Dicas
Leitura 7 min

Como ligar a cobrar? Outros estados, DDD ou operadora

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Homem usando o celular na rua

Embora praticamente tenha caído em desuso, saber como ligar a cobrar ainda pode ser muito útil, especialmente nas situações em que menos imaginamos, como quando perdemos o celular ou quando estamos sem sinal precisamos ligar de um fixo emprestado.

Fazer ligação a cobrar para outro número com o mesmo DDD é muito simples. Basta discar “9090” mais o número com o qual deseja falar. 

Por exemplo: 9090 + 1234-5678. Ao ser atendido, antes de a chamada ser iniciada, você escutará a mensagem: “chamada a cobrar, após o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando”.

Porém, para fazer ligação a cobrar para números com outros DDDs, de outros estados ou de operadoras diferentes, o processo muda e é preciso saber em qual ordem discar os números para conseguir completar a ligação.

Por isso, a seguir ensinamos como ligar a cobrar para outros estados e para celulares de diferentes operadoras usando o DDD para economizar com as chamadas.

Confira e saiba como ligar a cobrar em qualquer situação!

Como ligar a cobrar para outro DDD?

Para ligar a cobrar para outros estados com DDDs diferentes do seu, o processo é outro, pois se trata de uma “Chamada de Longa Distância a Cobrar”.

Nesse caso, é preciso saber o DDD da cidade para onde você vai ligar e discar os números na seguinte ordem: 90 + DDD da cidade + número de telefone.

Se, por exemplo, você estiver em Belo Horizonte e quiser fazer uma ligação para São Paulo/SP (DDD 11), você deverá discar: 90 + 11 + número de telefone.

Essa é a forma correta de fazer chamadas a cobrar tanto para telefone fixos como para celulares. Lembrando ainda que um mesmo estado pode ter vários DDDs, então não se esqueça de consultar o DDD certo da região para onde você vai fazer a ligação.

Se você não conhece o DDD das capitais brasileiras, confira a lista a seguir:

  • São Paulo (SP) ― 11;
  • Rio de Janeiro  (RJ) ― 21;
  • Belo Horizonte (MG) ― 31;
  • Brasília (DF) ― 61;
  • Curitiba (PR) ― 41;
  • Porto Alegre (RS) ― 51;
  • Florianópolis (SC) ― 48;
  • Cuiabá (MT) ― 65;
  • Campo Grande (MS) ― 67;
  • Goiânia (GO) ― 62;
  • Vitória (ES) ― 27;
  • Salvador (BA) ― 71;
  • Fortaleza (CE) ― 85;
  • São Luís (MA) ― 98;
  • Belém (PA) ― 91;
  • João Pessoa (PB) ― 83;
  • Teresina (PI) ―86;
  • Manaus (AM) ― 92;
  • Macapá (AP) ― 96;
  • Rio Branco (AC) ― 68;
  • Maceió (AL) ― 82;
  • Recife (PE) ― 81;
  • Natal (RN) ― 84;
  • Porto Velho (RO) ― 69;
  • Boa Vista (RR) ― 95;
  • Aracaju (SE) ― 79;
  • Palmas (TO) ― 63.

Como ligar a cobrar para celular?

Para fazer ligações a cobrar para outro celular da mesma operadora com tarifas mais em conta, uma dica super importante é usar o código da operadora. Nesse caso, você deverá discar: 90 + DDD da operadora + DDD da cidade + número de telefone.

Então, a seguir, ensinamos como ligar a cobrar para celular e telefones fixos da mesma região e de outros DDDs usando o código das operadoras para economizar nas tarifas cobradas.

Quer conhecer mais planos de celular?

Converse com nossos especialistas e saiba qual o plano ideal pra você!

Como ligar a cobrar para celular Vivo

Se você é cliente Vivo e quer usar o DDD da operadora para ter tarifas especiais em ligações e em chamadas a cobrar deve digitar o código 015 antes do número de telefone para o qual vai ligar.

Assim, para fazer ligação a cobrar para DDD da mesma região usando o código da Vivo, disque: 90 + 015 + número de telefone.

Já para fazer ligação a cobrar para DDD de outra região usando o código da Vivo, disque: 90 + 015 + DDD da região + número de telefone.

