Internet
Atualizado em
Leitura 3 min

Navegador de internet: qual é o melhor?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa navegando na internet

Se até algum tempo atrás o principal navegador de internet e queridinho dos usuários era o Internet Explorer, hoje a realidade é bem diferente. Com tantas opções de browser disponíveis, escolher o melhor navegador não quer dizer, necessariamente, escolher o mais utilizado. Agora, é possível analisar e levar em consideração critérios, como velocidade e segurança, para se chegar à opção ideal.  

Para você ainda é um desafio descobrir qual navegador web é capaz de melhor atender suas necessidades? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim. Nele vamos explicar o que é e como funcionam esses programas além de mostrar as principais características dos navegadores mais usados em 2021. Acompanhe! 

O que é navegador de internet?

Navegador de internet é o programa que dá acesso aos sites hospedados na internet. Eles podem ser usados tanto em computadores desktop quanto em dispositivos móveis, como notebooks, celulares e tablets. Neste momento, por exemplo, você precisou usar um navegador para conseguir abrir a página do Portal de Planos. 

Nesse sentido, sempre que uma empresa está criando um site, uma das etapas mais importantes desse processo é justamente verificar como ele é exibido nos principais navegadores de internet. Afinal, como existem diversos browsers disponíveis no mercado, é fundamental que os sites apresentem boa performance em todos eles para que os usuários tenham uma experiência agradável de navegação.  

Como os navegadores de internet funcionam? 

A principal função de um navegador é mostrar na tela de um dispositivo eletrônico todas as informações de uma página web para que as pessoas consigam acessá-las. Sendo assim, sempre que o endereço de um site é digitado na barra de busca e acessado, esse programa tem a responsabilidade de decodificar os dados solicitados por meio de códigos-fonte. 

Para que possam ser lidos e interpretados de forma correta, esses códigos-fonte devem ser escritos de forma padronizada. Isso porque é essa padronização que permite a comunicação entre máquinas e softwares. Atualmente, a maior parte dos sites são construídos em HTML, uma linguagem de programação muito versátil e que pode ser compreendida por todos os navegadores de internet

Quais são os recursos de um navegador de internet?

Apesar de terem aparência diferentes e algumas funcionalidades específicas, praticamente todos os navegadores possuem os mesmos recursos básicos. São esses recursos que permitem acessar e interagir com uma página web. Confira a seguir oito desses elementos básicos. 

  1. Barra de endereço: campo utilizado para fazer pesquisas e digitar o endereço do site que se deseja entrar;
  2. Botões de início, avançar  e voltar: usados para facilitar a navegação entre páginas visitadas;
  3. Atualizar: botão que recarrega a página que está aberta e que apresenta a mesma função do botão F5 do teclado; 
  4. Favoritos: aba para que os usuários possam armazenar as páginas importantes a fim de acessá-las de forma mais rápida no dia a dia;
  5. Histórico: aba que mantém registro de todas as páginas visitadas e os respectivos horários de acesso;
  6. Downloads: aba que mantém registro e controle de todos os downloads que foram feitos utilizando  o navegador.
  7. Extensões: seção que permite instalar os chamados plugins, programas que executam determinadas funções e agilizam tarefas no dia a dia;
  8. Central de ajuda: aba que ajuda a solucionar dúvidas e problemas dos usuários em relação ao navegador. 

Como escolher o melhor navegador?

Os melhores navegadores são aqueles que atendem as necessidades do usuário. Portanto, o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser, necessariamente, o melhor para outra. Afinal, cada um possui um perfil diferente de uso.

No entanto, apesar de uma escolha muito subjetiva, existem alguns pontos que você pode analisar para baixar o browser ideal. O primeiro deles é a memória, visto que a velocidade de execução das ações está diretamente relacionada a ela. Portanto, se você é uma pessoa que costuma usar muitas abas ao mesmo tempo e navega muito entre elas, esse é um ponto relevante a ser considerado. 

Outra questão que deve ser analisada é a segurança, uma vez que os ataques hackers têm se tornado cada vez mais comuns. Para isso, é importante certificar se o navegador é capaz de bloquear sites maliciosos e notificar sempre que houver acessos suspeitos a fim de proteger suas as informações pessoais.  

Quais são os navegadores mais usados em 2021?

No início dos anos 2000 o navegador mais utilizado era o Internet Explorer, da Microsoft. Porém, como comentamos, hoje existem muitas outras opções de navegadores, o que gera dúvidas sobre qual seria o melhor.

Então, para facilitar a sua escolha, vamos falar dos navegadores mais usados e apresentar suas principais características.

Chrome

Google Chrome

Considerado o navegador de internet mais utilizado no mundo atualmente, o Chrome é o browser do Google. Com uma interface simples e intuitiva, ele é muito fácil de usar e oferece uma boa experiência de navegação. 

Entre as principais vantagens, vale destacar que esse é um navegador mais leve e que oferece uma grande variedade de extensões que podem ser instaladas pelo usuário. Além disso, como é um programa do Google, ele permite acesso rápido a outros serviços da empresa, como Gmail, Youtube e Maps. 

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Maior concorrente do Internet Explorer antes da popularização do Chrome, o Mozilla Firefox é um browser compatível com a maioria dos sistemas operacionais. Como ponto de destaque, vale dizer que esse é um navegador mais seguro, visto que ele coleta poucos dados dos seus usuários durante a navegação. Inclusive, ele não exige nem e-mail para ser baixado e utilizado.  

Safari

Safari navegador

Navegador padrão dos dispositivos Apple, o Safari é um navegador de internet que funciona apenas em computadores, celulares e tablets da marca. Conhecido por ser seguro, leve e rápido, ele conta com funções como exclusivas, como sincronização entre dispositivos Apple e tecnologia antirrastreamento.

Portanto, se você tem um dispositivo Apple, saiba que essa é a opção mais rápida, principalmente quando comparado a navegadores, como Firefox e Chrome. Além disso, ele consome menos bateria que os concorrentes e conta com muitas opções de personalização.

Opera

Opera navegador

O Opera foi um dos primeiros navegadores desenvolvidos para smartphones. Logo, ele é o browser que apresenta melhor desempenho de velocidade de navegação e ajuda o usuário a reduzir o consumo do pacote de dados móveis 

Por ser voltado para o uso em dispositivos móveis, o Opera oferece um ótimo desempenho nesse tipo de dispositivo. E a melhor parte: ele pode ser instalado tanto em Android quanto iOS e Windows Phone.

Microsoft Edge

Microsoft Edge

O Microsoft Edge foi criado para substituir o Internet Explorer como principal navegador dos computadores que tem o Windows como sistema operacional. A característica mais marcante do programa da Microsoft é o fato dele converter sites que são mais pesados levam mais tempo para abrir em páginas mais leves e intuitivas.

Como vimos, para definir qual o melhor navegador é preciso analisar questões pessoais de uso e quais são suas prioridades quando está utilizando esse tipo de programa. Além disso, o tipo de dispositivo eletrônico e até mesmo a marca dele também podem influenciar nessa decisão. 

Gostou de conhecer mais sobre o que é navegador de internet, sua função e as melhores opções disponíveis em 2021? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem expert nesse assunto! 

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.