Internet
Leitura 5 min

O que é Proxy na rede? Veja seu significado e como configurar

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

Você sabe o que é proxy e qual a sua utilidade na rede? Uma das informações mais importantes sobre esse termo é que sem o proxy não é possível navegar pela internet e acessar qualquer página.

Isso quer dizer que os computadores, desktop ou notebook, precisam ter configurado um servidor que permita a navegação na rede e é ainda que entra a necessidade de ter um endereço do proxy.

Ficou curioso para saber o que é proxy, sua utilidade e como fazer a configuração na rede? Nós, do Portal de Planos, trouxemos todas as informações que você precisa para não deixar de se conectar e navegar pela internet!

Quer conhecer planos de internet banda larga?

Converse com nossos atendentes e escolha o seu plano!

O que é proxy?

Você já deve ter ouvido falar nesse termo e não ter a menor ideia do que significa proxy ou que se trata de um servidor imprescindível para quem navega pela web. O proxy é um intermediário entre o usuário e a internet, que permite o acesso a diversos endereços em outros servidores.

Se você deseja acessar um site, um blog, entrar em plataformas de streaming, jogos online ou abrir um arquivo localizado em outro servidor, vai precisar do proxy, para prosseguir na navegação.

Qual a utilidade desse servidor?

O servidor proxy funciona como uma ponte entre os dados de acesso a uma página e a navegação propriamente dita. É por ele que as informações são recebidas, processadas e interpretadas para direcionar o endereço à página correspondente.

Essa é uma forma de proteger a identidade do usuário e permitir maior segurança na navegação. Mas, como isso funciona? Ao  acessar uma página, o servidor proxy coleta os dados e registra um IP (Internet Protocol) próprio.

Nesse caso, o protocolo de internet de sequência numérica que permite a identificação de conexões ou dispositivos, será do proxy e não o seu. Com isso, seu IP não fica registrado na rede e você não será rastreado, garantindo o anonimato e privacidade do acesso.

Para simplificar, a função do proxy é ocultar o endereço do seu computador e impedir que pessoas mal-intencionadas ou não autorizadas acessem o seu computador ou dispositivo móvel enquanto você utiliza a internet.

Outra utilidade do servidor proxy é realizar o filtro de conteúdo, definindo os endereços que podem ou não ser acessados, levando em conta a segurança da navegação. É uma forma de proteger seu computador de invasores ou vírus, caso o conteúdo tenha uma fonte duvidosa, ou seja, inapropriado.

Por fim, o proxy inibe ações criminosas como tentativas de fraude ou roubo de senhas e dados sigilosos. Se alguém tentar invadir o seu computador para ter acesso a alguma informação do tipo, será barrado pelo proxy.

Como configurar um servidor proxy?

Depois de saber o que é servidor proxy é hora de aprender as diversas formas de configurar proxy:

No Windows 8 ou Windows 10

  1. Acesse o menu Configurações do Windows pressionando ao mesmo tempo as teclas Windows + I
  2. No Windows 8, clique em Configurações > Proxy da Rede.
  3. No Windows 10, clique em Configurações > Rede & internet > Proxy
  4. Escolha a opção “Usar um servidor proxy” como Ativado na seção Configuração manual e Ative também a opção “Detectar configurações automaticamente”
  5. O padrão do Windows é fazer a verificação automática de existência de um servidor proxy disponível para uso. Se sim, o Windows informa o nome e orienta a seguir instruções
  6. Caso o Windows encontre um arquivo PAC, em “Configuração automática de proxy”, escolha a opção “Usar script de instalação como Ativado”
  7. Digite o endereço do script e clique em Salvar.

No Mac com o macOS

  1. No menu Apple vá em “Preferências do Sistema”
  2. Clique no ícone de Rede para ajustar as configurações de conectividade
  3. Selecione o tipo de rede, Ethernet ou Wi-Fi
  4. Clique em Avançado > Proxies
  5. Se quiser definir as configurações do servidor proxy de forma automática, clique em Descoberta automática de proxy > Web Proxy Seguro (HTTPS) > digite o endereço do servidor proxy e o número da porta nos campos à direita
  6. Para uso de um arquivo de configuração automática de proxy (PAC), selecione Configuração automática de proxy e insira o endereço do proxy no campo URL
  7. Caso o servidor proxy esteja protegido por senha, selecione a caixa “O servidor proxy precisa de senha” > digite o nome da conta e a senha nos campos “Nome de usuário” e “Senha”
  8. Clique em OK e a configuração do proxy será salva

No Google Chrome

  1. Na barra de ferramentas do Chrome, selecione “Configurações”
  2. Role para o inferior da tela até “Mostrar configurações avançadas” > “Sistema” e selecione “Abrir as configurações de proxy do seu computador”
  3. Siga as instruções do sistema operacional para definir as configurações do servidor proxy.

No Edge

  1. No canto superior direito, clique no botão Menu > Configurações
  2. Role para baixo até Configurações avançadas > Exibir configurações avançada
  3. Selecione o botão Abrir configurações de proxy
  4. Siga as instruções para Windows  e defina as configurações do servidor proxy

No Firefox

Como o Firefox não utiliza as configurações de proxy do seu sistema será necessária a alteração, seguindo os passos:

  1. No menu do navegador selecione Opções
  2. Clique no ícone Avançado
  3. Selecione a guia Rede
  4. Nas Configurações de conexão, selecione “Detectar automaticamente a configuração de proxy para esta rede”
  5. Digite o endereço do proxy
  6. Clique em OK para salvar as configurações

Observação:  No caso do Firefox você pode escolher a opção “ Usar configurações de proxy do sistema e o navegador vai considerar as configurações de proxy do seu sistema operacional

No Internet Explorer

  1. Abra a barra de ferramentas do Internet Explore e clique em “Opções da internet”
  2. Abra a guia “Conexões”
  3. Selecione Configurações de LAN
  4. Marque a opção “Use um servidor proxy para sua LAN”
  5. Digite o nome do servidor proxy e o número da porta
  6. clique em OK para salvar as configurações

No Android

  1. Nas Configurações do Android clique em Wi-Fi e escolha a rede que você deseja configurar proxy e em seguida “Modificar Rede”
  2. Clique em Opções avançadas > Manual  > Alterar as configurações de seu proxy
  3. Clique em salvar

No iOS

  1. No sistema iOS acesse Configurações > Wi-Fi > conexão Wi-Fi ativa
  2. Clique em Configurar Proxy na aba proxy HTTP
  3. Toque em “Manual para alterar as configurações de seu proxy” > digite seu nome de host, porta do proxy e, caso seja solicitado, seu nome de usuário e senha de autenticação

Agora você já sabe o que é um proxy e como é primordial para proteger a sua navegação. Ao configurar proxy é possível reduzir ao máximo o risco de ter o computador ou dispositivo móvel invadido e, em casos mais graves, os dados roubados.

Se você gostou deste post, acesse o site do Portal de Plano saiba qual a melhor internet residencial do Brasil e escolha o plano ideal para você e sua família!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/o-que-e-proxy
4.610