Dicas
Atualizado em
Leitura 8 min

Como configurar internet? Passo a passo completo para configuração de internet Wi-Fi

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Não dá para ficar sem internet hoje em dia, não é mesmo? Precisamos de uma conexão eficiente para trabalhar, estudar, conversar com a família, amigos… mesmo que a gente fique sem internet só por alguns minutos, já dá uma dor de cabeça. 

Por isso, é interessante saber como configurar internet no seu celular e na sua casa, se necessário. Na verdade, a configuração de internet Wi-Fi é muito mais simples do que as pessoas pensam e dá para fazer isso por conta própria, sem ligar para a operadora ou chamar técnicos. Isso vale tanto para o Wi-Fi quanto para a internet residencial. 

Como as configurações são muito diferentes em cada caso, a gente separou o post em várias seções — assim, você consegue encontrar exatamente o passo a passo de como configurar a internet que você precisa. Nesse post, você vai encontrar tutoriais de:

— Como configurar internet 4G no seu celular (todas as operadoras);

— Como configurar Wi-Fi celular ou tablet (iOS ou Android);

— Como configurar Wi-Fi no notebook; 

— Como configurar Wi-Fi na smart TV;

Como configurar internet no celular ou tablet novo?

Para começar, vamos a uma das situações mais comuns: você comprou um celular ou tablet novo (ou está pensando em comprar um) e não sabe como configurar a internet nele? Na verdade, é só você colocar o chip antigo no aparelho novo — e ter um pacote de internet, é claro! — que o sistema já vai se conectar à rede 4G, sem problemas. 

Porém, se a sua internet móvel não funciona mesmo assim, há algumas configurações simples que você pode fazer para sua conexão voltar a funcionar. Primeiramente, verifique se os dados móveis estão ligados: é só puxar o menu de configurações e tocar no botão com uma antena; se ele estiver colorido ou aceso, os dados móveis estão ligados.

Dados móveis não funcionam: como resolver

Se os seus dados móveis estão ligados e, mesmo assim, você não consegue se conectar na rede ou a internet está lenta, talvez você precise fazer algumas configurações — que nós vamos ensinar a fazer a seguir. Os detalhes e os nomes dos menus podem mudar de um aparelho para o outro, mas você vai conseguir se localizar bem com esse passo a passo.

Como configurar internet no Android?

Para configurar sua internet em celulares ou tablets Android (Samsung, Motorola, LG, Xiaomi e outras marcas) você precisa acessar a tela de configurações do aparelho: toque no botão com uma engrenagem. Depois:

  1. Na tela de configurações, toque em "Mais..." e, depois, em "Redes Móveis";
  2. Nessa outra tela, toque em "Nomes dos pontos de acesso";
  3. Está vendo um sinal de "+", no canto superior da tela? Clique nele;
  4. Na tela que se abriu, você precisa colocar as informações da sua operadora. 

Cada operadora tem códigos diferentes que você precisa para se conectar. Mas não tem problema: a gente mostra cada um deles para você completar a configuração da internet no celular. Clique nos links abaixo para conferir os códigos da sua operadora:

Como configurar internet no iPhone ou iPad?

Se você tem um aparelho da Apple, o passo a passo para fazer a configuração é um pouco diferente do que acabamos de explicar acima. Isso porque, nos iPhones, essa configuração da internet é feita de forma automática pela operadora. Então, o que você pode fazer se a sua internet não estiver funcionando é redefinir as configurações de rede, seguindo esses passos:

  1. Acesse os ajustes (no botão com uma engrenagem), depois toque em "Geral";
  2. Nessa tela, acesse a opção "Redefinir";
  3. Encontre a opção "Redefinir ajustes de rede" e toque nela; O celular talvez peça para você incluir sua senha e confirmar essa escolha;
  4. Seu celular será reiniciado, com as configurações de rede de fábrica;

Se isso não funcionar, algumas operadoras permitem configurar os pontos de acesso manualmente, como nos telefones Android. Para fazer isso no iPhone, você entra nos "Ajustes", depois em "Celular" e em "Opções de Dados Celulares". 

