Dicas
Atualizado em
Leitura 6 min

O que é Google Keep, como funciona e 8 dicas para começar

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos

Por

Redator — Portal de Planos

Tela do computador para login e senha

Precisa de uma ferramenta mais prática e simples para fazer anotações, lembretes e notas? O Google Keep é um aplicativo gratuito com vários recursos para você criar os seus lembretes de forma personalizada.

Com integração com outros serviços Google, como o Google Agenda, e Google Docs, com o Google Keep organizar seus compromissos, listas e recados é muito mais fácil!

Então, a seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse aplicativo. Continue a leitura e entenda o que é o Google Keep, como funciona, como usar e confira ainda 8 dicas para começar!

Planos de Internet Fixa(Residencial)

Google Keep: o que é

Disponível tanto em versão Android como iOS, o Google Keep é um aplicativo gratuito com vários recursos para os usuários tomarem notas, criarem listas, gravarem áudios, transcrever recados, etc.

Semelhante a outros aplicativos de notas, como o Evernote e o Trello, o diferencial do Google Keep é a oferta de recursos especiais, como o transcritor de áudios, a ordenação das notas por temas e cores, ferramenta de busca em tempo real e integração com outros aplicativos.

Graças à sincronização a partir da sua conta Google, você pode baixar o Google Keep no seu smartphone, tablet, computador, notebook, ou smartwatch e acessar todos os seus arquivos e notas de qualquer um dos dispositivos, desde que tenha conexão com a rede de internet.

Google Keep: como usar

Entender como funciona o Google Keep e começar a usar o aplicativo é muito fácil. Mas antes de começar é preciso fazer o download do aplicativo para Android ou iOS.

Após baixar e instalar o aplicativo, você já está pronto para começar a usar o Google Keep. Para criar uma nota, você deve seguir os seguintes passos:

  1. abra o Google Keep;
  2. clique no botão com sinal de “+”;
  3. escolha um título para o lembrete e escreva sua nota.

Você também pode criar uma nota com desenho. Para isso:

  1. abra o Google Keep;
  2. na parte de baixo do menu, clique no botão com desenho de pincel;
  3. use as ferramentas de caneta, lápis e marca texto para criar o seu desenho;
  4. você pode usar o menu da parte inferior para alternar entre as ferramentas e escolher cores.

Para tomar notas de áudio:

  1. abra o Google Keep;
  2. na parte de baixo do menu, clique no botão com desenho de microfone;
  3. dê a permissão para o aplicativo usar o microfone;
  4. o áudio começará a ser gravado e, em seguida, será transcrito pelo aplicativo e salvo nas suas notas.

Já para tomar notas de imagem:

  1. abra o Google Keep;
  2. na parte de baixo do menu, clique no botão com desenho de dois triângulos dentro de um quadro;
  3. escolha entre tirar uma foto ou escolher uma imagem do seu dispositivo;
  4. a foto tirada ou a imagem escolhida do dispositivo serão salvos como nota no seu feed do Google Keep.

No Google Keep, você ainda pode criar lembretes que sincronizam com o aplicativo de Agenda do Google. Para isso: 

  1. clique no ícone com três linhas horizontais localizado no canto superior esquerdo;
  2. clique na opção “Lembretes” acompanhada por um ícone de “sino”;
  3. crie lembretes de texto, desenho, áudio ou imagem clicando nos respectivos ícones na parte de baixo do menu de lembretes do Google Keep.

Google Keep: 8 dicas para começar

Entender como o Google Keep funciona e começar a usar é muito fácil e intuitivo. Porém, algumas dicas simples para começar vão ajudar você a explorar melhor os recursos disponíveis neste aplicativo. Veja então 8 dicas para começar a usar o Google Keep!

1. Use notas e lembretes de áudio quando não puder digitar

Um dos recursos que diferenciam o Google Keep de outros aplicativos de anotações e lembretes é a possibilidade de gravar lembretes de áudio. 

Assim, quando você estiver muito ocupado para digitar o seu lembrete, pode simplesmente gravar um áudio que será automaticamente transcrito em um lembrete para você poder ouvir ou ler quando precisar.

Você ainda pode colocar marcadores de cor ou tema no áudio para diferenciar ele de outros que você tenha gravado e também pode integrar o lembrete com sua agenda para não perder datas e atividades importantes!

