Dicas
Atualizado em
Leitura 8 min

O que é DDD?

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Quando falamos em serviços de telefonia fixa e móvel, frequentemente nos deparamos com a sigla DDD. Mas, mesmo assim, muitas pessoas não sabem o que é DDD e para que ele serve.

Por isso, preparamos um guia completo para tirar as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Continue a leitura e descubra rapidamente o que é DDD, como ele foi criado, para que ele serve e como usar o DDD para aproveitar os benefícios das principais operadoras do Brasil!

Por que o DDD foi criado?

Para entender o que é DDD e para que ele serve, primeiro precisamos voltar no tempo e contar um pouco da história da telefonia!

Há muito tempo, quando os telefones ainda eram uma invenção recente, o acesso a essa tecnologia era algo difícil – quase que exclusivamente voltado para as classes altas. Eram poucos os números de telefone em funcionamento, mesmo em um grande país como o Brasil.

Para fazer uma ligação, primeiro era necessário se conectar com uma telefonista, que era responsável por gerenciar a conexão entre diferentes telefones. Então, para ligar de um número para outro, precisávamos ligar para a telefonista e informar o número com o qual se desejava falar.

Assim, elas conectavam uma linha de telefone à outra, usando um painel com os números de telefone disponíveis e conectando-os por meio de cabos. 

Porém, ao longo dos anos, o telefone foi se popularizando e muitos números novos foram criados, o que tornou ineficiente o trabalho das telefonistas. Com isso, o método de conectar diferentes números de telefone teve que mudar para atender à crescente demanda pelas telecomunicações. 

No fim dos anos 1960, chegou ao ponto em que foi necessário criar uma separação de números por região para continuar atendendo à demanda de criação de novas linhas. 

No dia 6 de maio de 1971, foi inaugurada oficialmente no Brasil a Discagem Direta à Distância, o famoso DDD. O novo sistema, com o uso de sinais de satélite, permitiu a criação de milhões de novas linhas telefônicas e a conexão direta entre elas, mesmo entre cidades muito distantes dentro do mesmo estado ou em estados diferentes. 

Como o DDD funciona?

A adoção do DDD, portanto, foi o método adotado para separar os números de telefone de um país em regiões diferentes e otimizar a conexão entre as diferentes linhas disponíveis, o que representou um grande avanço para as telecomunicações.

Usando um número prefixo de dois dígitos, foi possível separar as diferentes regiões do país de acordo com a densidade populacional e desenvolvimento econômico. Assim, o Brasil continuou criando linhas telefônicas para atender à demanda de usuários, facilitando a conexão, de forma automática, entre diferentes regiões do país.

Dessa forma, território brasileiro foi dividido em zonas regionais, ou macrorregiões, iniciando a distribuição a partir da Grande São Paulo, região mais populosa e desenvolvida do país. Por isso, os DDDs iniciados pelo número 1 ficam no estado de São Paulo, sendo o DDD “11” atribuído à Grande São Paulo, e as demais sequências iniciadas em 1 às outras regiões do estado.

Os DDDs iniciados em 2 são atribuídos aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os iniciados em 3, ao estado de Minas Gerais. Os iniciados em 4, aos estados do Paraná e Santa Catarina. Os iniciados em 5, ao estado do Rio Grande do Sul.

Os DDDs iniciados em 6 são atribuídos ao Distrito Federal e aos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. Os iniciados em 7, aos estados da Bahia e Sergipe. 

Os DDDs iniciados em 8, aos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. E, por fim, os iniciados em 9, aos estados do Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima.

Assim, não existe um DDD para cada cidade. Ao pesquisar “de que cidade é o DDD 21”, ou “de que cidade é o DDD 31”, por exemplo, você encontrará uma lista de cidades com o mesmo DDD, referente à uma macrorregião!

Para que serve o DDD?