Se o seu iPhone mostrar uma opção "Rede celular", clique nela – é ali que você faz os ajustes manuais. Então, você insere os dados da sua operadora, conforme as informações abaixo:

Claro:

  • APN: claro.com.br
  • Nome de usuário: claro
  • Senha: claro

TIM:

  • APN: timbrasil.br
  • Nome de usuário: tim
  • Senha: tim

Oi:

  • APN: gprs.oi.com.br
  • Nome de usuário: oi
  • Senha: oi

Nextel:

  • APN: wap.nextel3g.net.br
  • Nome de usuário: deixe em branco
  • Senha: deixe em branco

Talvez o seu iPhone não tenha a opção "Rede celular" para fazer a configuração manual que acabamos de explicar. Isso acontece quando a configuração é automática da operadora — a Vivo, por exemplo, faz isso. Então, de maneira geral, sua internet móvel da Vivo deve funcionar normalmente no iPhone, sem precisar mexer nos ajustes. 

Ainda não funciona?

Se você colocou todas as informações corretas — nome, APN, proxy, usuário e senha — a sua internet móvel deve voltar a se conectar corretamente e com velocidade normal. 

Mas se, mesmo assim, os seus dados móveis não funcionarem, nós recomendamos entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora. Assim, eles podem fazer mais testes e entender o que está acontecendo com sua conexão. Geralmente, isso é rápido.

Como configurar Wi-Fi no celular ou tablet?

Muita gente se identifica com essa cena: chegar na casa de um amigo ou em um comércio e já pedir a senha do Wi-Fi. Isso porque conectar-se a uma rede de internet sem fio gasta menos bateria e economiza os dados móveis — a não ser que você tenha um plano com internet ilimitada, aí não tem preocupação.

Contudo, muitas pessoas não sabem acessar as configurações para se conectar no wi-fi pelo celular. Se esse é o caso, é só seguir um dos dois passo a passo a seguir, dependendo do seu celular. 

Mas, antes disso, sempre é interessante lembrar que, uma vez que você tenha conectado no Wi-Fi, a rede vai ficar salva no seu celular e você não precisa mais digitar a senha — a não ser que alguém mude a mesma.

Como configurar Wi-Fi no celular Android?

  1. Puxe o menu deslizante do seu celular para baixo;
  2. Encontre o botão do Wi-Fi e toque nele;
  3. Nessa tela, você vai encontrar todas as conexões disponíveis no local. Selecione aquela que você quer conectar;
  4. Digite a senha, se necessário, e toque em "Conectar" ou "Ok";

O passo a passo acima também serve para você saber como configurar Wi-Fi no tablet, em modelos Android (como Samsung ou Multilaser, por exemplo). 

Como configurar Wi-Fi no iPhone?

  1. Acesse os "Ajustes", depois "Wi-Fi";
  2. Nessa tela, você vai encontrar todas as conexões disponíveis no local. Selecione aquela que você quer conectar;
  3. Digite a senha, se necessário, e toque em "Conectar";

Você também pode acessar o Wi-Fi pela central de controle do seu iPhone: puxe a central de controle e, então, toque e segure no botão do Wi-Fi para visualizar as redes disponíveis. 

Se você tiver outro dispositivo Apple por perto, como outro iPhone que já esteja conectado ao Wi-Fi, basta aproximar os dois aparelhos para que um transmita a senha para o outro.

Meu celular não conecta no Wi-Fi, como resolver?

Em alguns casos, mesmo que você tenha colocado a senha do Wi-Fi direitinho, o celular continua sem conectar. Se isso está acontecendo com você, a gente dá algumas dicas para você resolver. Tente cada uma delas, em sequência, até conseguir conexão.

Desligue e ligue o Wi-Fi

Na maioria dos problemas com tecnologia, reiniciar as coisas já ajuda bastante. Então, tente fazer isso com seu celular: puxe o menu deslizante (para baixo, nos Androids ou para cima, nos iPhones) e clique no botão do Wi-Fi para desligá-lo. Depois de 10 segundos, ligue de novo e verifique a conexão.

