
Quer fazer a portabilidade Claro móvel ou fixo (mudar para a Claro e manter o mesmo número)?
Quer saber quais as maneiras disponíveis para fazer a portabilidade agora mesmo?
Está com algum problema ou dúvida no processo de portabilidade?
Então você está no lugar certo e iremos ajudá-lo a fazer a portabilidade Claro hoje mesmo com um passo a passo simples e rápido.
Quer contratar uma promoção da Claro, ver quais descontos o especialista consegue para você e fazer a portabilidade Claro? Ligue ☎ 0800 207 2121
Veja abaixo os tópicos que iremos abordar:
- Portabilidade Claro Pré via SMS
- Portabilidade Claro Controle e Pós
- Portabilidade Claro online
- Portabilidade Claro Fone
- Tive um problema com a portabilidade. O que fazer?
- Outros tutoriais de portabilidade
- Outros artigos e tutoriais úteis
- Perguntas frequentes
- Entre quais operadoras posso fazer a portabilidade
Portabilidade Claro Pré via SMS
A Claro disponibiliza um serviço de autoatendimento para você que quer ser cliente Claro Pré.
É simples e rápido fazer a portabilidade por SMS, basta seguir o passo a passo abaixo com 8 etapas.
Antes de tudo você precisará comprar um chip pré da Claro. Você pode encontrá-lo numa loja Claro ou em algum local que venda chips.
Tendo o chip pré da Claro em mãos e também o da sua operadora atual, é só seguir o passo a passo.
Se você tiver um celular com espaço para 2 chips ou mais, insira somente os 2 chips (da operadora antiga e o da Claro) e faça o tutorial pulando as etapas 1, 3 e 5.

1º Passo
- Com o celular desligado, retire o chip da sua antiga operadora.
- Insira o chip que você comprou da Claro e ligue o celular.

2º Passo
- Envie uma mensagem de texto (SMS) com o DDD e o número da sua operadora atual para 1970. Ex: 11 99999 5555.
- Espere até receber um SMS solicitando o CPF do titular da linha.
- Responda o SMS com o número do CPF e envie.
- Você receberá outro SMS solicitando o código de segurança enviado no chip da operadora antiga.
3º Passo
- Com o celular desligado, retire seu chip Claro pré.
- Coloque o chip da antiga operadora e ligue o celular.

4º Passo
- Espere um pouco e chegará um SMS com um código de segurança.
- Anote-o.

5º Passo
- Retire o chip da antiga operadora com o celular desligado.
- Coloque o chip Claro pré e ligue seu celular.

6º Passo
- Responda o SMS que você recebeu no passo 2 com o código enviado no chip da antiga operadora que você recebeu no passo 4.

7º Passo
- Aguarde até receber um SMS solicitando autorização para uso dos seus dados cadastrais.
- Responda SIM.

8º Passo
- Você receberá um SMS com número de protocolo, data e hora da portabilidade.
- Em no máximo 8 horas, você irá receber outro SMS confirmando esta data.
- Até a data da portabilidade mantenha o chip da antiga operadora para continuar recebendo chamadas.
Caso tenha alguma dúvida ou problema, ligue para a Claro no 1052.
É possível fazer esse mesmo procedimento indo até uma loja Claro e o atendente fará todo o procedimento.
Portabilidade Claro Controle e Pós
Para fazer a portabilidade para um plano Claro Controle ou Claro Pós vá até um loja Claro com os seguintes documentos:
- CPF
- RG ou CNH
- Comprovante de Residência
Quer contratar uma promoção da Claro, ver quais descontos o especialista consegue para você e fazer a portabilidade Claro? Ligue ☎ 0800 207 2121
Portabilidade Claro Online
A portabilidade online pode ser feita apenas para planos controle e pós da Claro.
Entre no site da Claro clicando aqui e siga as orientações abaixo.
Passo a passo:
Escolha seu plano, clique em próximo, clique em contrate, selecione a opção Sou cliente de outra operadora e quero trazer meu número para a Claro.
Você vai precisar dos seguintes documentos:
- CPF
- RG ou CNH
- Comprovante de Residência
Quer contratar uma promoção da Claro, ver quais descontos o especialista consegue para você e fazer a portabilidade Claro? Ligue ☎ 0800 207 2121
Portabilidade Claro Fone

