Quer fazer ligação interurbana ou internacional? Saiba como! - ATUALIZADO

Tenha um plano de internet com a melhor tecnologia. Ligue e contrate a sua Vivo Fibra Ótica!

0800 591 0366
Google PlusLinkedin

Todas as vezes que precisamos falar por telefone com alguém que está em outro estado ou, até mesmo, em um outro país, logo surge a dúvida: afinal, como fazer ligação desse tipo? Preciso acrescentar algum DDD? O que é um DDI?

Bom, você não precisa mais se preocupar com isso: preparamos um guia completo para você aprender a fazer ligação para onde e do jeito que precisa. Continue a leitura e saiba tudo antes de fazer a sua próxima chamada!

O que saber antes de realizar uma ligação para outra região?

Para fazer uma ligação interurbana ou internacional, o primeiro passo é descobrir qual é o código da sua operadora de telefonia. Isso é importante porque, além de ser necessário digitá-los para completar a chamada, você também pode conseguir descontos ou, até mesmo, nem pagar pela chamada — tudo depende do plano que você contratou.

Alguns dos códigos das operadoras estão listados aqui, no Portal de Planos. Veja quais são eles:

O segundo passo é saber qual é o DDD ou DDI da região que você quer falar. A lista completa pode ser encontrada no site da Anatel e você pode consultá-la sempre que necessário.

Como ligar interurbano e como fazer ligação interurbana a cobrar?

Para fazer uma ligação interurbana, pagando pela ligação, você deve:

  • discar 0 + código da sua operadora de telefonia + código DDD da localidade de destino + número de telefone. Por exemplo: 0 31 21 00000-0000 —  31 é o código da operadora Oi, e o 21 é o código DDD da cidade do Rio de Janeiro.

Para fazer uma ligação interurbana a cobrar, disque o seguinte:

  • 90 + código da sua operadora de telefonia + código DDD da localidade de destino + número de telefone. Por exemplo: 90 31 21 00000-0000.

Como ligar para outro estado?

O processo é o mesmo para ligação interurbana, mas caso você tenha vindo direto para este tópico, vamos repetir! Para fazer uma ligação para outro estado, disque o seguinte:

  • 0 + código da sua operadora de telefonia + código DDD da localidade de destino + número de telefone. Por exemplo: 0 41 31 00000-0000 —  41 é o código da operadora TIM, e o 31 é o código DDD da cidade de Belo Horizonte.

Para ligar a cobrar para outro DDD, disque o seguinte:

  • 90 + código da sua operadora de telefonia + código DDD da localidade de destino + número de telefone. Por exemplo: 90 31 21 00000-0000.

O que devo fazer para ligar para São Paulo?

Cidade de São Paulo - Como fazer ligações

Muitas pessoas pesquisam sobre como ligar para São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil e que é um importante centro econômico do país. Por isso fizemos esse tópico específico para solucionar a sua dúvida!

Para ligar para São Paulo, disque:

  • 0 + código da sua operadora de telefonia + código DDD de São Paulo + número de telefone. Por exemplo: 0 31 11 00000-0000. Neste caso, o 31 é o código da operadora Oi e o 11 é o código DDD de São Paulo.

É possível ligar a cobrar para o mesmo DDD?

Você vai precisar fazer um interurbano, mas descobriu que o DDD é o mesmo que o da sua cidade? Então, é ainda mais fácil: é só adicionar o tradicional 9090 antes do número do telefone para o qual está ligando e não precisa colocar o código da operadora, nem mesmo da cidade. Por exemplo: 9090 1234-5678.

Como fazer ligação internacional?

Há uma diferença entre fazer uma ligação internacional do Brasil para o exterior e de outro país para o Brasil. Quer saber como fazer nos dois casos? Continue a leitura, pois explicamos para você!

Ligando do Brasil para outro país

Caso você esteja em terras brasileiras e queira falar com alguém que foi passear ou morar fora, você deve:

  • discar 00 + código da sua operadora + código do país de destino + código da cidade de destino + número do telefone. Por exemplo: 00 31 1 212 0000-0000. No exemplo, o 31 é o código da operadora Oi, o número 1 é o código do país Estados Unidos e o número 212 é o código da cidade de Manhattan.

Para fazer uma ligação internacional a cobrar para qualquer lugar do mundo estando no Brasil, é preciso que você entre em contato com a sua operadora para saber qual é a melhor opção.

A Embratel fornece um serviço para que você efetue a chamada via telefonista: basta ligar para o número 0800 703 2121. Vale lembrar que, neste caso, a tarifa será cobrada do telefone de destino. Por isso, antes de bater um papo por longas horas, é bom conferir a tabela de tarifas oferecida pela operadora para não acabar tendo surpresas!

Como fazer ligação internacional - Mulher em viagem

Ligando do exterior para o Brasil

Agora é o caminho contrário: quer saber como ligar do exterior para o Brasil? Neste caso, você tem 3 opções:

  1. Entrar em contato com a telefonista local (você precisará consultar o número referente ao país que você está);
  2. Comprar um cartão de chamadas internacionais e seguir as instruções;
  3. Usar o Brasil Direto da Embratel. Com ele você irá ligar a cobrar para o Brasil (de qualquer telefone, inclusive público), e só paga quando voltar para o Brasil, em reais.

Sobre o Brasil Direto, a operadora oferece um Guia de Bolso para os usuários. É só imprimir e levar para onde precisar, pois assim fica mais fácil acessar as informações antes de fazer uma ligação internacional.

Porém, vale lembrar que essa é uma opção válida apenas se você estiver viajando para um dos 50 países em que a Embratel atende com essa opção — alguns exemplos são Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Argentina, Itália e Reino Unido. Alguns dos telefones são:

  • para ligar dos EUA para o Brasil, seja pagando, seja a cobrar, você deve discar 1800 745 55 21;
  • para ligar do Canadá para o Brasil, você deve discar 1800 463 66 56;
  • para ligar de Portugal para o Brasil, basta telefonar 800 800 550. 

Como fazer ligação grátis online?

Já gastou muito durante a viagem e quer saber como ligar de graça? Então pode se tranquilizar, pois há mais de uma maneira!

Você provavelmente usa, já usou ou pelo menos ouviu falar no WhatsApp, não é mesmo? Saiba que é possível fazer ligação pelo aplicativo de graça: basta que você tenha acesso à internet e a pessoa para a qual você ligando também tenha o aplicativo e esteja conectada.

Para fazer a ligação sem custos pelo WhatsApp, clique no ícone que se parece um telefone, como mostrado na imagem.

Fazer ligação grátis no WhatsApp

Mas esse ainda não é o único app para ligar grátis pela internet. Para fazer uma ligação pela internet, totalmente grátis e do seu smartphone, você pode usar também outros aplicativos, como o Skype, Facebook Messenger e o Viber, por exemplo. Com todos esses apps, também é possível fazer sua ligação pelo PC — lembre-se apenas de que é necessário ter um microfone.

Saber como fazer ligação interurbana ou internacional, seja a cobrar, seja grátis, ficou muito mais fácil depois deste post, não é mesmo? São muitos os códigos e números que você precisa saber, mas sempre que tiver alguma dúvida, é só passar por aqui que ajudaremos nessa missão!

Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e familiares a fazerem as chamadas que precisam!

fazer-ligacao
527
Google PlusLinkedin