Entre e saia do modo avião

Ligar a desligar o Wi-Fi pode não ser o suficiente para fazer a conexão voltar, então a próxima tentativa envolve ligar o modo avião — que desliga todas as conexões do celular, quando estão ativas. Para isso, encontre um botãozinho em formato de avião nos controles do seu celular e toque nele. Depois de uns 10 segundos, toque de novo para sair do modo avião e confira se a conexão voltou.

Reinicie seu celular

O próximo passo de reinicialização é desligar e ligar o aparelho. Espere uns 30 segundos para ligá-lo novamente, depois de desligar. 

Reinicie o roteador

Se as três dicas acima não funcionaram, talvez o problema não seja com o seu celular e sim com o Wi-Fi. Nesse caso, o primeiro passo para resolver o problema é reiniciar o roteador (aquele aparelhinho com as antenas, que transmite a internet). 

Para isso, basta tirá-lo da tomada, esperar alguns segundos e ligá-lo de novo. Deve demorar algo entre 15 segundos e um minuto para ele reiniciar completamente e restabelecer o sinal. Isso funciona na maioria dos casos.

Esquecer a rede

Se reiniciar o modem não funcionou, deletar essa rede Wi-Fi do seu celular e se conectar a ela de novo, como se fosse a primeira vez, pode funcionar. Para isso, vá às configurações do seu celular, selecione a rede na qual você está tentando se conectar e toque nela. Aí, você vai ver uma opção "esquecer essa rede" ou algo do gênero. Toque nela e confirme. Depois que a rede foi apagada, é só se conectar a ela novamente.

Confira se a senha não mudou

Se você está conectado na rede de outra pessoa ou de uma empresa, talvez alguém tenha modificado a senha e você não consegue se conectar por isso. 

Então, a primeira coisa a fazer é descobrir a nova senha. Depois disso, o seu celular precisa esquecer a rede para que você possa digitar a senha nova. Para isso, siga o passo a passo do item anterior, "Esquecer a rede".

Depois desses passos, a gente espera que o seu celular tenha voltado a conectar no Wi-Fi. Se nada disso funcionou, talvez haja um problema com a sua operadora — nesse caso, é melhor entrar em contato com a central de atendimento.

Bônus: Quer saber como conectar redes Wi-Fi grátis fora de casa? Confira esse outro tutorial do Portal de Planos, com o passo a passo completo! 

Como configurar Wi-Fi no notebook?

A maioria das pessoas, hoje em dia, usa a internet no celular pela maior parte do tempo, não é mesmo? Mas acessar a rede pelo computador ou notebook é necessário quando precisamos trabalhar, por exemplo. Se você não sabe como configurar Wi-Fi no notebook, é só seguir o passo a passo abaixo.

  1. Primeiro, certifique-se de que o Wi-Fi do notebook está ligado. Para isso, vá no canto inferior direito da tela e procure o ícone da internet. Se ele tiver um X vermelho, o Wi-Fi não está ligado. Clique nesse botão para ligar. 
  2. Assim que você clicar no botão do Wi-Fi, você vai ver as conexões disponíveis — clique naquela que você deseja se conectar;
  3. Digite a senha, se necessário, e dê enter;

Como conectar Wi-Fi no Macbook?

Quem nunca usou computadores da Apple pode ficar um pouco perdido na hora de se conectar à internet, já que os controles são bem diferentes dos notebooks Windows. Para acessar o Wi-Fi no Mac, você precisa ir até a barra de menus, na parte de cima da tela. 

Ali, você vai encontrar o ícone do Wi-Fi. Se ele estiver "vazio", significa que o Wi-Fi está desligado. Clique no ícone e, depois, em "Ativar Wi-Fi". Então, você vai ver todas as redes disponíveis e poderá se conectar àquela que desejar;

Meu notebook não conecta no Wi-Fi, como resolver?

Se você ligou o Wi-Fi e digitou a senha corretamente, mas mesmo assim o seu notebook não conecta na internet, há algumas coisas que você pode tentar para resolver. O próprio Windows tem uma função de "Solucionar Problemas de Rede" embutida. 

