam as topologias de ônibus e em estrela, são chamadas de redes híbridas. Na prática, são redes maiores que conectam muitos dispositivos suportados por um cabo backbone, que, por sua vez, conectam os nós do sistema a um hub central. Geralmente a topologia híbrida é usada como solução imediata para ampliações da rede e demandas não planejadas.

Quais são as principais vantagens das redes locais (LAN)?

Agora que você já entende como as redes locais são constituídas, vamos nos aprofundar um pouco mais nas principais vantagens de se adotar essa tecnologia. 

1. Velocidade de transmissão de informações

Quando temos vários dispositivos em um mesmo ambiente e que possuem um propósito compartilhado, a velocidade no acesso e troca de informações representa um ganho produtivo. Adotando uma rede local (LAN) própria, os dispositivos podem trocar informações e acessar arquivos uns dos outros de forma direta, criando uma possibilidade real de reduzir despesas e aumentar o rendimento.

2. Segurança das informações

Redes de provedores compartilhados com usuários externos são muito mais vulneráveis a ataques cibernéticos, programas e malwares. Já nas redes locais que constituem servidores próprios é muito mais fácil controlar e identificar os usuários que têm acesso a informações e arquivos importantes. 

Além disso, em uma rede local é possível adicionar mais camadas de protocolos de segurança para proteger ainda melhor os dados da instituição ou empresa.

3. Expansão da rede

Por fim, as redes LAN são fáceis de expandir. Isso quer dizer, que com o crescimento da empresa, e frente a necessidade de integrar mais dispositivos à rede, não será necessário fazer grandes investimentos financeiros para integrá-los ao servidor. 

Assim, fica fácil perceber como as redes LAN são um investimento seguro e duradouro para solucionar problemas de integração de dispositivos em uma empresa e por que elas se tornaram uma opção tão solicitada pelas operadoras de serviços de rede. Entender essas e outras informações relacionadas às configurações de conexão e tipos de rede é fundamental para encontrar as melhores soluções em tecnologia e usar as redes de forma segura!

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre o tema!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações, além de ser apresentadora do nosso canal no Youtube.