Celular

Atualizado em
Leitura 6 min

Ligação grátis: 4 melhores formas falar à vontade

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Homem sentando no carro olhando para o celular

Há quem pense que falar ao telefone é algo do passado, mas muitos de nós ainda recorrem a esse hábito e, poder fazer uma ligação grátis e falar o quanto quiser, torna o papo ainda mais prazeroso.

Neste artigo, veja quais aplicativos, sites e planos você pode usar quando quiser falar à vontade com quem você quiser. E melhor, sem pagar nada pelos minutos de conversa. Boa leitura!

1. Um anúncio por uma ligação

Vamos começar por uma alternativa bem interessante de ligações gratuitas. Algumas operadoras estão oferecendo aos seus clientes a possibilidade de assistir um pequeno anúncio em troca de fazer uma ligação grátis!

Hoje quem consegue essa opção são os clientes Vivo e Claro e para conseguir um minuto de graça ao telefone:

  1. Abra o app do telefone do seu celular;
  2. Digite *4040+DDD+Número do telefone da pessoa para quem você quer ligar;
  3. Ouça o anúncio de mais ou menos 20 segundos;
  4. A ligação será feita em seguida;
  5. Aguarde a pessoa atender.

A ligação pode durar até 1 minuto, e os clientes podem fazer 1 ligação grátis por dia.

2. Aplicativos de ligação grátis

Hoje uma solução fácil e prática para falar à vontade sem pagar nada pelos minutos de ligação é usar aplicativos de conversa. A ligação é feita pela internet, pra melhorar você só precisa acessar uma internet de graça e aproveitar.

Whatsapp

O aplicativo queridinho de conversas do Brasil também te permite fazer ligações de graça! E melhor, a maioria dos planos de operadoras oferece dados gratuitos para usar o Whatsapp de forma ilimitada. Para fazer ligações no Whatsapp é super simples:

  1. Entre no aplicativo;
  2. Abra a conversa com a pessoa que quer falar;
  3. Selecione chamada de voz ou vídeo;
  4. Ou mande um áudio.

Telegram

O Telegram ganhou notoriedade quando o Whatsapp parou de funcionar, mas tem quem ache que ele é ainda melhor do que o Whatsapp. O que garantimos é que você também pode fazer ligações grátis por ele:

  1. Entre no aplicativo;
  2. Abra a conversa da pessoa que quer ligar;
  3. Vá no menu 3 pontos verticais no canto superior direito;
  4. Selecione “Ligação” e pronto!

Facebook Messenger

O Facebook Messenger também é uma excelente opção de comunicação usando a internet, e você pode fazer ligações gratuitas pelo aplicativo também. E para ligar é bem tranquilo:

  1. Entre no aplicativo;
  2. Abra a conversa com a pessoa que quer ligar;
  3. Selecione no topo direito o ícone de telefone ou câmera para iniciar conversa de áudio ou vídeo;
  4. Fale à vontade!

Line

Outro aplicativo que pode ser usado para fazer ligação grátis é o Line. Apesar de menos conhecido e usado, é um aplicativo muito semelhante ao Whatsapp com mais funções. Para fazer ligações é super simples:

  1. Entre no App;
  2. Vá na conversa de quem quer ligar;
  3. Selecione iniciar Chat ou Ligação ou Ligação de Vídeo.

Viber

E você também pode usar o Viber, um aplicativo de comunicação gratuito, que te permite fazer ligações pelo próprio aplicativo assim como os anteriores. E ligar por ele é igualmente fácil:

  1. Abra o App;
  2. Entre na conversa com a pessoa que quer ligar;
  3. No topo direito selecione o ícone de telefone para ligações ou a câmera para chamada de vídeo.

Facetime

Este é um aplicativo para usuários de aparelhos iOS (iPhone, iPad, iPod). Específico para chamadas entre usuários de aparelhos da Apple, o Facetime é uma ótima opção de ligação grátis.

Para fazer ligações pelo Facetime basta que as duas pessoas tenham um aparelho iOS, e estejam com o aplicativo configurado. Depois disso é só fazer uma ligação, mas selecionar que seja pelo Facetime.

3. Ligação grátis no Computador

Não são apenas os dispositivos móveis que oferecem a opção de chamadas gratuitas, também é possível fazer uma ligação de graça pelo seu computador!

Existem diversos programas que oferecem funcionalidade, além de alguns dos aplicativos anteriores que ampliam a função de ligação grátis para a versão de computador.

Facebook Messenger

O Facebook é um dos aplicativos que estende as chamadas gratuitas nos dispositivos móveis para os computadores. Vale a pena tentar!

Google Hangouts

Cada vez mais usado, o Hangouts possui duas versões, uma delas voltada para business, e outra para chamadas de vídeos/chat mais causais - ambas muito simples de usar:

  1. Entre no Aplicativo ou site;
  2. Abra uma conversa com quem você quer falar;
  3. No app selecione o ícone de Ligação ou Chamada de vídeo; No desktop selecione “videochamada” ,”chamada telefônica” ou “mensagem”.

Essa é uma excelente opção caso queira fazer reuniões com várias pessoas. E um diferencial é que no desktop você pode mandar um link para a pessoa acessar a chamada.

Skype

Outro aplicativo bem conhecido para ligações pelo computador é o Skype, que também tem uma versão aplicativo, mas continua sendo bastante usado no computador, principalmente para comunicação interna em empresas.

Você pode baixar o programa para desktop, celular ou tablet, Xbox ou Alexa, e fazer chamadas de voz e de vídeo.

Zoom

Outra ferramenta para ligações grátis é o Zoom. Com uma versão para celular, o aplicativo e o programa permitem que você faça reuniões com várias pessoas. A conta é gratuita e você pode ligar para quem quiser, basta mandar um link para a pessoa. Seu convidado terá de fazer um cadastro, e depois é redirecionado para a conversa.

4. Considere planos com ligações ilimitadas!

E uma excelente possibilidade para ter acesso a ligações gratuitas é contratar um plano que te dê minutos de ligação ilimitados, ou que garanta o uso ilimitado de alguém aplicativo de conversa.

Você encontra muitas opções legais de ligação grátis em todas as principais operadoras do país, a cobertura, preço e vantagens variam de acordo com cada operadora e cada plano.

O que você achou de nossas dicas? Deixe nos comentários quais aplicativos você usou e gostou mais, ou recomende algum aplicativo de ligação que não mencionamos!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.