Celular

Atualizado em
Leitura 7 min

Dados móveis não funcionam? Saiba o que fazer e por que isso acontece!

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Por Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Imagem mulher feliz ao resolver o problema dos dados móveis que não funcionavam

Dados móveis não funcionam? Se você tem crédito no celular ou ainda não atingiu o limite do seu pacote de dados, mas ainda assim está tendo problemas para a acessar à internet, é sinal de que algo está impedindo que o seu pacote de dados funcione como deveria.

Não se preocupe, pois isso é fácil de resolver. Com este post, aprenda agora mesmo a configurar ou re-configurar os dados móveis do seu aparelho, e saiba como fazer a internet voltar à funcionar!

O que são dados móveis?

Dados móveis é o nome dado para a conexão de internet do celular com a operadora de telefonia contratada. É, basicamente, a troca de informações no formato pacote de dados que acontece entre seu celular e sua operadora.

Hoje em dia, para ter acesso à internet no celular, basta contratar um plano com pacote de dados, colocar créditos no aparelho ou se conectar pelas redes de Wi-Fi de onde estiver.

Geralmente, os aparelhos já vem configurados de fábrica para acessar a internet de fábrica, mas às vezes é preciso estabelecer a conexão de forma manual.

Por que meus dados móveis não funcionam?

A razão dos dados móveis não funcionarem pode ser por vários motivos. Dentre eles, estão: falta de configuração da internet no aparelho, intensidade do sinal baixa, Modo Avião ativado, limite do pacote de internet atingido e o mal estado ou inserção do chip no aparelho.

Como fazer os dados móveis funcionarem?

Está com problemas nos dados móveis do seu celular? Conferiu seus créditos e mesmo assim o problema persiste? O problema pode estar na conexão 3G/4G!

Mas mantenha a calma, selecionamos as melhores dicas exclusivamente para você. Isso vai ajudar você a entender o que fazer para funcionar os dados móveis do seu celular.

1. Configure a internet do celular

Se seu celular é novo ou se você precisou formatar seu celular e restaurá-lo aos padrões de fábrica, pode ser que isto seja a causa dos seus dados móveis não estarem funcionando.

Já está usando um chip de uma operadora em seu smartphone? Então veja abaixo os passos para configurar seu aparelho de forma manual:

  1. Acesse às “Configurações” do seu aparelho (ou “Ajustes para iOS);
  2. Encontre a opção equivalente à “configuração de conexão de dados”;
  3. Se o celular tem slot para 2 chips, escolha aquele que esteja com o pacote de dados contratado (só 1 pode se conectar ao 3G ou 4G);
  4. Verifique se o chip está ativo e o nome da sua operadora aparecendo. Se tiver desconectado acidentalmente, reconecte, e provavelmente isso deve resolver. Se não for o caso, siga os passos seguintes;
  5. Volte em “Configurações” ou “Ajustes”;
  6. Procure a opção “Redes Móveis”;
  7. Selecione a opção “Operadoras de Rede”;
  8. Aqui você pode selecionar entre “buscar manualmente” ou “escolher automaticamente”;
  9. Escolha “Buscar Manualmente” e procure a sua operadora;
  10. Verifique se um símbolo de rede móvel (3G ou 4G) aparece no canto superior de seu aparelho.

Se o símbolo não aparecer, significa que o problema ainda não foi resolvido. Vale a pena verificar se seu chip não está registrado na rede.

2. Intensidade de sinal de rede

Verifique como está a sua conexão de rede, aquelas barrinhas que mostram a intensidade do sinal no seu aparelho.

Se você estiver em um lugar distante e sem nenhuma torre de sinal por perto, o motivo para seus dados móveis não funcionarem pode ser por falta de sinal. Se este for o caso, veja nossas dicas de como conseguir acessar internet de graça, inclusive quando está sem sinal no seu aparelho.

3. Ativação e desativação modo avião (reboot)

Às vezes, os dados móveis não funcionam por conta de erros no sistema do celular. Nesses casos, uma forma mais rápida de tentar dar um reboot é reiniciando o aparelho.

Se não quiser desligar o aparelho, você pode tentar colocá-lo em Modo Avião, aguardar um tempo e desligar o Modo Avião. Pode ser que você esteja com um problema mesmo na conexão, e isso ajuda a "forçar" o aparelho a se reconectar.

4. Confira as condições do chip

A razão dos dados móveis não funcionarem pode também ser por um problema no seu chip.

Abra seu aparelho, tire o chip e verifique se há poeira no contato ou se o chip está com qualquer defeito ou sinal de ter sido danificado. Se este for o caso, entre em contato com sua operadora e compre um novo chip.

