Dicas
Atualizado em
Leitura 5 min

Como conectar o YouTube na TV de qualquer modelo!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por

Jornalista — Portal de Planos

Você sabia que é possível usar o Youtube na TV mesmo que ela não seja um modelo com acesso à internet? As Smart TV’s são a forma mais simples de ver seus vídeos favoritos na tela grande. No entanto, nem todos têm acesso a esse tipo de equipamento, que tem um preço mais alto que os modelos sem essa tecnologia.

Neste artigo, vamos ensinar a acessar o YouTube em qualquer tipo de aparelho de televisão. Até mesmo aquela velha TV de tubo, mais antiga. Confira!

Acesse o YouTube na Smart TV

Normalmente, as Smart TV’s já vêm com o Youtube instalado de fábrica. Para saber se esse é o seu caso, você deve acessar o menu de aplicativos instalados do aparelho. Como cada marca tem suas particularidades, trouxemos as instruções referentes às mais utilizadas no mercado. Acompanhe.

  • Samsung: no controle remoto, aperte a tecla “Smart Hub”;
  • Sony: no controle, aperte a tecla azul escrito “Home”;
  • Semp Toshiba: no próprio controle remoto tem uma tecla chamada “Youtube” que leva diretamente ao aplicativo;
  • LG, Philips, Philco, AOC: no controle remoto, aperte a tecla “Home”, que tem o desenho de uma casinha.

O que fazer se não encontrar o Youtube na TV?

É raro não encontrar o YouTube já instalado em uma Smart TV, mas pode acontecer. Esse problema pode ser resolvido de forma muito simples, como explicamos no passo a passo abaixo.

  • passo 1: acesse a loja de aplicativos da TV, por meio do mesmo caminho que ensinamos no tópico anterior. Cada marca utiliza um aplicativo diferente. Veja os principais:
  • LG: LG Content;
  • Samsung: Samsung Apps;
  • Philco: TV Store;
  • AOC: App Gallery;
  • Sony, Phillips: Google PlayStore (o mesmo dos celulares).
  • passo 2: utilizando o controle remoto, vá até o campo de busca, normalmente representado por uma lupa, clique sobre a palavra “buscar” ou “pesquisar” e aparecerá um teclado virtual. Usando as teclas direcionais (setas) e o botão de OK do controle remoto, digite “YouTube”. Caso o aplicativo não seja exibido automaticamente nos resultados, clique sobre o ícone da lupa para iniciar a busca;
  • passo 3: clique sobre o aplicativo no resultado da busca e, em seguida, no botão de “baixar” ou “download”;
  • passo 4: após o tempo de download, o aplicativo é automaticamente instalado na TV.

Como assistir o YouTube na Smart TV?

Agora que o aplicativo do YouTube está devidamente instalado na Smart TV, você já pode começar a assistir seus vídeos favoritos. Basta abrir o aplicativo e buscar o conteúdo desejado pelo campo de pesquisa, ou navegar pelas opções exibidas na tela inicial com o auxílio do telefone.

Mais adiante, vamos falar sobre uma forma mais fácil de fazer a navegação utilizando o seu smartphone.

Acesse o YouTube na TV que não tem internet

Sabemos que nem todo mundo tem uma Smart TV em casa. Afinal, esse tipo de aparelho não é uma das opções mais baratas do mercado. Porém, isso não quer dizer que você não possa conectar a sua TV, mesmo que ela seja de tubo, à internet. Existem duas formas mais comuns de fazer isso, como vamos ensinar a seguir.

Como utilizar o TV Box para assistir ao YouTube?

O TV Box é um aparelho que chegou ao mercado para resolver o problema de quem deseja acessar a internet pela televisão, mas não tem condições financeiras de comprar uma nova, mais moderna. Trata-se de uma solução bem mais barata, já que é possível encontrar esse aparelho por menos de R$ 200,00, enquanto os modelos mais simples de smart TV custam a partir de R$ 1.000,00.

