Celular
Leitura 5 min

Números iniciais das operadoras de celular: Lista Atualizada

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Mulher falando no celular e usando um computador

Algumas pessoas vão lembrar que saber os números iniciais das operadoras de celular era muito útil para salvar contatos e economizar com ligações. Isso porque, antigamente, os números iniciais dos telefones seguiam os padrões das operadoras e ligações entre números da mesma operadora ganham desconto. 

Assim, ao receber uma ligação ou salvar um contato, era mais fácil saber de qual operadora era o número e qual a forma mais barata de ligar para ele.

Hoje, as operadoras não têm mais um padrão de números iniciais, mas usam DDDs que ajudam a identificar a qual operadora um número de telefone pertence.

Então, lendo este conteúdo você vai entender quais são os números iniciais das operadoras de celular (DDDs), como saber a operadora pelos números iniciais do telefone e como ainda é possível saber qual a operadora dos números que te ligam. 

Quais são os números iniciais das operadoras de celular?

Cada operadora de celular tem um prefixo, também conhecido como DDD, que pode ser usado para fazer ligações com tarifas especiais entre números da mesma operadora.

Veja a lista atualizada dos DDDs das operadoras e use esses números iniciais ao salvar um novo contato para economizar fazendo ligações para números que usam a mesma operadora que você!

Números iniciais (DDD) da operadora Vivo

O DDD da Vivo é o “015”. 

Para fazer ligações com tarifas especiais entre números Vivo, disque ou salve o contato da seguinte forma: 

Números iniciais (DDD) da operadora TIM

O DDD da TIM é o “041”.

Para fazer ligações com tarifas especiais entre números TIM, disque ou salve o contato da seguinte forma:

Números iniciais (DDD) da operadora Claro

O DDD da Claro é o “021”.

Para fazer ligações com tarifas especiais entre números Claro, disque ou salve o contato da seguinte forma:

Números iniciais (DDD) da operadora Oi

O DDD da Oi nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe é o “031”

Nesses estados, para fazer ligações com tarifas especiais entre números da Oi, disque ou salve o contato da seguinte forma:

Já no Distrito Federal e nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins, o DDD da Oi é o “014”.

Nesses estados, para fazer ligações com tarifas especiais entre números da Oi, disque ou salve o contato da seguinte forma:

Como saber a operadora pelos números iniciais do telefone?

No início do texto comentamos que antigamente os números iniciais dos telefones seguiam os padrões das operadoras.

Os telefones da Vivo, por exemplo, eram iniciados pelos números 99, 98, 97, 96, 95, etc. Os números da Claro eram iniciados em 94, 92, 93, 91, e os da Oi em 89, 88, 87, 86, 85 e 84.

Dessa forma, apenas com os números iniciais já era possível saber a qual operadora aquele celular pertencia e era muito comum famílias inteiras fazerem planos na mesma operadora para economizar nas chamadas e mensagens de texto. 

Porém, as leis de portabilidade acabaram com o padrão dos números iniciais das operadoras. Assim, é preciso recorrer a outros métodos se você quer saber a operadora de um número.

Esse número é de qual operadora? Como saber a operadora de um número?

Para descobrir a operadora de um número sem decorar os DDDs da Vivo, TIM, Claro e Oi, você pode usar sites ou aplicativos que rastreiam essa informação de celulares e telefones fixos.

Sites

O “Qual a operadora” é um site leve e fácil de usar para descobrir a operadora de qualquer número. Para isso, basta abrir o site e digitar o número de telefone com o DDD. Em seguida, será mostrada a operadora a qual o número pertence, se ele já passou por alguma portabilidade e de qual região é o número.

No site “Consulta Operadora” você encontrará as mesmas informações inserindo o número de telefone com o DDD. Porém, nesse caso, o site oferece serviços para empresas que queiram descobrir as operadoras dos seus clientes para elaborar estratégias de marketing.

Aplicativos

Dependendo do seu objetivo, usar aplicativos para descobrir qual a operadora de um número pode ser até mais prático do que usar um site.

Por exemplo, no aplicativo “Consulta Operadora” você consegue ver qual a operadora dos números salvos na sua agenda de contatos e é avisado quando alguém faz portabilidade para outra operadora. Assim, você não precisa colocar a operadora junto com o nome da pessoa quando for salvar um novo contato. 

Esse app está disponível para smartphones com sistema operacional Android.

Para quem tem um iPhone com sistema operacional iOS, a opção de aplicativo para descobrir a operadora de um número é o “Operadora ― Descobrir” e ele tem praticamente as mesmas funções do “Consulta Operadora”.

Outra opção para quem usa um aparelho com sistema Windows Phone, ou quer usar um aplicativo para descobrir qual a operadora de um número pelo computador, é o “Qual Operadora”. Porém, esse aplicativo tem um limite de consulta de até seis números por hora.

Por que é importante saber de qual operadora é um número?

Muitas vezes os clientes de planos de celular são cobrados por tarifas extras em chamadas por não saber usar o DDD da operadora de um número em uma ligação. 

Em geral, chamadas têm tarifas mais baixas quando usamos o DDD em ligações entre números de uma mesma operadora, por isso muitas pessoas mantêm números em mais de uma operadora. 

Porém, quando uma pessoa muda de operadora e continuamos ligando para ela sem saber da troca, isso vai consumir uma parte muito maior do saldo para ligações do plano de celular. 

Então, para evitar esse problema, use um aplicativo que mostre os números iniciais das operadoras dos seus contatos em sua agenda e consulte o seu saldo regularmente. Se você precisa de ajuda, veja aqui como consultar o seu saldo nas principais operadoras de celular!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/numeros-iniciais-operadoras-de-celular
4.9815