Com a criação dos DDDs, a comunicação entre regiões distantes se tornou muito mais fácil, através das ligações interurbanas automáticas. Por volta da mesma época, também foram criados os DDIs, que são os números prefixos para Discagem Direta Internacional, usados para fazer ligações de um país para outro, também de forma automática.

Os DDDs e os DDIs se tornaram fundamentais para a cobrança das tarifas de telefonia pelas operadoras. Quando fazemos uma ligação interurbana ou internacional, os valores não são os mesmos praticados em ligações locais, ou seja, dentro de uma região com o mesmo DDD. 

Mas, com o desenvolvimento da telefonia móvel, muitas operadoras começaram a oferecer em seus planos internet e ligações ilimitadas para qualquer número do Brasil, desde que se use o DDD da operadora.

Por isso, é muito importante entender como funciona o DDD. Somente assim podemos aproveitar as vantagens de usar o prefixo das operadoras. Seja para ligar de graça para um número de outra operadora ou para fazer interurbanos sem ser sobretaxado, é sempre necessário inserir, no número discado, os DDDs corretos!

Então, a seguir, vamos explicar detalhadamente como usar os DDDs das principais operadoras brasileiras para aproveitar as vantagens em ligações ilimitadas e outros benefícios!

Qual é o DDD Vivo?

Se você é cliente de um dos planos Vivo, para aproveitar as ligações ilimitadas e outros benefícios da operadora deverá sempre usar o DDD “15”.

DDD Vivo ligação local

Para fazer uma ligação local, basta discar: 0 + 15 + o número de telefone com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 15 9999-9999.

DDD Vivo ligação interurbana

Para fazer uma ligação interurbana usando o DDD Vivo, você deverá discar: 0 + 15 + DDD da cidade + o número de telefone com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 15 99 9999-9999.

DDD Vivo ligação de longa distância

Já para fazer uma ligação de longa distância (para outro país) usando o DDD Vivo, você deverá discar: 0 + 15 + código do país + código da cidade + número de telefone.

Qual é o DDD TIM?

Os clientes dos planos TIM podem aproveitar benefícios, como ligações ilimitadas e outras vantagens, usando o DDD “41”.

DDD TIM ligação local

Para fazer uma ligação local usando o DDD TIM, basta discar: 0 + 41 + o número de telefone com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 41 9999-9999

DDD TIM ligação interurbana

Para fazer uma ligação interurbana com o DDD TIM, você deverá discar: 0 + 41 + DDD da cidade + o número de telefone com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 41 99 9999-9999

DDD TIM ligação de longa distância

E para fazer uma ligação de longa distância (para outro país) usando o DDD TIM, você deverá discar: 0 + 41 + código do país + código da cidade + número de telefone.

Qual é o DDD Claro?

Clientes dos planos Claro podem aproveitar os benefícios oferecidos pela operadora usando o DDD “21”.

DDD Claro ligação local

Para fazer ligações locais usando o DDD Claro, basta discar: 0 + 21 + o número de telefone com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 21 99 9999-9999.

DDD Claro ligação interurbana

Para fazer ligações interurbanas usando o DDD Claro, você deve discar: 0 + 21 + DDD da cidade + número com o qual deseja falar.

Por exemplo: 0 21 99 + 9999-9999.

DDD Claro ligação de longa distância

Já para ligações internacionais de longa distância usando o DDD Claro, você deve discar: 0 + 21 + código do país + número de telefone.

Qual é o DDD Oi?

A Oi possui dois DDDs diferentes para os estados brasileiros, que devem ser usados pelos clientes para aproveitar os benefícios oferecidos pelos planos Oi

O DDD Oi “31” deve ser usado para os estados: AL, AP, AM, BA, CE, ES, MA, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RR, e SE. 

Já o DDD Oi “14” deve ser usado para os estados: AC, DF, GO, MT, MS, PR, RS, RO, SC e TO. 

