Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Como cadastrar o chip da Claro?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Como cadastrar/ativar o chip da Claro passo a passo - ATUALIZADO

Você acabou de comprar um chip para colocar no seu celular e é hora de cadastrá-lo, certo? A Claro é uma das maiores operadoras de celular do Brasil e você, sem dúvidas, terá muitas vantagens para aproveitar ao máximo, como muitos minutos para falar, internet de qualidade, pacotes de SMS, acesso ao Claro NOW, dentre outras opções!

Quer saber como cadastrar o chip da Claro de maneira rápida e eficaz? Está pesquisando sobre como ativar o chip da Claro, mas ainda não encontrou uma resposta que resolva o seu problema? Aprenda neste artigo com o passo a passo que preparamos para você!

Cadastrar chip da Claro: passo a passo

Na própria embalagem em que vem o seu chip, há um pequeno manual de instruções de como cadastrar o chip da Claro. Vamos mostrar a você como fazer o cadastro por esse método e alguns outros! Antes disso, vale lembrar que se você tem menos de 18 anos será necessário que alguém maior de idade faça o cadastro pra você.

Muita gente não tem conseguido cadastrar o chip da Claro pelo número *552, seja por problemas com os procedimentos necessários, seja por falta de sinal da operadora na região, no momento de cadastrar o chip Claro. Então, fique atento também aos outros métodos antes de desistir — com as dicas, você consegue cadastrar o chip da Claro em instantes!

Como cadastrar o chip da Claro?

Para cadastrar o chip da Claro, de acordo com o manual, siga os simples passos abaixo:

  1. Desligue o celular e remova os chips que estejam inseridos nele;
  2. Encaixe o chip da Claro no lugar indicado e ligue o aparelho;
  3. Aguarde aparecer uma mensagem solicitando que você confirme o DDD. Insira o DDD da cidade onde você mora e confirme;
  4. Desligue o celular mais uma vez, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente;
  5. Você será encaminhado para falar com um atendente que irá solicitar seus dados e cadastrar o seu chip;
  6. Aguarde ele fazer o cadastro e pronto, seu chip da Claro está cadastrado e ativado da maneira correta.

Se a mensagem não aparecer, tente o seguinte:

  1. Desligue o aparelho e retire qualquer outro chip conectado à ele (caso seja um celular dual chip), deixando apenas o chip da Claro.
  2. Ligue-o novamente e vá em configurações de rede. Quando a lista de operadoras aparecer, selecione a opção “Automática”.
  3. Em seguida vá em configurações de banda (Modo de rede/Tipo de rede) e deixe como 2G(GSM)/3G(UMTS,HSDPA ou WCDMA) – como estiver aí em seu celular.
  4. Reinicie o aparelho e verifique se a mensagem chegou.

Pronto, agora que você recebeu a mensagem é só seguir com o procedimento e fazer seu cadastro com um(a) atendente Claro!

Atenção: o caminho para essas configurações de rede e de banda podem não ser exatamente iguais no seu celular (varia um pouco conforme a marca), mas a ideia é a mesma pra todas as marcas.

Ligando no 1052

Antes de mais nada, retire o chip do aparelho e anote um código numérico de 20 dígitos que está escrito atrás dele (ou no cartão do qual ele foi destacado), também conhecido como PUK. Se você não souber o seu número ou ainda não tiver um, é por meio deste código que o atendente poderá efetuar o seu cadastro.

Para ativar o chip da Claro com a ajuda de um especialista por telefone, siga as instruções abaixo:

  1. Insira o chip da Claro no seu aparelho;
  2. Ligue para 1052, gratuitamente do seu celular, com o número do seu CPF em mãos;
  3. Siga as instruções da gravação;
  4. Digite 1 para atendimento em português, quando solicitado;
  5. Informe o número do seu CPF;
  6. Aguarde a confirmação do cadastro;
  7. Pronto, seu chip da Claro está cadastrado e ativado da maneira correta.

Vale lembrar que para deficientes auditivos, o número é outro: 0800 738 0020. Nesse caso, é necessário que o telefone tenha teclado compatível para esse tipo de chamada. 

Pode acontecer um problema: o sistema da central de atendimento não localizar o código. Nesse caso, eles vão instruir você a ir a uma loja da Claro, pois o sistema da central é mais limitado que o da loja.

Pela Internet

Atualmente, a Claro disponibiliza a opção de cadastro pela internet, que pode ser ser feito por meio do portal Claro Cadastro. O portal não pode ser acessado pelo computador ou por redes de Wi-Fi: é necessário acessar apenas pela rede Claro de internet no celular que irá utilizar o chip Claro.

É possível cadastrar o número que consta no chip, mas não se esqueça: você deve ter em mãos o CPF, o CEP e o número da residência do titular.

Não é possível fazer a ativação pelo Minha Claro, pois mas não há nenhum caminho para cadastrar o chip Claro por lá.

Presencialmente

Se você está lendo este artigo, provavelmente não sabia que era preciso ativar o chip da Claro quando você o adquiriu e que, se isso foi feito numa loja da Claro, a mesma pessoa que o atendeu poderia ter feito o cadastro para você, ali mesmo.

Mas nunca é tarde… é só você dar um pulinho na loja da Claro mais próxima de você!

Problemas comuns

Se mesmo seguindo certinho tudo que a gente falou aqui você não conseguir cadastrar o chip da Claro, pode ser que seu chip ou seu celular estejam com problemas técnicos.

Alguns celulares (os mais antigos) podem não ser compatíveis com o chip de todas as operadoras e, se após todas as dicas acima você não conseguir cadastrar seu chip da Claro, você provavelmente vai precisar adquirir um novo.

Se você comprou o seu recentemente e ele veio com defeito, volte à loja e tente trocá-lo. As chances de trocarem o chip pra você sem cobrar nada são grandes —afinal, você já recebeu o produto com problemas.

Pode ser também que seu próprio celular esteja com algum problema. Para resolver isso, você deve entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aparelho.

Agora que você sabe como ativar o chip da Claro, você também precisa escolher um bom plano. Então, aproveite para conhecer os planos pré pago Claroplanos Claro controle e os planos pós pago Claro! Mas antes disso, conte para a gente nos comentários: qual método de ativação você usou?

Perguntas Frequentes

❗❓ Como cadastrar o chip da Claro pelo Manual?

🤷‍️ Como cadastrar o chip da Claro pela Internet?

🤔 Quais problemas são comuns ao cadastrar seu chip?

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

0