Existem 3 maneiras de solicitar a portabilidade para o Claro Fone, veja abaixo:
- Através de um agente autorizado.
- Indo até uma loja Claro com seus documentos e comprovante de endereço. Veja a loja mais próxima clicando aqui.
- Através da portabilidade online no site. Para isso, basta escolher o plano que deseja clicando aqui e clicar para solicitar a portabilidade.
Quer contratar uma promoção da Claro, ver quais descontos o especialista consegue para você e fazer a portabilidade Claro? Ligue ☎ 0800 207 2121
Teve algum problema com a portabilidade Claro?
Use algum dos links abaixo caso tenha tido algum problema com a portabilidade Claro que não foi resolvido pelo atendimento comum.
Outros artigos e tutoriais úteis
Perguntas frequentes

O que é portabilidade?
Portabilidade é a possibilidade a todos os clientes de telefonia móvel e fixa poder mudar de prestadora de serviços, ou seja trocar de operadora sem mudar o número, isso pois o número passa a ser seu e não mais da operadora sempre que contratar uma nova linha.
No Brasil existem 3 tipos de portabilidade, veja abaixo:
1. Portabilidade de Operadora de Serviço: nesse caso você pode mudar de operadora e manter o mesmo número numa área com o mesmo DDD.
2. Portabilidade de Localização: nesse caso você pode mudar seu endereço sem precisar mudar seu número.
3. Portabilidade de Serviço: nesse caso você pode mudar seu plano na sua operadora atual sem precisar mudar seu número de telefone. Exemplo: se você tiver um plano pós pago poderá mudar para um plano controle ou pré pago sem precisar alterar seu número.
Quanto custa a portabilidade na Claro?
A operadora que irá receber o cliente pode cobrar até R$ 4, valor que é definido pela Anatel, mas quase nunca essa taxa é cobrada.
Posso cancelar o pedido de portabilidade ?
Na Claro você pode cancelar a portabilidade em até 2 dias úteis após solicitação. Basta ligar na central de atendimento Claro no número 1052 e solicitar o cancelamento.
Por que meu pedido de portabilidade foi negado?
A portabilidade pode ser negada nas seguintes situações:
- quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos.
- se estiver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número.
- se o número do telefone não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou for designado a um telefone de uso público.
- se a mudança for de um telefone fixo para uma linha móvel.
Vale ressaltar que a portabilidade só pode ocorrer para áreas com o mesmo DDD e também pode ser negada caso a operadora não tenha cobertura na região em que foi solicitada a portabilidade.
Como consultar o status da portabilidade?
Para consultar o status da sua portabilidade na Claro entre no site clicando aqui, informe o número de seu Bilhete de Portabilidade e o número de um dos documentos do titular da linha (CPF, CNPJ, RG ou Passaporte).
Como saber qual a operadora de um número?
Para saber a operadora de um número clique aqui, informe o número com DDD, digite os caracteres da imagem e clique em Consultar.
Vantagens de mudar para o Claro Pré
Ao fazer a portabilidade via SMS para um Claro Pré você ganhará por 7 dias tudo isso:
- 800MB de internet para usar como desejar
- WhatsApp à vontade sem descontar da internet
- Ligações para qualquer Claro do Brasil
- Torpedos para qualquer operadora
Posso mudar de operadora sempre que quiser?
Sim. Não existe limite de vezes para realizar a portabilidade entre qualquer operadora.
Minha linha vai deixar de funcionar quando solicitar a portabilidade?
Não. Sua linha antiga continuará a funcionar normalmente até que o processo de portabilidade se realize, porém, na data agendada para a realização do processo sua linha poderá parar de funcionar por até 2 horas.
E aí, conseguiu fazer a portabilidade Claro? Teve algum problema?

Conte nos comentários se você conseguiu fazer a portabilidade ou se teve algum problema ou dúvida.
Aproveite e compartilhe o artigo nas redes sociais para que outras pessoas saibam como é simples mudar para a Claro e manter o mesmo número.
São apenas 2 cliques para compartilhar e você também nos ajuda muito! 😉