Ninguém gosta de ficar sem internet, principalmente por dependermos tanto dela. Para não passar por isso, veja como acessar Wi-Fi grátis quando precisar.
Cansado de ficar sem internet? Conheça os melhores planos pós e controle disponíveis para você, e não fique mais desconectado:
Planos de Internet Fixa(Residencial)
Hoje você tem várias opções de se conectar para quando seus dados móveis não funcionam. Tanto por pontos da sua operadora, Wi-Fi púbico e mais. Veja abaixo o que falaremos neste artigo:
- Por que buscar Hotspots?
- Apps de busca de Wi-Fi grátis
- Redes empresariais abertas
- Redes públicas
- Hotspots de operadoras
Por que buscar Hotspots?
Se você não sabe ainda o que são Hotspots vamos te explicar. São pontos de acesso à internet que você pode aproveitar para se conectar enquanto estiver naquele lugar.
Todos nós estamos sujeitos à ficar sem internet por algum motivo, seja porque seus dados que acabaram ou porque não tem rede da sua operadora onde você está.
Para estes momentos, veja nossas dicas a seguir sobre como encontrar Wi-Fi grátis para não ficar desconectado.
Só lembrando que geralmente redes gratuitas de Wi-Fi podem ter a conexão lenta e de baixa qualidade. Considere-a então como uma boa solução de emergência.
Agora, para o dia-a-dia, se sua internet estiver te deixando na mão com frequência, talvez seja a hora de repensar se sua operadora ou plano contratados são os melhores para você.
Aproveite e Compare planos de celular para ver qual é a melhor opção para você.
Apps de busca de Wi-Fi Grátis
Você pode acessar à Wi-Fi de graça usando alguns aplicativos que fazem a busca para você e te mostram quais redes públicas estão próximas a você!
Veja alguns exemplos abaixo:
- Instabridge: O app mostra para você quais as redes públicas de Wi-Fi, e quais as redes de cafés, restaurantes cadastradas no app, próximas à você. Os usuários podem compartilhar a senha do estabelecimento para que outros se conectem pelo próprio aplicativo;
- WiFi Magic: Este só irá mostrar as redes públicas disponíveis próximas a você. Seu diferencial é que o mapa pode ser visto mesmo quando você está off-line, o que facilita a busca por redes de internet.
No caso destas duas, como as atualizações são feitas pelos usuários, pode ser que depois de um tempo os donos dos estabelecimentos mudem as senhas e as informações fiquem desatualizadas.
Outro aplicativo de acesso à Wi-Fi grátis que é um pouco mais confiável no quesito de informações atualizadas é o OpenSignal. O site é estrangeiro, então abrange vários países, e é também uma boa opção para viajantes.
O mapa de cobertura dele é bem confiável, te permite encontrar redes e também verificar o desempenho e alcance do sinal delas. No mapa você encontra pontos de sinal forte (verde) e fraco (vermelhos) na região de sua busca.
Redes empresariais abertas
Outra opção bem prática é, quando estiver na rua, buscar por estabelecimentos comerciais que ofereçam acesso ao Wi-Fi grátis para seus clientes.
Geralmente cafés e restaurantes pedem que você consuma algo para liberarem a senha da internet. Pedir um café em troca da senha do Wi-Fi pode ser uma boa solução.
Mas você também encontra Wi-Fi grátis em shoppings e aeroportos. Em aeroportos você geralmente tem acesso por um período de 30 minutos a 1h de acesso e depois é preciso pagar.
O acesso à rede varia de acordo com o estabelecimento. Alguns lugares disponibilizam o acesso livremente, outros solicitam o preenchimento de um formulário, ou a visualização de um vídeo propaganda para poder conectar-se.
Aproveite e veja 4 formas de fazer uma ligação grátis independente de qual plano ou operadora você contratou.
Redes públicas
Hoje em dia está cada vez mais comum que a prefeitura das cidades disponibilizem pontos de Wi-Fi gratuito em lugares púbicos, como parques e pontos turísticos.
Esta é uma ação de inclusão muito utilizada em países da Europa, Estados Unidos e Canadá. E esta ação foi adotada e vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos.
Caso você goste de viajar, veja se a cidade ou país que você vai visitar tem essa opção também. O que facilita muito a comunicação e mobilidade quando está viajando!
Veja também como aumentar sua segurança com bloqueio de aplicativos com senha para Android ou iPhone.
Hotspots de operadoras
Outra atitude que vem sendo tomada com mais frequência por grandes operadoras de telefonia é a disponibilização de redes de Wi-Fi gratuitas a seus clientes pela cidade.
Você consegue acessar Wi-Fi grátis no celular em locais públicos usando o sinal da sua operadora. Geralmente em lugares como parques, aeroportos, hospitais, estádios e shoppings.
Ou até mesmo pode conectar à rede gratuita que é emitida por modens cadastrados (para algumas operadoras).
A NET-CLARO-WIFI oferece esta possibilidade, na qual o modem dos clientes emite um sinal aberto que pode ser acessado por outros clientes e outro sinal exclusivo do cliente.
A Oi tem uma opção semelhante, que é o Oi WiFi FON, mas seus clientes precisam se cadastrar no serviço para passar a fornecer o sinal gratuito.
E hoje existe também a possibilidade de compartilhar dados entre amigos que usam a mesma operadora que você. Não é uma opção muito comum, e por enquanto só está disponível para clientes Vivo.
Esse compartilhamento funciona de forma semelhante aos planos familiares. Em que os dados são compartilhados pelos usuários cadastrados naquela conta familiar.
E a Vivo também oferece a possibilidade de assistir um vídeo curto em troca de alguns minutos de internet. Veja mais no nosso post sobre 9 formas simples de usar Internet de Graça para qualquer operadora.
Gostou do conteúdo? Fale pra gente o que achou nos comentários, e se as nossas sugestões foram úteis para você!
Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Com experiência que vai desde a criação de vídeos para o YouTube até a redação de textos para lançamento de sites completos, Gabriela é apaixonada por tornar a informação acessível. Ela se dedica a produzir conteúdo claro e simples, permitindo que você faça ótimas escolhas sobre seus planos de telecomunicações e compreenda melhor a tecnologia.