Como ligar a cobrar para celular TIM

Clientes TIM podem usar o DDD 041 para fazer ligações com tarifas especiais e em chamadas a cobrar

Para ligar a cobrar para DDD da mesma região usando o código da TIM, disque: 90 + 041 + número de telefone.

Já para ligar a cobrar para DDD de outra região usando o código da TIM, disque: 90 + 031 + DDD da região + número de telefone.

Como ligar a cobrar para celular Claro

O código da Claro para clientes que querem tarifas especiais em ligações e chamadas a cobrar é o DDD 021.

Para ligar a cobrar para DDD da mesma região utilizando o código da Claro, disque: 90 + 021 + número de telefone.

Já para ligar a cobrar para DDD de outra região utilizando o código da Claro, disque: 90 + 021 + DDD da região + número de telefone.

Como ligar a cobrar para celular Oi

Os clientes da Oi que querem usar o código da operadora para conseguir tarifas especiais em ligações e em chamadas a cobrar devem ficar atentos ao DDD correto da operadora em seu estado.

O código 031 é o DDD da Oi nos estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Nesses estados, para ligar a cobrar para DDD da mesma região com o código da Oi, disque: 90 + 031 + número de telefone.

E para ligar a cobrar para DDD de outra região com código da Oi, disque: 90 + 31 + DDD + número de telefone.

O código 014 é o DDD da Oi nos estados: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. 

Nesses estados, para ligar a cobrar para DDD da mesma região com código da Oi, disque: 90 + 014 + número de telefone.

E para ligar a cobrar para DDD de outra região com código da Oi, disque: 90 + 014 + DDD + número de telefone.

Como ligar a cobrar para outro país?

Os serviços de chamada a cobrar para outros países não existem mais. Porém, ainda existem alternativas para fazer ligações por telefone de outros países para o Brasil.

Se você está em outro país e precisa ligar a cobrar para o Brasil, o mais recomendado é usar o serviço “Brasil Direto”, da Embratel. 

No caso, ao invés de fazer uma chamada em que será cobrado quem recebeu a ligação, você mesmo poderá pagar pelo serviço na sua fatura de telefone quando voltar ao Brasil. A vantagem do “Brasil Direto” é que a cobrança é feita em reais e não em moeda estrangeira, o que deixa o custo da ligação mais barato.

Para usar o serviço, você deve consultar e ligar para o número de acesso do “Brasil Direto” no país em que você está e escolher entre a opção de “ligações automáticas” ou “conversar com um operador da Embratel”.

E se você quiser fazer uma ligação internacional comum, mas não sabe como usar os códigos, não se preocupe. Para fazer ligações internacionais basta discar: código da operadora + DDI do país + DDD da região + número de telefone.

Nesse caso, o DDI é o código de identificação para “Discagem Direta Internacional” e o DDD é o código para “Discagem Direta à Distância”. O código DDI do Brasil é o +55.

Assim, se, por exemplo, você está em outro país e precisa fazer uma ligação para o Rio de Janeiro (RJ), deve discar: +55 + código da operadora + 21 + número de telefone.

Como funcionam as ligações a cobrar?

Hoje as ligações a cobrar não são mais tão utilizadas como antigamente. Mas, elas já foram muito úteis na época em que os celulares ainda não eram tão acessíveis. 

Se você nunca fez uma ligação a cobrar, basicamente, elas são utilizadas quando você não tem saldo para fazer ligações pelo celular ou telefone fixo. Assim, quando fazemos uma chamada a cobrar, a ligação será cobrada na próxima fatura no número para o qual ligamos. 

É por isso que quando estamos uma chamada a cobrar ouvimos a mensagem: “chamada a cobrar, após o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando”; ou “chamada a cobrar, para aceitá-la continue na linha após a identificação”.

Outro ponto importante nas ligações a cobrar é o uso do código da operadora e do DDD da cidade. O código da operadora pode ser usado em ligações a cobrar e ligações normais para ter acesso a tarifas mais baratas. E o DDD da cidade deve ser usado quando você precisa ligar a cobrar para outras regiões e estados.

Muitas pessoas têm dificuldade em entender a importância do DDD para saber como ligar a cobrar para outros estados. Se você quer entender sobre esse assunto, descubra o que é DDD e como usar em ligações locais, interurbanas e de longa distância!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/como-ligar-a-cobrar
4.800