DDD Oi ligação local

Para realizar ligações locais usando o DDD Oi, você deverá discar: 0 + 31 (ou 14) + o número de telefone.

Por exemplo: 0 31 9999-9999; ou 0 14 9999-9999.

DDD Oi ligação interurbana

Para ligações interurbanas usando o DDD Oi, você deverá discar: 0 + 31 (ou 14) + código da cidade + número de telefone.

Por exemplo: 0 31 99 9999-9999; ou 0 14 61 9999-9999.

DDD Oi ligação de longa distância

Já para realizar ligações internacionais de longa distância usando o DDD Oi, você deverá discar: 0 + 31 (ou 14) + código do país + código da cidade + o número de telefone.

Qual é o DDD Nextel?

Para aproveitar os benefícios e vantagens da operadora, clientes dos planos Nextel devem usar o DDD “99”.

DDD Nextel ligação local

Para fazer ligações locais usando o DDD Nextel, basta discar: 0 + 99 + o número de telefone.

Por exemplo: 0 99 9999-9999

DDD Nextel ligação interurbana

Para ligações interurbanas usando o DDD Nextel, você deve discar: 0 + 99 + código da cidade + o número de telefone.

Por exemplo: 0 99 99 9999-9999.

DDD Nextel ligação de longa distância

Por fim, para realizar ligações internacionais de longa distância usando o DDD Nextel, você deve discar: 0 + 99 + código do país + código da cidade + o número de telefone.

Como inserir o DDD automaticamente no celular?

Usar o DDD das operadoras antes do DDD da cidade é a melhor forma de garantir que você está aproveitando as vantagens oferecidas pelo seu plano, independente da operadora utilizada. 

Mas nem sempre nos lembramos de digitar todos os códigos na hora de fazer uma ligação. Além disso, daria muito trabalho atualizar, um por um, todos os contatos da nossa agenda para não precisar digitar o DDD da operadora sempre que você for ligar para um contato salvo, não é mesmo?

Então, para facilitar o procedimento de adicionar o DDD na hora de fazer ligações, você pode configurar o seu smartphone para fazer isso de forma automática! A seguir, explicamos como realizar o procedimento em aparelhos Android.

Como inserir o DDD automaticamente em aparelhos Android?

Para inserir o DDD automaticamente nos aparelhos Android, primeiramente você deve acessar o aplicativo do Telefone no celular.

Em seguida, acesse o menu de mais opções (normalmente, clicando nos três pontos localizados no canto superior direito). No menu de mais opções, toque em “Configurações” e, em seguida, em “Configurações de chamada” ou “Outras configurações de chamada”.

Então, na nova janela, você deverá clicar na opção “Código da operadora”. Basta ativar a opção para inserir o código automaticamente e digitar o código da sua operadora!

Viu como é super simples?

Como inserir o DDD automaticamente em iPhones?

Aparelhos iPhone não contam com a opção de inserir automaticamente o DDD prefixo das operadoras, como acontece com os aparelhos de sistema operacional Android. 

Contudo, existem aplicativos que ajudam a atualizar todos os contatos da agenda de uma só vez, sem que você precise fazer a alteração de um contato por vez.

Um deles é o “ContactFormat”, que permite configurar e alterar os prefixos de vários contatos da agenda de uma só vez. Com a opção de selecionar os contatos a serem atualizados, o trabalho que se teria fazendo o procedimento manualmente para cada contato diminui muito.

Com essas dicas, além de descobrir o que é DDD e um pouco da história das telecomunicações no Brasil, você consegue aproveitar ainda mais as vantagens da sua operadora! Então, que tal ajudar outras pessoas a aproveitarem essas vantagens? Para ajudar os amigos, familiares e colegas é muito simples: basta compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

Compartilhe agora mesmo e contribua para que mais pessoas entendam as vantagens de usar o DDD das operadoras e das cidades para as quais costumam ligar mais!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:

Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

artigos/ddd
4.810