• Home
  • Artigos
  • Dicas
  • Como escolher um PC? Entenda as informações mais importantes para tomar a melhor decisão!
Dicas
Atualizado em
Leitura 3 min

Entenda as informações mais importantes para você escolher um PC!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Computador

Saber como escolher um PC novo pode parecer complicado, mas não precisa ser difícil na prática. É claro que, para acertar na decisão, o consumidor precisa estar bem informado, ou seja, conhecer os componentes de hardware mais importantes de um computador e suas relações com o desempenho de certas atividades.

As necessidades de um computador para games, por exemplo, são bem diferentes das necessidades de um computador de escritório. Assim, este conteúdo foi pensado como um guia que ajude a escolher o PC ideal, pensando nas suas necessidades. 

Para isso, apresentamos os componentes mais determinantes para o desempenho da máquina, e trouxemos dicas de como escolher um um PC ideal para cada tipo de usuário. Então, não perca tempo. Faça uma boa leitura e descubra como escolher um PC para você!

Quais os principais componentes de um PC?

Antes tomar uma decisão, é necessário conhecer os principais componentes dos PCs e as suas funções. Dessa forma, você verá que o desempenho do computador varia conforme a finalidade que você precisa atingir.

Memória de Armazenamento 

A memória de armazenamento de um computador é o componente onde programas e arquivos ficam salvos. Portanto, quanto maior a capacidade de armazenamento, mais espaço para fazer downloads e instalar programas. 

Em PCs, o mais comum é encontrar armazenamento de HD (Hard Drive ou disco rígido). Contudo, já existem opções que contam com armazenamento SSD, que oferece melhor velocidade, porém menos espaço de memória.

Memória RAM

A memória RAM (Random Access Memories) é determinante para a capacidade do PC de executar tarefas com agilidade e de modo simultâneo.

Enquanto programas simples como navegadores de internet e editores de texto exigem pouca memória RAM, games e softwares pesados precisam de mais capacidade para rodar de forma adequada.

Placa de vídeo

A placa de vídeo, ou placa gráfica, determina a qualidade das imagens e elementos gráficos que o PC oferece. Em geral, as placas mais básicas atendem as exigências da maioria dos usuários que usam PC para assistir vídeos no YouTube ou Netflix

Contudo, atividades mais específicas, como trabalhos de design e jogos online, exigem placas de vídeo mais poderosas.

Processador

O processador é uma das peças mais importantes para a velocidade de um PC. O seu papel é coordenar as atividades e tarefas de todos os outros componentes.

No mercado, os processadores mais encontrados são os da família Intel, que tem processadores que atendem desde usuários leves (Core i3) até usuários mais exigentes (Core i5 a i7).

Internet boa e barata

Ligue e conheça o melhor plano de internet da sua região!

Como escolher um PC ideal?

Conhecendo os componentes mais importantes para o desempenho, já fica mais fácil saber como escolher um PC que atenda às suas necessidades. Mas, para facilitar ainda mais o seu caminho, trouxemos algumas dicas de escolhas, pensando nos usos mais comuns para os PCs.

PCs de escritório

Se você busca um PC para trabalhos rotineiros de escritórios, como enviar e-mails, editar textos e navegar na internet, não é preciso de uma máquina muito poderosa. Para esse tipo de tarefa, um PC intermediário, com HD de 500 GB (Gigabytes), memória RAM de 4 GB, um processador e placa de vídeo básicos, já é suficiente.

Contudo, se o objetivo for adquirir um computador que execute softwares pesados e armazene grandes volumes de documentos e arquivos, vale a pena investir em mais RAM e memória de armazenamento.

PCs de entretenimento

Se seu objetivo é navegar na internet, redes sociais, assistir vídeos e rodar jogos leves, também não é necessário contar com uma máquina muito potente. Para essas atividades, um PC básico, com pelo menos 4 GB de RAM, atenderá as suas principais necessidades.

As mesmas configurações indicadas em PCs de escritórios atendem as exigências de um usuário leve que usa o PC para entretenimento. Porém, caso não seja necessário salvar muitos arquivos pesados como fotos e vídeos, não é necessária uma grande capacidade de armazenamento. 

PCs de designers e outras profissões

Por depender da execução programas e arquivos muito pesados, profissionais como designers, programadores e até Youtubers, precisam contar com um desempenho superior dos PCs. Nesses casos, a capacidade da memória RAM, da placa de vídeo e do processador são os fatores mais importantes.

A memória RAM e o processador de boa qualidade que vão garantir que os programas e softwares sejam executados sem travar. Já a placa de vídeo, naturalmente, é essencial para desenvolver um trabalho de qualidade, principalmente no caso dos designers.

PCs gamers

Games online de alta performance se tornaram um grande mercado internacional e, para conseguir um bom desempenho, é preciso contar com bons componentes no PC. Desse modo, todos os componentes citados são relevantes para a qualidade da execução de games online.

Usar memória de armazenamento SSD, pelo menos 12 GB de RAM, processador Core i5 ou superior, e uma boa placa de vídeo, é essencial para executar os principais jogos sem nenhum problema.

Com essas informações, e tendo em mente as tarefas para que o PC será utilizado, já dá para ter uma ideia das configurações mínimas que você vai precisar. Então, agora é hora de pesquisar as opções dentro do limite do seu orçamento e avaliar quais oferecem melhor relação custo benefício!

Assim, fica muito mais fácil escolher um computador, não é mesmo? Se você ainda tem dúvidas ou mais dicas sobre como escolher um PC ideal, talvez nosso artigo sobre como escolher um notebook possa te ajudar!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.