Então, se essa opção aparecer para você, siga o passo a passo mostrado na tela para ativar a função e deixar o sistema trabalhar. Na maioria dos casos, isso resolve. 

Caso você não encontre essa função — ou ela não funcione — você pode tentar reiniciar o computador, outro método bastante efetivo quando o notebook não conecta no Wi-Fi. Se isso também não funcionar, talvez o problema esteja no Wi-Fi e não no notebook: nesse caso, você tem duas opções. 

  • Reinicie o roteador: Tire o aparelho da tomada, espere alguns segundos e ligue novamente. Deve demorar algo entre 15 segundos e um minuto para ele reiniciar completamente e restabelecer o sinal. 
  • Confira se a senha não mudou: Isso pode acontecer em redes Wi-Fi de empresas ou de outras pessoas. Então, é necessário descobrir a senha nova e se conectar de novo.

Caso nada disso tenha funcionado, é possível que você tenha algum problema com a sua operadora. Confira os números de atendimento de todas elas e saiba para qual número ligar para solucionar o problema com seu Wi-Fi. 

Bônus: Como resolver problemas de conexão à internet, em geral. 

Existem muitos problemas que podem comprometer a qualidade do seu Wi-Fi, que não tem nada a ver com a configuração. Se a sua internet continua sem funcionar, talvez você esteja com um dos problemas que nós ensinamos como resolver nesse outro post

Como configurar Wi-Fi na Smart TV;

Ter uma Smart TV é uma ótima maneira de se divertir em casa, assistindo a vídeos no YouTube, filmes na Netflix e em outros serviços, tudo no mesmo aparelho, pelo controle da televisão. Mas muitas pessoas, quando compram um aparelho desses, ficam em dúvida de como configurar o Wi-Fi na Smart TV.

Na verdade, isso tende a ser bem simples. O passo a passo exato depende de cada modelo de TV, mas, de maneira geral, é só acessar as "Configurações" ou "Ajustes", pelo controle remoto. Procure, no menu, algum item como "Rede" ou "Conexão". Nessa tela, você deve ver alguma opção para configurar a rede ou conectar ao Wi-Fi. Vai dar um pouco de trabalho para digitar a senha, selecionando as letras pelo controle remoto, mas uma vez feito isso, a rede já fica salva automaticamente.

Se a sua TV já está conectada ao Wi-Fi e você quer saber como conectar o celular na TV, nós temos um outro tutorial bem completinho para você fazer isso.

Como saber se minha TV é Smart?

A maioria das TVs vendidas nos últimos anos são Smart, tirando os modelos mais baratos. Mas se você ainda tem dúvidas se a sua TV pode entrar na internet, tente dar uma olhada nas configurações e procurar algum item de "rede" ou "conexão". 

Se as configurações só tem ajustes de imagem, som e nada sobre conexão ou internet, provavelmente sua TV não é Smart. 

Tem como colocar internet na TV que não é Smart?

Tem, sim! Mas, para isso, você precisa adquirir um aparelho que faça essa conexão. Os mais populares são o Google Chromecast (confira aqui uma reportagem completa para você tirar todas as suas dúvidas sobre ele) e o Fire TV Stick, da Amazon. Os dois acessórios são ótimos e escolher entre eles é uma questão de gosto. 

Quem usa iPhone pode gostar do Apple TV, que é mais caro, mas tem ótimas funções — quem tem, não troca por outro. Além disso, há vários outros aparelhos para transformar a TV em Smart, que você pode adquirir em camelôs ou lojas online, por sua conta e risco.

E aí, deu certo?

Esperamos que o conteúdo desta página tenha ajudado você a configurar sua internet e se conectar normalmente. Mas se você ainda ficou com outras dúvidas sobre internet, nós temos muitos outros artigos aqui, no Portal de Planos, que podem ajudar. 

Caso você tenha resolvido o seu problema com esse post, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Mais pessoas podem estar com a mesma dúvida!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/como-configurar-internet
4.560