2. Tire fotos e use imagens para criar lembretes

Usar o recurso de tirar fotos ou imagens para criar notas e lembretes é uma ótima forma de não deixar passar aquela referência visual que você encontrou na rua, em uma loja, exposição ou em qualquer lugar que seja.

Você ainda pode usar o recurso de transcrição para o aplicativo transcrever o que está escrito na imagem.

Para transcrever o texto de imagens, basta tirar a foto ou carregar a imagem desejada e no canto superior direito, clicar no ícone com três pontos e clicar na opção “Capturar texto da imagem”.

3. Compartilhe notas do Google Keep com outros aplicativos

Com integração que os aplicativos Google oferecem, é possível compartilhar as notas do Keep em outras ferramentas, como o GMail, Google Docs, Agenda Google, etc.

Assim, se você preferir, pode usar o Google Keep para escrever e-mails, textos, criar notas e integrar tudo com outros aplicativos para acessar as notas a partir deles depois.

4. Configure e personalize os seus lembretes

Usar os recursos de cores e temas no Google Keep ajuda a personalizar os seus lembretes e a organizar melhor os assuntos das suas notas e lembretes.

Além disso, você pode criar alarmes para os lembretes e sincronizá-los com o calendário para não perder prazos, tarefas e outras atividades importantes.

Para isso, basta abrir a nota que deseja e, no canto superior direito, clicar no ícone com um desenho de sino com um sinal de “+*. Configure então o horário, o dia e, se quiser, um local para o lembrete, caso precise se deslocar para um endereço específico.

5. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar notas antigas

Se você se perder em meio a muitas notas e lembretes, ou quiser encontrar uma nota criada há mais tempo, pode usar a ferramenta de pesquisa do Google Keep para encontrar mais facilmente o que procura.

A ferramenta de pesquisa fica na parte superior do aplicativo, basta clicar sobre a barra com os dizeres “Pesquisar suas notas” e digitar o título da nota que precisa encontrar ou palavras-chave do texto dela.

6. Separe as notas por cores e temas

Separar as suas notas combinando temas e cores é a forma mais fácil de rapidamente identificar o que você precisa encontrar no Google Keep e manter uma organização visual no aplicativo.

Você pode, por exemplo, usar uma cor para cada projeto de trabalho ou estudos, outra para tarefas domésticas e pessoais, e outra para lembretes de compromissos, etc. Nesse sentido, o Google Keep deixa os usuários à vontade para usarem a criatividade e personalizarem ainda mais as suas notas.

7. Use o recurso “Arquivar” quando não quiser excluir uma nota em definitivo

Algumas vezes, ficamos em dúvida se devemos excluir uma nota antiga para liberar espaço e organizar melhor o aplicativo, ou se ainda vamos precisar daquelas informações.

Nesse caso, o Google Keep também oferece uma ótima solução. Usando o recurso de arquivar, a nota fica guardada em uma pasta separada do resto. 

Caso você precise consultar de novo as informações é só procurar pela nota na pasta de notas arquivadas clicando acessando o menu do aplicativo e clicando em “Arquivo”.

8. Use os atalhos no PC

Se você usa o Google Keep no computador, pode usar alguns atalhos do teclado para facilitar o uso do aplicativo.

A lista de atalhos do Google Keep para PC é:

  • “C” ― criar nova nota;
  • “O” ― abrir nota selecionada;
  • “Enter” ― fechar nota aberta;
  • “J” ― ir para nota anterior;
  • “K” ― ir para próxima nota;
  • “N” ― ir para o item da lista anterior;
  • “P” ― ir para próximo item da lista;
  • “Ctrl + G” ― alternar entre lista e vista da grade;
  • “/” ― pesquisar;
  • “E” ― arquivar nota selecionada;
  • “#” ― excluir nota selecionada.

Se você não conhecia o Google Keep ou se gostou do aplicativo e pretende experimentá-lo, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e apresente os aplicativos de notas para mais pessoas que possam se interessar!

Antônio Ursine, redator em Portal de Planos
Escrito por:Antônio Ursine

Antônio é um redator que vê a escrita como a forma mais eficiente de comunicar ideias que podem parecer complexas. Com os textos que escreve, espera ajudar mais pessoas a compreenderem conceitos de tecnologia, além das vantagens e diferenças entre planos de serviços essenciais no dia a dia, como telefonia e internet.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

🚨Oferta: Claro Internet 350MB, com Globoplay, de R$119,90 só R$99,90!