Internet

Atualizado em
Leitura 4 min

APN Nextel: veja como configurar a sua internet

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Tutorial: Como configurar internet Nextel

Já sabe o que significa APN Nextel? Essa é uma sigla para Access Point Name, ou, nome do ponto de acesso. Trata-se de um conjunto de informações ajustadas para conectar seu celular à operadora, fornecendo o serviço de internet móvel de maneira otimizada. De maneira padrão, os chips das linhas móveis já vem com a própria APN configurada.

Apesar disso, também é comum acontecer do chip precisar de configuração manual do APN Nextel. Quando isso acontece, você não consegue conectar sua internet.. A boa notícia é que com alguns passos simples, de acordo com o sistema operacional do seu smartphone, já é possível navegar tranquilamente.

Quer entender como resolver seu problema de conexão com a internet Nextel? Continue acompanhando nosso texto, boa leitura!

Como configurar o APN da Nextel?

Confira o passo a passo abaixo de acordo com o sistema operacional do seu smartphone: Android ou iOS!

Configurar internet Nextel no Android

Acesse as configurações do seu Android e procure pelo menu “conexões” — pode ser preciso clicar na opção “mais” dentro do menu de configuração. Após, faça os seguintes passos:

  1. clique em “redes móveis”;
  2. entre na opção “nomes dos pontos de acesso” ou “pontos de acesso”;
  3. no canto superior da tela, vá para “restaurar padrão”;
  4. teste sua conexão de internet Nextel.

Geralmente, apenas esses passos já resolvem o problema de navegação nos dados móveis. Porém, não se preocupe, ainda há outra solução que pode te ajudar. Repita os passos anteriores, porém, ao invés de restaurar o padrão, você modificará ou adicionará uma APN Nextel.

Então, você deve preencher da seguinte forma os seguintes campos:

  • Nome — Nextel Wap
  • APN — wap.nextel3g.net.br
  • Proxy — Não definido
  • Porta — Não definido
  • Nome de usuário — [deixe em branco]
  • Senha — [deixe em branco]
  • Servidor — Não definido
  • MMSC — Não definido
  • Proxy MMS — Não definido
  • Porta MMS — Não definido
  • MCC — 724
  • MNC — 39
  • Tipo de autenticação — PAP
  • Tipo de APN — default,supl

Caso você encontre algum outro campo para ser preenchido na APN Nextel e que não foi listado acima, deixe como está ou em branco. Os que foram trazidos são os mais importantes e que realmente fazem diferença na sua configuração de internet móvel.

Configurar internet Nextel no iOS

Esse passo a passo serve para iPhone 6 e 7. Para começar, na tela do seu Apple, clique em “Ajustes” e depois em “Celular”. Ative a opção “Dados para Celulares” e preencha os seguintes campos:

  • APN — wap.nextel3g.net.br
  • MMS/APN — mms.nextel3g.net.br
  • MMSC — https://3gmms.nextel3g.net.br
  • Proxy MMSC — 129.192.129.104
  • Acesso Pessoal/APN — wap.nextel3g.net.br

O demais campos podem ser deixados em branco sem problema algum, pois os citados acima são os necessários para que haja a ponte entre seu smartphone e a rede da Nextel. Para as demais versões posteriores ao iOS 7 já há uma configuração padrão que permite acesso aos dados móveis.

Caso isso não aconteça com você, será preciso conectar seu smartphone ao computador, pois a opção “Redes de Dados para Celulares” pode não estar disponível. Após seu celular conectado ao PC ou notebook, use o iTunes para instalar o “carrier settings”. Depois, você deve:

  1. editar a opção “Dados para Celulares”;
  2. preencher o campo “APN” com a informação “wap.nextel3g.net.br”;
  3. deixar demais campos em branco;
  4. clicar na opção de seta “<” no canto superior esquerdo;
  5. reiniciar seu iPhone para salvar as novas configurações.

Quais são as velocidades da internet Nextel?

Independentemente de você usar Android ou iOS, você sempre quer ter a melhor conexão e velocidade de internet com a Nextel, não é? Por isso, saiba que as velocidades dos dados móveis da operadora dependem de conexão 3G ou 4G. Ou seja, de acordo com esse tipo de acesso é que sua velocidade pode variar.

Você ainda tem disponível alguns planos de internet Nextel de acordo com a franquia de dados, eles são:

  • P controle — permite portabilidade de outra operadora para a Nextel, com 6GB de franquia, SMS ilimitado e mais;
  • M controle — plano de 12GB e que também aceita portabilidade, tendo os mesmos itens do pacote P, inclusive o roaming nacional gratuito;
  • G pós-pago — oferece 22GB de dados, permitindo também a portabilidade e com as mesmas características dos pacotes anteriores;
  • GG pós-pago — tem 27GB de dados, com portabilidade e as mesmas vantagens dos outros pacotes.

Ainda é possível contratar a internet Nextel para sua empresa, tendo os mesmos benefícios já mostrados. Os dados oferecidos nos planos são de 6GB, 12GB e 25GB. Um detalhe importante é que a sua conexão nunca é bloqueada ao atingir o limite de franquia. Você continua navegando, mas com velocidade reduzida.

Ao configurar a APN Nextel você permite que seu smartphone tenha acesso às informações de conexão à rede da operadora. É justamente aí que ocorre a ativação do seu ponto de acesso, ou seja, seu próprio celular. Assim você pode curtir seus jogos offline porque gosta e não porque está sem dados.

Aproveite e conheça os planos Nextel que mais se encaixam com seu perfil de consumo!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.