Dicas
Atualizado em
Leitura 6 min

Wi-Fi calling: saiba como fazer ligações usando o Wi-Fi

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Homem falando ao celular

Apesar do aprimoramento constante que as operadoras fazem em suas redes de telefonia, existem locais em que o sinal de celular ainda é fraco ou até mesmo inexistente. Lugares subterrâneos, como estacionamentos, prédios muito altos e regiões mais afastadas dos centros urbanos são alguns exemplos disso. Mas você sabia que se tiver uma conexão Wi-Fi por perto você pode fazer ligações e enviar SMS com o Wi-Fi calling?  

Esse recurso, apesar de pouco falado e conhecido, é uma ótima alternativa para quem fica sem rede no telefone e precisa fazer uma chamada ou mandar uma mensagem. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para começar a usar o Wi-Fi calling.

Planos de Internet Fixa(Residencial)

O que é Wi-Fi calling?

É uma tecnologia que permite fazer ou receber chamadas telefônicas e enviar SMS mesmo em áreas com cobertura fraca ou inexistente de celular. Para isso, basta que você esteja conectado a uma rede Wi-Fi, seja ela doméstica ou pública. 

Como ele, não é preciso se conectar a nenhuma operadora para realizar ligações. Isso porque o recurso funciona de forma independente, não requer nenhum aplicativo para ser utilizado e você será cobrado por isso como se estivesse no seu DDD de origem. Ou seja, mesmo as chamadas interurbanas serão tarifadas como locais, sem diferença  entre números fixos ou móveis.

No entanto, existem alguns pré-requisitos para usar o Wi-Fi calling e justamente por isso ele não está disponível para todos os usuários. Entenda melhor a seguir. 

Como funciona o Wi-Fi calling?

Diferente de aplicativos que realizam chamadas de áudio e vídeo, Wi-Fi calling depende apenas de uma rede de internet sem fio para funcionar. Para te explicar melhor essa diferença, vamos usar o exemplo de serviços que você provavelmente conhece bem: o WhatsApp e o Messenger.

Nesses apps, o que permite fazer ligações é uma tecnologia chamada VoIP, que faz a transmissão de voz por IP e transforma os sinais de áudio em dados digitais. Logo, as torres de celular conseguem ler essas informações e repassá-las aos usuários sob a forma de chamadas, sejam elas de voz ou vídeo. Portanto, para executar essa ação, o WhatsApp e o Messenger exigem que tanto quem está fazendo a ligação quanto quem está recebendo estejam conectados a uma rede móvel ou banda larga. 

E é justamente aí que está a diferença do Wi-Fi calling: ele associa a ligação via internet ao número de telefone do usuário. Dessa forma, os dados são transmitidos pelo ar, por meio do sinal de Wi-Fi, e não precisam passar pelas torres de celular das operadoras para efetuar a chamada. 

Diante disso, é possível usar o discador normal do celular para fazer ligações e o app convencional de mensagens para enviar SMS. Assim, não é preciso instalar ou abrir qualquer outro aplicativo para completar essas ações.  

Na prática isso quer dizer que mesmo se você estiver sem pacote de dados no seu smartphone, mas encontrar uma rede Wi-Fi para se conectar, será possível ligar ou mandar mensagem para qualquer um dos seus contatos. E tudo isso sem precisar que a pessoa do outro lado também esteja conectada à internet, como acontece no caso do WhatsApp ou Messenger. 

Mas atenção: o Wi-Fi calling não está disponível para todo mundo. Na verdade, é preciso que a operadora suporte esse tipo de recurso e que o celular venha de fábrica com essa funcionalidade. Continue a leitura e veja quem pode usar essa tecnologia. 

Quem pode usar o Wi-Fi calling?

Atualmente, Claro e Vivo disponibilizam Wi-Fi calling no Brasil. O recurso é gratuito para assinantes de qualquer plano da Vivo (pré ou pós-pago e controle), enquanto na Claro somente clientes de pacotes pós-pago podem utilizar o serviço. 

Além da questão da empresa de telefonia, também é preciso que o aparelho suporte a função. Isso porque será preciso habilitá-la no celular, assim como você faz com o pacote de dados, por exemplo. Conheça a seguir a lista de compatibilidade de dispositivos nas duas operadoras que oferecem o serviço no país.

Wi-Fi calling Claro

  • Samsung: Galaxy S7 e S7 Edge, Galaxy S8 e S8+;
  • iPhone: 5c, 5s, 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus.

Wi-Fi calling Vivo

  • Samsung: Galaxy J5, J7 Metal, S6, S6 Edge, S7, S7 Edge, S8 e S8+;
  • iPhone: 5s, 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X.

