Internet
Atualizado em
Leitura 4 min

O que é streaming?

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos

Por

Redatora — Portal de Planos

mulher sorri enquanto come pipoca e assiste streaming

Se você conhece Netflix, SKY, Amazon Prime, YouTube, Deezer ou Spotify, não será difícil entender o que é o streaming. Os serviços de vídeo e música mais populares da atualidade são oferecidos por meio dessa tecnologia.

Pela plataforma de streaming é possível ver filmes e séries ou ouvir aquele álbum do seu artista predileto. Com um serviço interativo e exclusivo conforme o que for contratado, o usuário tem acesso a uma variedade de opções e pacotes.

Qual vale mais a pena, streaming ou TV a cabo? Fale com nossos especialistas e compare o melhor custo-benefício para você:

Planos com netflix, spotify, disney+

Ligue para nossos especialistas e conheça as melhores ofertas!

Apesar da popularidade do termo, é preciso entender o que é e como funciona antes de contratar os serviços. Foi pensando nisso que trouxemos neste post todas as informações sobre o streaming para você escolher o serviço ideal e desfrutar do que há de melhor no mundo do entretenimento!

O que é e como funciona o streaming?

Em termos técnicos, o streaming é uma tecnologia usada para transmitir dados pela internet, especialmente, de áudio e vídeo sem a necessidade de baixar o conteúdo. Por ele, você pode ver um filme ou ouvir uma música de modo online, de um jeito prático e fácil.

Dependendo do plano de internet contratado você, como usuário ou assinante, não precisa esperar o dispositivo carregar o arquivo para começar a assistir ou ouvir em tempo real — a transmissão é instantânea e com qualidade bem alta.

Em algumas plataformas é possível fazer o download dos conteúdos para ouvir ou assistir offline. O interessante é que você pode assistir em diversos dispositivos como Smart TVs, computadores, notebooks, tablet, smartphones e não ter problemas de transmissão.

Sem contar que é possível acessar um serviço de streaming utilizando tanto a internet wifi, quanto com um pacote 3G ou 4G. Os conteúdos on-demand, ou sob demanda, você poderá conferir quando e de onde quiser, por exemplo.

Vale dizer que não há uma programação fixa para um serviço on-demand e que ele mantém uma espécie de biblioteca online, de onde você pode acessar tudo o que já foi transmitido na plataforma que você tem contratada.

Isso quer dizer, que todo serviço on-demand requer a tecnologia streaming para ser transmitida, mas nem todo conteúdo streaming é on-demand, como no caso das lives, com transmissão ao vivo, que só passarão a ser sob demanda se a gravação for disponibilizada.

Quais são os principais serviços de streaming?

Devido à enorme popularidade e aceitação do público a nível mundial e nacional, diversas plataformas de streaming estão disponíveis no mercado para atender todos os perfis de usuários e suas preferências em conteúdo audiovisual.

Alguns planos de telefonia e internet oferecem streaming junto, o que pode ser muito vantajoso pelo custo-benefício. Veja agora as principais plataformas separadas por categoria de vídeo e música!

Plataformas de vídeo

São plataformas para assistir a filmes, séries, documentários, desenhos e outros conteúdos em vídeo, algumas, com a opção de fazer o download para acesso offline!

Netflix

A Netflix é uma das plataformas mais conhecidas e populares e que possui um acervo gigante de filmes e séries em diversos gêneros. É um serviço pago, que oferece o primeiro mês de teste grátis e está disponível em cerca de 190 países.

Você pode adquirir separado, mas saiba que em algumas operadoras há descontos especiais para quem contrata o serviço e inclui a assinatura da Netflix. Além das produções de diversos estúdios, a plataforma investe em atrações próprias, de grande nível.

Vivo Play

O Vivo Play é um serviço de streaming on-demand, com plataforma gratuita para clientes que possuem um plano Vivo TV.

Net Now

O Net Now é um serviço semelhante ao da Netflix, porém com o conteúdo da TV na transmissão on-demand, incluso. Nesse serviço, o assinante tanto da Net, quanto da Claro, que unificaram suas operadoras, podem acessar a programação da TV em horários diferentes.

Oi Play

A Oi Play um serviço de streaming disponibilizado no portal da Oi que oferece acesso a filmes, shows e desenhos, o que varia conforme o pacote contratado, além de ser gratuito para os assinantes de alguns combos.