Fique tranquilo, você não precisará mudar o número — eles podem emitir um novo chip com o mesmo telefone para você.

5. Veja o limite dos dados disponíveis no seu plano

Seguiu todos os passos ainda e os dados móveis ainda não está funcionando? Uma hipótese é que você já tenha atingido o limite de dados disponível do seu plano. Por exemplo: se o seu aparelho é pré-pago e os seus créditos acabaram, o acesso à internet será suspenso.

Do mesmo modo, se o seu plano atingiu o limite de dados disponíveis do mês, o acesso à internet será automaticamente desabilitada no seu celular. Para que o acesso retorne, você precisa fazer a renovação do plano ou, em alguns casos, você pode adquirir pacotes adicionais de dados para conseguir utilizar mais a internet.

O que significam as letras G, H ou E nos dados móveis?

Sabe aquelas letras que aparecem as vezes no lugar do 3G ou 4G? Elas surgem quando seu aparelho está conectado à internet e servem para mostrar qual tecnologia está sendo usada. Veja abaixo o que cada uma delas significa:

  • Letra G: representa toda a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service). É a mais antiga destas tecnologias e pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s;
  • Letra E: representa a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Mais rápida que a anterior, mas ainda considerada lenta, pode chegar até 473,6 Kb/s;
  • Letra H: Representa a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esse tipo de conexão tem velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s;
  • Letra H+: Representa a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído), e pode chegar até 168Mb/s. É a tecnologia mais rápida que existe atualmente.

Qual é o limite de dados móveis do meu pacote?

Se você verificou as configurações de sua conexão e está tudo certo, pode ser que seus dados móveis tenham chegado no limite do seu pacote. Para ver se é o caso:

  1. Vá em “Configurações” ou “Ajustes” do aparelho;
  2. Busque a opção “Dados Móveis” e selecione;
  3. Veja as informações sobre o uso de seus dados contratados.

Se realmente tiverem acabado, você ainda tem a opção de comprar um pacote adicional para navegar até o final do período, ou então pode ser a hora de mudar de plano.

Como ativar dados móveis no iPhone?

Para ativar os dados no iPhone, basta seguir os passos a seguir:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Selecione “Celular”;
  3. Selecione para ativar ou desativar a função “Dados Celulares”.

Pronto, agora você está pronto para navegar na internet quando e onde quiser!

Como ativar dados móveis do Android?

Ativar os dados móveis do Android é muito simples, e vamos explicar logo a seguir:

  1. Vá em “configurações”;
  2. Selecione “Mais configurações”;
  3. Selecione “Redes móveis”;
  4. Escolha o chip que será conectado à internet (só um pode ser selecionado);
  5. Vá em “Dados móveis” para ativar ou desativar a função.

Viu só? É só seguir esses passos que você terá sucesso na hora de ativar os seus dados móveis no smartphone Android.

Como configurar a internet do celular?

Está com dificuldades para configurar a internet do seu aparelho celular? Você já aprendeu a ativar os dados móveis com as dicas e passos que apresentamos acima. Agora é hora de configurar a sua internet no celular para evitar qualquer dor de cabeça! Vamos lá:

  1. Acesse “Configurações” > “Mais”;
  2. Selecione “Redes Móveis” > “Redes Sem Fio e Outras” > “Redes celulares”;
  3. Clique em “Nomes dos pontos de acesso ou apenas Pontos de acesso”;
  4. Selecione “+” ou na opção para adicionar uma nova APN.

O que você achou deste conteúdo? Conseguiu resolver o problema de dados móveis não funcionam? Conte nos comentários qual opção funcionou melhor para você!

Dúvidas frequentes

🤔 O que pode estar causando os dados móveis indisponíveis?

❗❓ Como ativar os dados móveis?

🤷‍️ Reiniciar o celular pode resolver o problema?

🧐 Como desbloquear os dados móveis?

Quem escreve

Yuri Kaminski, especialista em marketing e telecomunicações em Portal de Planos

Yuri Kaminski

Especialista de Marketing e Telecomunicações — Portal de Planos

Yuri Kaminski é engenheiro químico (UFC) e mecatrônico (École Centrale Nantes) de formação. Sempre apaixonado por tecnologia, desde o início da sua carreira viu na internet, no marketing digital e na ciência de dados um oceano de oportunidades a serem descobertas. Hoje, Yuri atua como especialista em marketing digital e inteligência de mercado do Portal de Planos, escrevendo sobre tendências de mercado em telecomunicações e tecnologia.