O sistema operacional utilizado pelo TV Box é o Android, o que deixa ele bastante parecido com os celulares e facilita seu uso. A instalação não tem segredo. Inclusive, nós temos um material bem completo para te ajudar, no tutorial sobre como configurar TV Box.

Caso o seu TV Box não tenha vindo com o YouTube de fábrica, você pode baixá-lo pela PlayStore ou pelo Aptoide. Em seguida, é só abrir o app e começar a usar, da mesma forma que faria em uma Smart TV.

Como utilizar o videogame para assistir ao YouTube?

Os aparelhos de videogame que acessam a internet não são, em geral, mais baratos do que uma Smart TV. Mesmo assim, podem ser uma alternativa mais barata em alguns casos. Para quem gosta de jogar e deseja ter um videogame em casa, pode gastar apenas com ele e economizar na compra de uma televisão nova.

Consoles, como o PlayStation e o Xbox, contam com uma loja de aplicativos, tal como acontece nas Smart TV’s e no TV Box, onde é possível encontrar o app do YouTube para baixar e utilizar. O processo é o mesmo dos demais aparelhos, basta ir até a busca, digitar YouTube, clicar nele e, assim que aparecer, clicar em “download”. Depois de instalado, é só abrir o app e começar a usar!

Utilize o celular para controlar o YouTube na TV

Assistir o YouTube na televisão é muito bacana, mas a usabilidade do controle remoto nem sempre é tão interessante. Pesquisar por vídeos pode ser uma verdadeira aventura e tomar um pouco da nossa paciência pelo caminho. Mas calma, pois existem 2 formas mais fáceis de realizar esse processo e nós vamos explicar, passo a passo, como fazer cada uma delas. Acompanhe.

Parear o Youtube com celular usando código

O primeiro processo que vamos ensinar conecta o aparelho celular ao aplicativo do YouTube que está sendo executado na TV por meio de um código. Veja como é simples:

  • passo 1: dentro do YouTube, acesse as configurações do aplicativo pelo ícone de engrenagem;
  • passo 2: vá até a opção “vincular com código da TV” e um código numérico será exibido na tela, em azul;
  • passo 3: pegue seu smartphone e abra o YouTube;
  • passo 4: clique em sua foto de perfil e acesse o menu de configurações;
  • passo 5: escolha a opção “Assistir em TV”;
  • passo 6: clique em “inserir código da TV” e digite o código que foi exibido na tela da televisão.

Pronto! A partir desse momento, você pode fazer suas buscas pelo telefone e, ao mandar reproduzir, as imagens serão transmitidas diretamente da televisão.

Transmitir do celular para a TV usando o Wifi

Outra opção para ter mais facilidade em navegar pelo aplicativo é utilizando o recurso de transmissão. Ele funciona apenas para aparelhos que estejam utilizando o mesmo Wi-Fi, o que dentro de casa é o mais comum de acontecer. Veja como fazer a conexão:

  • passo 1: abra o YouTube em seu celular;
  • passo 2: na barra superior da tela inicial, clique no ícone de transmissão ;
  • passo 3: surgirá uma janela com os dispositivos disponíveis para transmissão, clique sobre aquele que se refere à sua TV.

Pronto! As imagens do YouTube do celular serão transmitidas para a televisão. Caso o ícone de transmissão não apareça, é sinal de que a TV não foi identificada na mesma rede do celular. Verifique se a TV e o celular estão conectados no mesmo Wi-Fi. Caso isso não seja possível, utilize a conexão por código que ensinamos no tópico anterior.

Como pôde ver, alternativas não faltam para assistir o YouTube na TV. Até mesmo os modelos mais antigos e sem acesso à internet podem se beneficiar com a ajuda de aparelhos específicos, como o TV Box e o videogame. 

Agora, uma boa opção também e procurar a melhor internet fixa do Brasil para assistir os vídeos do YouTube com qualidade na sua TV!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos
Escrito por:

Gabriela Resende

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações. Por acreditar na importância do acesso à informação, produz conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

artigos/conectar-youtube-tv
4.510