Celular
Atualizado em
Leitura 4 min

Saiba aqui o que é e como fazer portabilidade!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Como fazer portabilidade: homem olhando celular

A portabilidade é um serviço que vem sendo cada vez mais utilizado pelos consumidores brasileiros. Dados da Anatel apontam que em 2020 mais de quatro milhões de clientes solicitaram a migração dos seus números de celular para outras operadoras. Mas você sabe como fazer portabilidade e aproveitar todos os benefícios que esse recurso oferece? Se a resposta for não, fique com a gente até o final. 

Neste artigo, vamos explicar o que é portabilidade e como solicitá-la. Além disso, vamos mostrar as principais vantagens desse serviço e o que é fundamental saber para fazer uma boa escolha na hora de trocar de operadora de celular. Confira!

O que é portabilidade?

A portabilidade é um serviço que permite ao usuário trocar de operadora mantendo o mesmo número de telefone. Em vigor desde 2009, quando foi aprovado pela Anatel, esse recurso veio para facilitar a vida de quem deseja migrar de uma empresa de telefonia para outra sem precisar enfrentar os transtornos e burocracias envolvidas na mudança de número. 

Já pensou precisar avisar todos os seus contatos que mudou de número? Ou ainda editar cartões de visita devido a uma alteração de telefone? Problemas como esses, que eram recorrentes até a chegada da portabilidade numérica, deixaram de ser uma realidade na vida do consumidor brasileiro. 

Agora, o cliente que não está mais satisfeito com os serviços de sua operadora atual, tem a liberdade de buscar em outras empresas planos que melhor atendam suas necessidades. Mas você sabe como fazer portabilidade e quais são os pré-requisitos para conseguir solicitá-la? A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Como fazer portabilidade?

Geralmente, cada empresa de telefonia conta com regras próprias para realizar o processo de portabilidade. Nesse sentido, é importante verificar os detalhes diretamente com a operadora que deseja contratar para entender quais são os pré-requisitos para solicitar a migração de número. 

No entanto, existem alguns pontos que são comuns e que todas as companhias costumam exigir para fazer a portabilidade. Confira quais são eles a seguir. 

Titularidade da conta

Para fazer a portabilidade de um número, é imprescindível que você seja o titular da conta. Isso acontece porque o processo de transferência de uma operadora para a outra só pode ser realizado para um mesmo CPF. Entretanto, se a linha estiver no nome de outra pessoa, é preciso solicitar a alteração de titularidade na operadora atual antes de fazer a migração. 

Regularidade da linha

Outro fator importante a ser ressaltado é que a linha precisa estar ativa e regularizada junto à operadora de origem. Ou seja, se houver qualquer tipo de pendência, como pagamentos de fatura em atraso ou irregularidades no cadastro, a portabilidade não poderá ser feita. Portanto, é fundamental que tudo esteja resolvido antes da migração para que o processo possa ser concluído. 

Documentação para fazer portabilidade

A documentação exigida é simples e muito similar ao que é exigido na contratação de uma nova linha. Geralmente, basta apresentar documentos de identificação, como RG e CPF, e um comprovante de endereço que esteja em seu nome. Com esses dados em mãos, a operadora já consegue verificar o status da linha, se o vínculo com a empresa atual está regularizado e iniciar a portabilidade numérica. 

Quer mudar de operadora?

Escolha o melhor plano móvel falando com nossos especialistas!

Passo a passo para fazer a portabilidade

Depois de observar os pré-requisitos que mostramos no tópico anterior e escolher a operadora para qual deseja migrar seu número, o próximo passo é entrar em contato com essa empresa para solicitar a portabilidade

Normalmente, as empresas de telefonia oferecem diversos canais para que os clientes possam solicitar esse serviço. Para quem busca praticidade, é possível pedir a portabilidade pelo telefone ou até mesmo pela internet. Já para quem prefere o atendimento presencial, também é possível fazer o pedido em lojas físicas. 

Para quem deseja trocar de operadora de celular, o Portal de Planos criou um passo a passo de como funciona essa solicitação nas principais companhias do Brasil. Dessa forma, é possível que você tire todas as suas dúvidas sobre o processo de portabilidade da empresa para a qual deseja migrar seu número. Confira!

Durante o contato, você será orientado sobre a documentação que precisa apresentar e os demais passos que devem ser seguidos. O mais comum é que a própria operadora encaminhe a solicitação de transferência da linha para a empresa antiga e que no máximo em três dias úteis a migração seja concluída. 

O que levar em consideração antes de trocar de operadora?

Uma das principais vantagens da portabilidade de celular é o fato de poder migrar para outra operadora a fim de ter benefícios que atendam melhor às necessidades do dia a dia. Por isso, é fundamental analisar alguns fatores antes de solicitar a troca para que essa mudança seja realmente satisfatória. 

A seguir, separamos três pontos importantes e que podem ajudar nessa etapa de consideração. Acompanhe!

Entenda qual é a sua insatisfação com a operadora atual

O primeiro passo é entender o que realmente está afetando a sua experiência com a operadora atual. Afinal, de nada adianta mudar de empresa e acabar encontrando os mesmos problemas na prestadora escolhida para fazer portabilidade.

Para isso, vale a pena definir qual é o seu perfil de usuário e listar os problemas que mais lhe incomodam no dia a dia. O pacote de dados não é suficiente para o mês todo? O celular fica sem sinal com frequência? Esses são alguns questionamentos que podem ajudá-lo nesse processo de análise. 

Faça uma pesquisa sobre as outras operadoras

Depois de saber o que você precisa, a próxima etapa é pesquisar o que as outras operadoras oferecem. Conheça as promoções, os benefícios para novos clientes, os canais de atendimento e, se possível, converse com outros clientes para saber como é a experiência deles com essas empresas de telefonia. E lembre-se: o preço nunca deve ser o único fator de decisão para fazer portabilidade de número.

Avalie os detalhes dos planos disponíveis

Além de analisar as operadoras, é importante avaliar os planos de celular oferecidos por cada uma delas. Isso porque é justamente a diferença entre os pacotes oferecidos que pode determinar qual é a prestadora ideal para você e o seu perfil enquanto usuário.  

Nesse sentido, é importante ressaltar que nem sempre os maiores pacotes são, necessariamente, as melhores opções. Se você não tem o hábito de fazer ligações para outras localidades, por exemplo, contratar um pacote que ofereça esse serviço de forma ilimitada não será uma vantagem na prática. 

E então, gostou das nossas dicas de como fazer portabilidade? Para facilitar ainda mais esse processo de migração para outra operadora, você pode contar com a ajuda do nosso Comparador de Planos. Com ele, é possível encontrar o plano de celular ideal sem a necessidade de pesquisar separadamente operadora por operadora. Muito prático, não é mesmo?

Conheça o Comparador de Planos e faça escolhas mais seguras e conscientes!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-fazer-portabilidade
4.860