Internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Navegador de internet: qual é o melhor?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Pessoa navegando na internet

Se antigamente o principal navegador de internet e queridinho dos usuários era o Internet Explorer, hoje o cenário é bem diferente. Escolher um navegador deixou de ser questão de simplesmente optar pelo mais utilizado. Atualmente, a quantidade de navegadores disponíveis pode deixar qualquer um em dúvida sobre qual é o melhor. 

Cada perfil de usuário vai encontrar vantagens e desvantagens em navegadores diferentes. Então, se você quer descobrir qual navegador de internet vai atender melhor às suas necessidades, é preciso ir além. Pensando nisso, preparamos este conteúdo!

Continue a leitura para entender qual é o papel dos navegadores e alguns detalhes importantes de cada um deles. Assim, ficará muito fácil escolher o melhor para o seu perfil de usuário!

Qual é o papel do navegador de internet?

Para entender quais as funções que são valorizadas e merecem atenção, primeiro é precisamos explicar qual é o papel dos navegadores. Isso é muito fácil. Basicamente, os navegadores de internet são programas criados justamente para seja possível “navegar na rede”. Mas o que isso quer dizer na prática?

As páginas que visitamos quando navegamos na web são criadas com base em códigos de programação. O uso dessa linguagem é essencial para criar páginas em sistemas conectados a internet, que podem ser acessadas por computadores e smartphones. 

No entanto, essa linguagem é incompreensível para os usuários que não conhecem os códigos. Logo, precisamos usar programas que traduzam eles para uma linguagem que os usuários possam compreender, como os textos, imagens e links. Esses programas são os navegadores de internet, também conhecidos por browsers.

Quais as principais funções dos navegadores de internet?

Cada um dos programas dedicados a conectar usuários e páginas da internet tem algumas funcionalidades básicas e outras adicionais. São essas funcionalidades que vão determinar se um navegador é melhor ou pior para um perfil de usuário!

Então, para entender qual é o melhor navegador, fique atento às funcionalidades que vamos apresentar e quais são as que você considera mais importantes!

Funcionalidades básicas 

As funcionalidades básicas estão presentes em todos os navegadores. Elas são as ferramentas que usamos para realizar ações simples quando navegamos na internet. Entre as mais importantes estão:

  • barra de endereço ― Campo utilizado para fazer pesquisas e para digitar o endereço do site que se deseja acessar;
  • início, voltar e avançar ― Botões que facilitam a navegação entre páginas visitadas;
  • atualizar ― Botão que atualiza a página atualmente aberta para exibir atualizações no site;
  • favoritos ― Aba para que os usuários armazenem facilmente as páginas mais visitadas;
  • histórico ― Aba que mantém registro de todas as páginas visitadas e os respectivos horários de acesso;
  • downloads ― Aba que mantém registro e controle de todos os downloads realizados usando o navegador.

Funcionalidades adicionais 

Além das funcionalidades básicas, cada navegador pode oferecer funcionalidades adicionais para facilitar certas atividades. Elas podem ser extensões (recursos que podem ser adicionados aos navegadores) ou ferramentas que já vêm instaladas.

Entre as extensões e ferramentas mais utilizadas, destacam-se:

  • bloqueadores de anúncios ― Bloqueiam propagandas e anúncios indesejados
  • leitores de PDF ― Permitem a leitura de arquivos em PDF direto no navegador;
  • reprodutores de mídia ― Reproduzem áudios, músicas e vídeos baixados direto no navegador;
  • gerenciadores de downloads ― Permitem um melhor controle dos conteúdos baixados usando o navegador;
  • sincronização entre dispositivos ― Facilitam a sincronização de informações entre dispositivos como PCs, Notebooks, Tablets e Smartphones;
  • versões mobile ― Disponibilizam uma versão do navegador para uso em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Quais são os principais navegadores de internet em 2020?

No início dos anos 2000 o navegador mais utilizado era o Internet Explorer, da Windows. Porém, como comentamos, hoje temos muitas outras opções de navegadores, o que gera dúvidas sobre qual seria o melhor.

Então, para facilitar a sua escolha, vamos falar dos navegadores mais usados em 2020 e apresentar as suas principais vantagens e desvantagens!

Chrome

O Chrome é o navegador da Google, sendo o mais utilizado no mundo atualmente. Com uma interface simples e intuitiva, é muito fácil navegar usando o Chrome. Entre as principais vantagens, as que mais chamam atenção são sua leveza, velocidade, e diversidade de opções de extensões.

Por ser um navegador próprio da Google, ele oferece maior facilidade no uso de outros programas e sites da empresa, como Gmail, Youtube e Google Maps, e também é oferecido em versão mobile. Com poucas desvantagens, o destaque fica para o uso excessivo de cookies e possíveis erros em páginas que não são abertas adequadamente pelo Chrome.

Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox era o maior concorrente do Internet Explorer antes da popularização do Chrome. Também conhecido por sua leveza, esse navegador se diferencia do Chrome por não ter fins lucrativos e não coletar informações dos usuários através de cookies de navegação.

Essa característica torna o Firefox mais seguro, porém, consequentemente, menos personalizado às preferências do usuário, comparado ao Chrome. Ainda sim, o Firefox tem uma grande lista de extensões para torná-lo mais atraente e está disponível em versões mobile.

Safari

O Safari é o navegador padrão dos aparelhos e dispositivos da Apple. Portanto, dificilmente ele é usado em aparelhos de outras marcas. Conhecido por ser seguro, leve e rápido, o Safari ainda conta com funções como sincronização entre dispositivos Apple e tecnologia anti-rastreio.

Além disso, o Safari se destaca por ser menos vulnerável a vírus que podem danificar o sistema dos aparelhos. Por outro lado, ele é incompatível com programas flash, o que pode dificultar a navegação em certos sites, e não oferece uma grande variedade de extensões.

Opera

O Opera foi um dos primeiros navegadores desenvolvidos para smartphones. Embora seja menos popular que o Chrome e o Firefox, ele ainda oferece algumas vantagens. A função de compressão de páginas, por exemplo, ajuda a economizar dados e melhora a velocidade de navegação.

Por ter sido desenvolvido pensando em dispositivos móveis, esse navegador oferece um ótimo desempenho nesse tipo de aparelho. O Opera pode ser baixado independente se o sistema operacional do seu aparelho é Android, iOS, ou Windows Phone.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge foi criado para substituir o Internet Explorer como principal navegador dos sistemas Windows. Justamente por buscar a inovação para competir com o Chrome o Firefox, esse navegador também é leve, tem interface intuitiva e conta com cada vez mais extensões.

O lado negativo fica por conta da compatibilidade. Esse navegador não é compatível com as versões mais antigas do Windows. Contudo, ele conta com versão mobile e pode ser baixado nos sistemas Android e iOS, mas sem as mesmas funcionalidades quando combinado com o Windows 10.

Provavelmente, você percebeu que cada navegador procura oferecer diferenciais para atrair os usuários. Por isso, questões como extensões, sincronização e versão mobile são muito importantes na hora de escolher o seu navegador de internet

Mesmo assim, dificilmente um único navegador vai atender perfeitamente todas as exigências de um usuário. O mais recomendado é contar com pelo menos duas opções no seu aparelho. Nosso conselho é: faça testes e eleja os seus favoritos!

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a deixá-lo mais completo, comentando abaixo o que é mais importante para você em um navegador de internet!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.