Principais vantagens do Wi-Fi Calling

Existem muitas vantagens de usar o Wi-Fi calling, principalmente quando o assunto é economia e qualidade. Por isso, reunimos os sete principais benefícios que você vai encontrar ao utilizar esse recurso. Acompanhe!

  1. Mesmo quando estiver em outra cidade ou estado, as chamadas realizadas com Wi-Fi calling serão tarifadas como ligações locais. Dessa forma, você poderá economizar seus créditos ou pagar menos na fatura no final do mês;
  2. Assim como acontece com chamadas dentro do Brasil, também é possível fazer ligações em países do exterior com tarifas locais. Assim, você não precisa contratar pacotes de roaming internacional para falar com seus familiares e amigos;
  3. As ligações podem ser feitas usando o seu próprio número de telefone e nenhum outro número ou aplicativo é necessário para completar a ação; 
  4. Uma vez ativado, o Wi-Fi calling funciona automaticamente no smartphone. Ou seja, você não precisa habilitar e desabilitar a função sempre que quiser ligar para alguém;
  5. As ligações tendem a apresentar melhor qualidade de áudio, visto que não sofrem com a instabilidade da rede móvel de celular;
  6. Você pode fazer chamadas em locais com sinal ruim, como zona  rural, regiões mais afastadas ou prédios com área subterrânea. Basta se conectar ao Wi-Fi e pronto, seu problema estará resolvido;
  7. A pessoa do outro lado não precisa estar conectado à internet ou ter um app X ou Y para receber a sua ligação. 

Principais desvantagens do Wi-Fi calling

Apesar de tantos pontos positivos, nem tudo são flores quando o assunto é Wi-Fi calling. Conheça as principais desvantagens que a tecnologia apresenta.

  1. Nem todos os dispositivos apresentam suporte para esse tipo de recurso. Logo, é preciso verificar se o seu telefone possui essa funcionalidade nativa;
  2. É preciso estar conectado a uma rede Wi-Fi estável para conseguir fazer ligações. Caso contrário, você não conseguirá completar as chamadas;
  3. No Brasil, poucas operadoras ainda suportam o Wi-Fi calling. Como mencionamos anteriormente, apenas Vivo e Claro possuem essa função disponível para os seus assinantes. 

Como ativar o Wi-Fi calling no celular?

Se você é cliente de alguma operadora que oferece o Wi-Fi calling e tem um modelo de celular que suporta a tecnologia, veja o passo a passo de como habilitá-la no sistema operacional do seu telefone.  

Android

  • Acesse o app "Configurações" do seu Android;
  • Depois, clique em "Conexões";
  • Em seguida, selecione a opção "Chamada Wi-Fi";
  • Deslize o botão para a direita para ativar o recurso. Automaticamente ele mudará de cor e ficará verde;
  • Pronto! O Wi-Fi calling já estará ativado no celular.

iOS

  • Acesse o app "Ajustes" do seu iPhone;
  • Em seguida, clique na opção "Telefone";
  • No menu que aparecer, clique em "Ligações- Wifi";
  • Depois, ative a função deslizando o botão para direita. Automaticamente ele mudará de cor e ficará verde;
  • Pronto! O Wi-Fi calling já estará ativado no celular.

É importante ressaltar que ao ativar o recurso, independente do celular ser Android ou iOS, ele permanecerá habilitado. Caso queira deixar de usá-lo, é preciso ir ao menu novamente e desabilitar as chamadas por Wi-Fi. 

O Wi-Fi calling é gratuito?

O Wi-Fi calling é gratuito nas operadoras que oferecem o serviço, porém vale lembrar que as ligações são tarifadas de acordo com o seu plano e como se você estivesse em seu DDD de origem. Ao fazer uma viagem para outro estado, por exemplo, você pode fazer ligações para qualquer pessoa que use o mesmo DDD que o seu sem medo das tarifas de roaming. 

Mas se você tem um pacote que oferece ligações ilimitadas para todo país, fique tranquilo porque não será preciso se preocupar com a cobrança das chamadas. Entretanto, caso tenha uma franquia de minutos para usar com outras operadoras, qualquer ligação para esses números será descontada do seu plano. 

E então, o que você achou do Wi-Fi calling? Já conhecia essa tecnologia que permite fazer chamadas pela rede de internet Wi-Fi? Deixe o seu comentário nos contando a sua opinião. Ah! E não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como usar esse recurso no telefone!

Amanda Pereira, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Amanda Pereira

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda é especialista em produção de conteúdo, com foco em tecnologia e telecomunicações. Trabalha escrevendo conteúdos com linguagem simples e objetiva, ajudando as pessoas a conseguirem se informar melhor sobre assuntos que, na maioria das vezes, são tratados de forma complicada.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚀 Promoção Tempo Limitado: Claro Internet 350 MB apenas R$99,90!