Dicas
Atualizado em
Leitura 6

Saiba como localizar o seu aparelho pelo Rastreador de Celular!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Mulher mexendo no celular na rua

Os smartphones se tornaram itens essenciais na rotina do dia a dia. Além das ligações, eles possibilitam enviar mensagens, gravar vídeos, tirar fotos e acessar aplicativos diversos. Por isso, quando esse tipo de aparelho é perdido ou roubado, o transtorno para o usuário acaba sendo muito grande. Mas você sabia que existe como rastrear celular e que é possível encontrá-lo? 

Tanto celulares Android quanto iOS oferecem muitas maneiras de rastreamento, sendo algumas nativas do próprio dispositivo e outras intermediadas por apps. E a melhor parte: determinadas opções além de mostrar a localização, também permite ao dono apagar e bloquear os dados do smartphone. 

No texto de hoje vamos mostrar como funciona o rastreador e como você pode utilizá-lo no seu dispositivo. Além disso, também vamos indicar alguns aplicativos que ajudam nessa tarefa de localizar celular perdido ou roubado. Acompanhe!

Como funciona o rastreador de celular

O rastreador utiliza o GPS para encontrar a localização exata do celular, seja ela iPhone ou Android. Diferente do que acontece nos casos de bloqueio de aparelho, o rastreamento não exige que o usuário saiba o IMEI do dispositivo para realizar a busca. Apenas o login e senha da sua conta do Google ou Apple ID já são suficientes para utilizar essa função. 

No entanto, é importante ressaltar que para rastrear celular Android e iOS é preciso que o smartphone esteja com o GPS ligado e com conexão de internet estável. Logo, é fundamental que você deixe a função de localização sempre habilitada e, claro, tenha um plano de internet móvel que  não deixe você na mão nessas horas.

Como usar rastreador de celular

Agora que você já sabe como funciona o rastreador de smartphone, é hora de entender como utilizá-lo. Primeiramente, como já mencionamos, é preciso ativar a função de rastreamento no seu aparelho, caso ela ainda não esteja ativada. 

Depois, basta seguir o passo a passo abaixo de acordo com o sistema operacional do seu aparelho. 

Android

  • No menu de apps, acesse a opção "Configurações";
  • Em seguida, clique em “Google”;
  • Depois, clique em “Segurança”;
  • Selecione a opção “Encontre meu dispositivo”;
  • Por fim, ative a função.

iOS

  • No menu de apps, acesse a opção "Ajustes";
  • Depois, clique na sua conta (que estará indicada com o seu nome logo no início da tela);
  • Em seguida, clique em “Buscar”;
  • Selecione a opção “Buscar iPhone”;
  • Por fim, ative a função.

O que fazer em casos de perda ou roubo do celular

Muitas vezes, devido ao nervosismo do momento, as pessoas acabam ficando em dúvida sobre como rastrear celular. Entretanto, tanto em casos de perda ou roubo do smartphone, basta seguir o passo a passo abaixo para conseguir encontrar o seu aparelho. 

Vale reforçar que só é possível fazer essa localização se a função de rastreamento, mencionada acima, estiver habilitada. Portanto, lembre-se de ativá-la e não se esqueça de deixar o GPS sempre ligado também.

Veja como localizar celular perdido ou roubado.

Android

  1. Do computador ou de outro smartphone, acesse a página do Google para rastrear celular Android;
  2. Em seguida, faça login com a sua conta do Google;
  3. Selecione o aparelho que deseja localizar no lado esquerdo da tela;
  4. Em alguns minutos, o Google mostrará a localização do seu aparelho, o nível de bateria e a rede de internet na qual ele está conectado.

Depois de apontar a localização, o site oferecerá as três opções de ação: reproduzir som para que o celular comece a tocar, bloquear o aparelho e redefinir a senha de liberação ou limpar todos os seus dados (cuidado, pois essa é uma opção não reversível). Basta escolher a alternativa que considera mais apropriada e seguir em frente. 

iOS

  1. Do computador ou de outro smartphone, inicie uma sessão no site do iCloud;
  2. Depois de fazer o login, selecione o seu dispositivo;
  3. Clique em “Buscar iPhone”;
  4. Em alguns minutos o serviço da Apple irá mostrar a localização do seu aparelho. 

Além de reproduzir um som, é possível bloquear o dispositivo por meio da função “iPhone Perdido” ou apagar os dados contidos nele, o que impede de continuar o rastreamento do dispositivo. Se você remover o dispositivo da sua conta Apple após apagar os dados, o bloqueio de ativação será desativado e outras pessoas poderão usar o aparelho.

Contrate um plano de celular

Escolha o melhor plano móvel falando com nossos especialistas!

Conheça 4 opções de aplicativo rastreador de celular

Depois de descobrir como rastrear celular por meio da função nativa dos sistemas operacionais do Google e da Apple, vale a pena conhecer outras alternativas para localizar o seu dispositivo. Sendo assim, listamos quatro opções de apps que, quando instalados, funcionam como rastreador de smartphone. Confira!

Whistle Me

Disponível apenas para Android, o Whistle Me faz com que o celular emita um alarme apenas com o som de um assobio. Depois de configurar o app, todas as vezes que você assobiar ele reconhecerá esse som e começará a tocar. Essa pode ser uma ótima opção, por exemplo, para quem costuma perder com frequência o celular dentro de casa.

Spyzie

Compatível com dispositivos Android e iOS, o Spyzie possibilita rastrear um celular em tempo real. Além disso, é possível acessar o histórico de locais visitados, ligações, mensagens e outros dados do aparelho.

FlexiSpy

Disponível para celulares Android e iPhone, o FlexiSpy também possibilita rastrear um aparelho de outro celular e acompanhar o registro de chamadas, mensagens e outros dados. Além disso, você consegue usar as mesmas funcionalidades em computadores de diversas marcas e Macbooks.

Glympse

Compatível com dispositivos Android, iOS e Windows Phone, o Glympse não apenas localiza o seu celular por meio de outro dispositivo em tempo real, como também apresenta o histórico de localização. O app oferece ainda a opção de compartilhamento de localização sem downloads.

Assim como as funções nativas do Android e do iPhone, o aplicativo rastreador de celular também é muito eficiente e com certeza poderá ajudá-lo a encontrar o seu smartphone perdido. Mas é sempre importante reforçar que em caso de roubo, o mais indicado é fazer um boletim de ocorrência e seguir as orientações policiais.

E então, gostou de saber como rastrear celular e evitar o transtorno de não conseguir localizar o seu aparelho? Compartilhe essas informações nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro do assunto. 

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.