SKY Play

A SKY Play é mais um serviço de streaming on-demand com disponibilidade exclusiva para assinantes da operadora. Por ela os clientes têm acesso à SKY online, filmes, séries, canais, entre outros.

YouTube

É difícil ter alguém que não conheça ou não tenha ouvido falar do YouTube, já que muitas das personalidades mais populares criaram um canal para se comunicar e levar entretenimento para o seu público.

Grande parte dos conteúdos veiculados no YouTube é on-demand, sendo que as transmissões ao vivo são disponibilizadas  nos canais depois de encerradas.

Amazon Prime Video

Com o Prime Vídeo encerramos nossa lista de plataformas streaming para transmissão de vídeos. Assim como a Netflix conta com um catálogo vasto de produções próprias, além de parceria com grandes estúdios.

Um diferencial do Prime Vídeo é a assinatura tem um valor único, independentemente do número de acessos e quantidade de telas ativas.

Plataformas de música

Agora você vai saber mais sobre as plataformas de streaming de música e o que oferecem de interessante!

Deezer

No Deezer você pode escolher entre duas versões – a gratuita e o pacote premium – com a diferença dos serviços disponibilizados. Para os clientes TIM, em alguns planos o serviço de streaming na modalidade premium é gratuito, devido à parceria Tim Deezer.

Spotify

Assim como o Deezer, o Spotify é uma plataforma querida de milhares de usuários e oferece uma versão gratuita e opções de pacotes pagos. Além disso, possui uma função offline que permite fazer download de músicas avulsas ou álbuns completos — são diversos artistas e estilos diferentes.

Claro Música

O Claro Música é disponibilizado para os assinantes dos pacotes Claro ouvirem canções gratuitas ou com a opção de pagar um valor fixo semanal ou mensal e ter um acesso ilimitado.

Vivo Música by Napster

Parecido com o Spotify e com o Deezer, o Napster é um serviço de streaming oferecido em parceria com a Vivo e descontos especiais para os clientes da operadora.

Apple Music

Fechando a relação de plataformas de streaming para músicas está o Apple Music que concorre diretamente com o Spotify.  A diferença fica por conta das estações e listas de reprodução curadas por DJs e músicos, com um catálogo exclusivo — disponível para iPhone, macOS e Android.

Quais as vantagens do streaming?

A comodidade é uma das grandes vantagens do serviço streaming, pela facilidade de ter uma conta – gratuita ou paga – com uma gama de opções entre filmes, séries, músicas, sem a necessidade de ter um arquivo físico para armazenar CDs e DVDs, o que além de ocupar espaço teria um custo mais elevado.

A tecnologia chegou para trazer facilidades e variedade em diversos segmentos, com serviços modernos e dinâmicos. O preço da assinatura é mais um benefício dos serviços de streaming, já que separado ou incluso no pacote de uma operadora você tem diversas possibilidades de fazer economia e se divertir em um ambiente único.

Como contratar um serviço de streaming?

Com os serviços de streaming, o entretenimento é garantido, especialmente para que gosta de ficar em casa e maratonar uma série, ouvir o último lançamento de um álbum daquele artista predileto ou tirar um tempo para criar uma playlist personalizada.

Portanto, é um streaming que vale a pena ter e pode acompanhar em todos os momentos da sua rotina, desde o dia a dia de trabalho, até no encontro com os amigos e familiares, formando uma música ambiente perfeita para viver momentos incríveis.

A melhor maneira de contratar um ou mais serviços de streaming com um custo-benefício favorável é pesquisar o valor das assinaturas independentes e comparar com o que é ofertado nos planos das operadoras.

Dessa forma, você pode encontrar uma boa alternativa tanto para o seu bolso, quanto para sua programação de lazer e entretenimento. Com uma boa pesquisa você vai descobrir o universo incrível do streaming e pagar pouco por isso.

Gostou do post? Que tal usar o nosso comparador de planos para contratar a melhor internet e começar a usar os streamings!

Ane Constancio, redatora do Portal de Planos
Escrito por:Ane Constancio

Graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, Ane é especialista em produção de conteúdo com foco em SEO. Em uma linguagem simples e didática se empenha, através da escrita, em sanar as principais dúvidas dos consumidores e leitores relacionadas à tecnologia, nos serviços de telefonia e internet.

Conheça mais sobre a autora
artigos/streaming
4.741

PROMOÇÃO Claro Internet 250 MB por apenas R$99,90! Ligue agora!