Dicas

Atualizado em
Leitura 3 min

Como escolher um tablet?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher usando o tablet

Você sabe como escolher um tablet? Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre isso, afinal, a seleção vai depender de muitas variáveis, que influenciam no modelo, funcionalidades e, o mais importante, no preço!

Mas não se preocupe, neste artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa analisar antes de comprar, para que você aprenda como escolher tablet. Vamos ajudar a encontrar o modelo ideal, que atenda suas necessidades e que caiba no seu bolso, confira!

Por que comprar um tablet?

A primeira coisa que precisa ficar claro é que o uso do tablet deve fazer sentido na sua rotina. Muitas atividades podem ser realizadas no computador, celular ou, até mesmo em um Kindle. Por isso, trouxemos alguns pontos que ajudam a compreender melhor as vantagens do aparelho em relação aos demais. 

Mais funcionalidades que um Kindle

Se a sua intenção é utilizar o tablet apenas para colocar a leitura em dia, talvez o um e-reader seja mais adequado. Por outro lado, se deseja realizar mais atividades, como tirar fotos, ler as notícias do dia e checar as redes sociais, o tablet é melhor.

Maior que um celular

Provavelmente, passou pela sua cabeça a seguinte pergunta: “mas eu não consigo fazer tudo isso pelo celular?”. A resposta é: sim, consegue! Mas a tela do tablet é bem maior que a dos smartphones. Ou seja, é muito mais confortável para ver as informações e para navegar em sites e jogos.

Mais leve que um notebook

O notebook é outra alternativa ao celular, no que diz respeito às funcionalidades. A grande questão é que ele conta com uma estrutura mais robusta, que acaba deixando o equipamento mais pesado. Para quem precisa carregá-lo na mochila nos deslocamentos entre a casa, o trabalho e a escola ou faculdade, é um ponto a mais no cansaço físico do dia.

Mais barato que ambos os anteriores

A melhor de todas as vantagens está na facilidade de encontrar um tablet barato, principalmente quando comparamos os preços com os demais tipos de aparelhos que citamos até aqui. Dessa forma, se as suas necessidades não forem muito complexas, ele será suficiente e o seu bolso vai te agradecer!

Como escolher um tablet bom?

Nos próximos tópicos, vamos dar dicas importantes sobre como escolher um tablet bom, que seja de qualidade e que não seja tão caro. Acompanhe.

Defina a finalidade do tablet

O primeiro passo para escolher o tablet ideal é entender como ele será utilizado em sua rotina. De uma forma geral, as pessoas compram um aparelho desses para as seguintes finalidades:

  • auxiliar nos estudos;
  • realizar leituras em qualquer lugar;
  • usar como uma espécie de agenda pessoal;
  • ter mais flexibilidade para acessar os arquivos na nuvem;
  • entregar para filhos pequenos se distraírem com jogos.

Seja qual for a finalidade que mais se encaixa com o seu perfil, é muito importante que ela esteja clara e muito bem definida. Assim, fica mais fácil encontrar um modelo que tenha todas as configurações necessárias;

Conheça as principais marcas do mercado

Cada tipo de produto tem as marcas preferidas dos consumidores. Com os tablets não seria diferente. Por estarem ligados ao universo da tecnologia, algumas delas já são mais famosas, por outros aparelhos como smartphones, televisores e notebooks. Outras, mesmo que menos conhecidas, têm produtos de excelente qualidade e merecem ser avaliadas.

As principais marcas de confiança para a compra de tablet são:

  • Apple (iPad);
  • Samsung;
  • Multilaser;
  • Philco.

Saiba o quanto está disposto a gastar

Para saber como escolher um tablet bom e barato é preciso definir um orçamento. Quanto melhor a qualidade do aparelho, mais caro ele tende a ser. Essa é uma regra que vale para todo tipo de compra que se faça. Porém, nem todos os modelos mais baratos são de má qualidade. Dá para encontrar muita coisa bacana a preços intermediários.

Faça uma pesquisa de preços, considerando as configurações que precisa e tenha uma noção melhor do quanto precisará desembolsar. A boa notícia é que a grande maioria das lojas, físicas ou virtuais, parcelam o valor em várias vezes, aliviando o orçamento mensal da sua família.

Qual é o melhor tablet?

O melhor tablet é aquele que mais se adequa às suas necessidades. Cada tipo de pessoa se beneficia de aspectos diferenciados, por isso, é importante fazer uma avaliação de acordo com a finalidade principal do aparelho, conforme abaixo.

Para estudar

A principal preocupação sobre como escolher um tablet para estudar está na capacidade de armazenamento e de acesso à internet. Que está em fase de estudos precisa ter o máximo de materiais disponíveis de forma prática, para evitar interrupções e perda de foco. 

Além disso, as pesquisas frequentes fazem parte do universo dessas pessoas. Seja para realizar alguma tarefa específica, seja apenas para complementar os estudos, é fundamental garantir que o tablet escolhido suporte uma internet de qualidade e alta velocidade e tenha espaço suficiente para salvar os arquivos mais importantes.

Para crianças

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto essa nova geração é apaixonada por tecnologia, parecem até que já nascem sabendo mexer em todo tipo de equipamento eletrônico, não é mesmo? Para os pequenos, o tablet serve para distraí-los enquanto os adultos ganham um respiro para realizar suas atividades.

Muitas marcas já estão antenadas para isso e contam com modelos específicos para a criançada. Eles têm configurações mais simples, mas que suportam muito bem a instalação de jogos e o uso de aplicativos como o Youtube e Netflix.

Para ter mais mobilidade

Atualmente, por causa da pandemia, muitas pessoas estão trabalhando e estudando de suas casas, mas, em breve, a antiga rotina de deslocamentos será retomada. Quem precisa dividir seu tempo entre casa, trabalho e faculdade (ou escola) sabe a importância de aproveitar cada segundo para ser mais produtivo.

O tablet ajuda a colocar a leitura em dia dentro do ônibus, resolver alguma pendência enquanto espera ser atendido no dentista e até mesmo a distrair as crianças dentro do carro. Coisas simples e pequenas, mas que fazem toda a diferença no dia de alguém muito ocupado.

Nesses casos, é interessante avaliar a rotina específica, entender quais são as necessidades mais importantes e encontrar um modelo com as configurações que correspondem a esse perfil.

Agora que você já sabe como escolher um tablet, já pode começar suas pesquisas. Com a ajuda das dicas que acabou de aprender, o seu novo aparelho será perfeito para auxiliar o seu dia a dia.

Gostou do texto? Aproveite para ajudar mais pessoas a fazer boas escolhas: compartilhe este post em suas redes sociais!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.